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Anexo iii


Lista mais vendidos anexo iii

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A Coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem COMUNICA a retificação do Edital Regular de Seleção Mestrado e Doutorado, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 20 de janeiro de 2021, ficando redigido da seguinte forma: Onde se Lê: 3. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO 3.1 n) Ficha de pontuação do currículo preenchida (conforme itens constantes nos Anexos III [mestrado] e IV [doutorado]) com os respectivos comprovantes válidos e legíveis. Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos para cada item de pontuação do currículo, conforme disposto nos Anexos III e IV. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Leia-se: 3.1 n) Ficha de pontuação do currículo preenchida (modelos nos Anexos III [mestrado] e IV [doutorado]). Os comprovantes de cada um dos itens do currículo informados na Ficha deverão ser anexados no sistema de inscrição. Serão aceitos apenas comprovantes válidos e legíveis que deverão ser anexados nos espaços específicos para cada item de pontuação. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Onde se Lê: 3.7 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por meio eletrônico no sistema de inscrição on line, acessado pelo login e senha gerados pelo candidato. Leia-se: 3.7 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por meio eletrônico no sistema de inscrição on line, acessado pelo login e senha gerados pelo candidato, estritamente conforme modelo do Anexo VI. Onde se Lê: 5.1.1 a) O candidato deverá organizar o material para essa etapa, a ser postado no sistema de inscrição on line. A Ficha de pontuação (Anexo III) deverá ser preenchida e anexadas, no sistema de inscrição, as cópias dos respectivos comprovantes do currículo devidamente organizados na sequência em que cada item aparece na Ficha de pontuação (Anexo III) Leia-se: 5.1.1 a) O candidato deverá organizar o material para essa etapa, a ser postado no sistema de inscrição on line. A Ficha de pontuação (Anexo III) deverá ser preenchida e anexada no sistema de inscrição. As cópias dos comprovantes do currículo, devidamente organizadas de acordo com cada item que aparece na Ficha de pontuação (Anexo III), também deverão ser anexadas. Onde se Lê: 5.2.1 a) O candidato deverá organizar o material para essa etapa, a ser postado no sistema de inscrição on line. A Ficha de pontuação (Anexo IV) deverá ser preenchida e anexadas, no sistema de inscrição, as cópias dos respectivos comprovantes do currículo devidamente organizados na sequência em que cada item aparece na Ficha de pontuação (Anexo IV) Leia-se: 5.2.1 a) O candidato deverá organizar o material para essa etapa, a ser postado no sistema de inscrição on line. A Ficha de pontuação (Anexo IV) deverá ser preenchida e anexada no sistema de inscrição. As cópias dos respectivos comprovantes do currículo, devidamente organizadas de acordo com cada item que aparece na Ficha de pontuação (Anexo IV), também deverão ser anexadas.
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Onde se lê: 5.3.2 2ª etapa: Análise do histórico escolar e do currículo Lattes ou currículo para aluno estrangeiro, de caráter eliminatório e classificatório, que consiste na avaliação do currículo pela Banca Examinadora, sem a presença do candidato. Leia-se: 5.3.2 2ª etapa Análise do pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, elaborado conforme elementos indicados no anexo II e avaliado em um total de 100 pontos, distribuídos na proporção estabelecida no Anexo III deste Edital. O candidato que obtiver nota inferior a 70% (setenta por cento) da pontuação total nesta etapa será desclassificado. Onde se Lê: ANEXO III Pontuação do MESTRADO do Processo de Seleção 1ª etapa pré-projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória) e 2ª etapa Análise de histórico escolar e do currículo Lattes. 1ª ETAPA DA SELEÇÃO: pré-projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória) (100 pontos) Leia-se: ANEXO III Pontuação do MESTRADO do Processo de Seleção 1ª etapa Análise de histórico escolar e do currículo Lattes (eliminatória e classificatória) e 2ª etapa pré-projeto de pesquisa. 1ª ETAPA DA SELEÇÃO: Análise de histórico escolar e do currículo Lattes Onde se Lê: ANEXO III Pontuação do MESTRADO do Processo de Seleção: 2ª ETAPA DA SELEÇÃO: Currículo Lattes e histórico escolar (100 Pontos) Leia-se: ANEXO III Pontuação do MESTRADO do Processo de Seleção: 2ª ETAPA DA SELEÇÃO: pré-projeto de pesquisa. Onde se Lê: ANEXO III FORMAÇÃO ACADÊMICA (máximo: 40pt) Históricos da graduação e de especialização (concluído, na área CI e/ou áreas afins) Pontuação Máxima 15, Por unidade 5,0 Atuação profissional na área da CI e/ou áreas afins (por semestre), Pontuação Máxima. 15 Por unidade 2,5 Leia-se: ANEXO III FORMAÇÃO ACADÊMICA (máximo: 60pt). Históricos da graduação e de especialização (concluído, na área CI e/ou áreas afins). Pontuação Máxima 20. Por unidade 5,0. Atuação profissional na área da CI e/ou áreas afins (por semestre). Pontuação Máxima 20. Por unidade 2,5.
