PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA - O DESPERTAR DAS POTENCIALIDADES EM BRASIL

180 páginas Resumo: A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Terapeuticamente, a Psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir por meio das etapas de diagnóstico e tratamento. O psicopedagogo tem um papel fundamental no processo de avaliação e intervenção dos indivíduos portadores das desordens da aprendizagem, pois ele tem o conhecimento tanto da área psicológica quanto da área pedagógica. Precisa ter espírito investigativo e levantar hipóteses. Aplicar testes e avaliar o contexto no qual o indivíduo que apresenta tais dificuldades está inserido, pois, somente assim, poderá auxiliá-lo em seu pleno desenvolvimento. Este livro traz os fundamentos básicos da Psicopedagogia Clínica, os principais transtornos e síndromes que afetam a aprendizagem como a Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia, TDAH, Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno de Rett, Transtornos Desintegrativos), Síndrome do X Frágil; Psicoses Infantis: Esquizofrenia Infantil, a Avaliação Psicopedagógica, levando em consideração a entrevista contratual, o EFES, o EOCA, os testes, a visita à escola, a entrevista com os pais (anamnese) e a devolução, a intervenção psicopedagógica, ressaltando despertar as potencialidades por meio do Programa de Inteligências Múltiplas e Valores Humanos, da Programação Neurolinguística, do Laboratório de Pais e da Prevenção das dificuldades de aprendizagem, sugerindo um programa de estímulo à leitura. Currículo da autora: Bianca Acampora Mestre em Cognição e Linguagem. Pós-Graduada em Arteterapia em Educação e Saúde. Pós-Graduada em Psicopedagogia. Pós-Graduada em Educação Infantil. Graduada em Pedagogia. Artista Plástica. Arteterapeuta. Ludoterapeuta. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem. Sumário: Introdução Capítulo I A Psicopedagogia Clínica 1.1 - Principais conceitos 1.2 - O psicopedagogo 1.3 - As Inteligências Múltiplas e como o cérebro funciona Capítulo II Os principais transtornos e síndromes que causam as desordens de aprendizagem 2.1- Dislexia 2.2 - Disortografia 2.3 - Disgrafia 2.4 - Discalculia 2.5 - TDAH 2.6 - Transtornos Globais do Desenvolvimento 2.6.1 - Autismo 2.6.2 - Síndrome de Asperger 2.6.3 - Transtorno de Rett 2.6.4 - Transtornos Desintegrativos 2.7 - Síndrome do X Frágil 2.8 - Psicoses Infantis 2.8.1 - Esquizofrenia infantil Capítulo III Avaliação Psicopedagógica 3.1 - Entrevista contratual 3.2 - EFES 3.3- EOCA 3.4 - Testes 3.5 - Visita à escola 3.6 - Entrevista com os pais (Anamnese) 3.6.1 - Entrevista com o cliente (Anamnese / para adolescente ou adulto) 3.7 - Devolução 3.7.1- Como fazer um informe psicopedagógico 3.7.2 - Possíveis encaminhamentos: equipe multiprofissional Capítulo IV Intervenção Psicopedagógica: o Despertar das Potencialidades 4.1 - Programa de Inteligências Múltiplas e Valores Humanos 4.2 - Programação Neurolinguística 4.3 - Laboratório de Pais – Desenvolvendo habilidades Capítulo V Prevenindo as dificuldades de aprendizagem de leitura 5.1 - Programa de leitura Conclusão Referências

4,00/5

1 reviews

Adicionar a Anúncios Favoritos
Psicopedagogia Clínica - O Despertar Das Potencialidades
Psicopedagogia Clínica - O Despertar Das Potencialidades 0
loading
Preço: R$ 0,00
R$ 0,00
11337208
Aceito os termos e condições e a política de privacidade

Evite fraudes contatando só com anúncios que são em sua localidade. Desconfíe de anúncios desde outro país, ou se as pessoas pedem a você pagar por MoneyGram/Western Union/Efecty sem garanto, não pague por adiantado. Recomendamos as nossas Dicas de segurança.

Anúncios Classificados Grátis no Brasil | CLASF - copyright ©2024 www.clasf.com.br.