PRICING | ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO EM BRASIL

PRICING - Estratégias de Precificação

São Paulo, 29 de setembro de 2016

Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias RomiS/A

Apresentação

A decisão sobre preços de venda é a decisão mais importante de uma organização no processo de criação de valor para a empresa e para os acionistas. Por ser a decisão mais importante, ela ambienta-se dentro da estratégia.

Não é possível dissociar a estratégia da política de preços. Excetuando-se algumas situações especiais (preços de commoditties de recursos naturais, por exemplo), todas as empresas, sejam elas industriais, comerciais ou de serviços, tem a possibilidade de trabalhar os preços de seus produtos e serviços de várias maneiras, considerando os diversos clientes, a segmentação dos mercados, a concorrência etc., na busca do melhor resultado econômico empresarial.

Os aspectos mercadológicos e da psicologia do consumidor são fundamentais no processo decisório de decidir sobre os preços de venda. Eles devem ser cuidadosamente estudados para que o valor percebido pelo consumidor seja alcançado.

Os custos dos produtos e serviços são importantes apenas como parâmetros ou pisos de preços. O objetivo da precificação é aumentar a lucratividade dos produtos e a rentabilidade dos acionistas.

Objetivos: O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral das diversas abordagens de precificação, considerando os conceitos mais recentes dos diversos autores e empresas.

Dentro do treinamento também serão apresentados modelos para determinação dos preços, bem como a estrutura necessária para acompanhamento dos resultados dos preços obtidos, dentro do objetivo de criação de valor empresarial.

Público alvo: Responsáveis nas empresas pelas decisões de preços, de comercialização e marketing, controllers e gerentes de custos e formação de preços de venda.

Programa

Módulo I – O Poder dos Preços de Venda

· Preço e Valor

· Criando valor para o Cliente

· Preços de Venda, Custos e Lucros

· Do valor percebido pelo consumidor para obtenção dos lucros

· Preços e estratégia competitiva

· O estrategista de preços

Módulo II – Modelos de Decisão para Gestão de Preços de Venda

· Decisões orientadas pelo mercado

· Decisões orientadas pela Teoria Econômica

· Decisões orientadas pelos custos

· Precificação e comercialização hedônica

Módulo III – Componentes Mercadológicos dos Preços

· Criação de Valor: a fonte da vantagem dos preços

· Estrutura de preços

· Política de preços

· A psicologia da determinação de preços

· Compreendendo e usando a elasticidade

· Negociando preços com os clientes

· Análise da indústria e concorrência

Módulo IV– Estruturação do Modelo Geral de Formação de Preços

· Como calcular os investimentos necessários para os diversos produtos

· Como calcular a margem necessária para os diversos produtos

· Como calcular a rentabilidade desejada pelos acionistas e sua aplicação na formação dos preços

· A utilização da margem de contribuição para gestão de preços de venda

· Aspectos tributários e legais

Módulo V – Implementação Dentro da Organização

· Mesa depricing

· Desenvolvendo programas de determinação de preços

· Modelo de acompanhamento das decisões de preços

· Análise financeira: preços para lucros

· Política de preços em um mercado competitivo

· Mensurando a sensitividade de preços

Instrutor:

Clóvis Luís Padoveze

· Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

· Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

· Professor de Controladoria e Contabilidade.

· Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

· Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos.

Autor dos livros:

· Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009;

· Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;

· Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;

· Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;

· Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;

· Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;

· Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

· Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

· Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

· Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

· Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

· Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;

· Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

· Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

· Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

· Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

· Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.

· Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

· Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

Carga Horária:8 horas

Informações Úteis:

Data: 29 de setembro de 2016.

Horário: 9h às 18h

Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 - Moema

Investimento: R$2.750,00 (dois mil, setecentos e cinquenta reais).

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 15 de setembro de 2016: R$ 2.5500,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais).

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br

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