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A Coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem COMUNICA a retificação do Edital Regular de Seleção Mestrado e Doutorado, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 17 de dezembro de 2021, ficando redigido da seguinte forma: Onde se Lê: 1.3 O valor da taxa de inscrição é de R$172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos), Leia-se: 1.3 O valor da taxa de inscrição é de R$188,94 (cento e oitenta e oito reais e noventa e quatro centavos) Onde se Lê: 3.1 n) Ficha de pontuação do currículo (conforme Anexo III [mestrado] e IV [doutorado]) com os respectivos comprovantes válidos e legíveis. Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos para cada item de pontuação do currículo, conforme disposto no Anexo III e IV. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Leia-se: 3.1 n) Ficha de pontuação do currículo (conforme Anexo III [mestrado] e IV [doutorado]) com os respectivos comprovantes válidos e legíveis. Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos do sistema on line para cada item de pontuação do currículo, na ordem disposta no Anexo III. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Onde se Lê: 5.1.1 (...) Na análise do Currículo Lattes serão pontuadas a Formação (0 até 20 pontos) Produção intelectual (0 até 30 pontos) Participação em Pesquisa (0 até 30 pontos) e Experiência profissional e de Docência (0 até 20 pontos) observando-se os comprovantes postados no sistema de inscrição, que deverão estar organizados segundo os itens constantes no Anexo III deste Edital (...) Leia-se: 5.1.1 (...) Na análise do Currículo Lattes serão pontuadas a Formação (0 até 20 pontos) Produção intelectual (0 até 30 pontos) Participação em Pesquisa (0 até 20 pontos) e Experiência profissional e de Docência (0 até 30 pontos) observando-se os comprovantes postados no sistema de inscrição, que deverão estar organizados segundo os itens constantes no Anexo III deste Edital (...) Onde se lê: 5.1.1 h) Relatórios técnicos e demais produções técnicas ou tecnológicas deverão conter os dados que permitam identificar a autoria do candidato e a correta identificação do tipo de produção (catálogos, manuais, protocolos, material didático-instrucional) com a devida referência, registro e fonte. Leia-se 5.1.1 h) Produção técnica refere-se à autoria do candidato em Relatórios técnicos e produções técnicas ou tecnológicas incluindo catálogos, patentes, manuais, protocolos, material didático-instrucional, aplicativos, softwares, entre outros, conforme orientações da Área de Enfermagem na CAPES (consultar: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/ENFERMAGEM_CLPPT_19_12.pdf). Para comprovação deverá ser anexada a produção na íntegra e/ou parte do material que contenha os dados que permitam identificar a autoria do candidato e a correta identificação do tipo de produção (com a devida referência, registro, fonte, local de indexação/depósito e ano de produção)
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Onde se lê: 3.10 o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, poderá requerer a retificação de arquivo com erros de digitalização ou de anexação de candidatos até o dia 04 de outubro, desde que não se trate do Projeto de Pesquisa ou do Barema. Leia-se: 3.10 o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, poderá requerer a retificação de arquivo com erros de digitalização ou de anexação de candidatos até o dia 18 de outubro, desde que não se trate do Projeto de Pesquisa ou do Barema. Onde se lê: 3.12 A homologação das inscrições será divulgada até o dia 07 de outubro de 2019, no mural da Secretaria e na página web do Programa. Após a inscrição, o candidato receberá um número de identificação que será utilizado para manter seu anonimato durante a avaliação do seu projeto de pesquisa e do Barema. Leia-se: 3.12 A homologação das inscrições será divulgada até o dia 22 de outubro de 2019, no mural da Secretaria e na página web do Programa. Após a inscrição, o candidato receberá um número de identificação que será utilizado para manter seu anonimato durante a avaliação do seu projeto de pesquisa e do Barema. Onde se lê: 3.9 h): proposta de pesquisa que pretende realizar (no máximo 5 páginas, fonte 12 Times-New Roman e espaçamento 1,5. Recomenda-se impressão anverso e verso), contendo: fundamentação, objetivos, metodologia, resultados esperados e bibliografia consultada. Leia-se: 3.9 h): proposta de pesquisa que pretende realizar (no máximo 5 páginas, fonte 12 Times-New Roman e espaçamento 1,5), contendo: fundamentação, objetivos, metodologia, resultados esperados e bibliografia consultada. Onde se lê Anexo III, página 17: Prezado (a) candidato (a), favor preencher a tabela de pontuação abaixo, indicando a pontuação esperada para cada item, enumerando os documentos que serão apresentados para comprovação dos itens avaliados. Leia-se: Anexo III, página 17: Prezado (a) candidato (a), segue a tabela de pontuação do Barema a título de consulta. O Barema será preenchido no próprio formulário online de inscrição (https://form.jotformz.com/92386681303662). Onde se lê: Anexo IV, página 18: Prezado (a) candidato (a), favor preencher a tabela de pontuação abaixo, indicando a pontuação esperada para cada item, enumerando os documentos que serão apresentados para comprovação dos itens avaliados. leia-se: Anexo IV, página 18: Prezado (a) candidato (a), segue a tabela de pontuação do Barema a título de consulta. O Barema será preenchido no próprio formulário online de inscrição (https://form.jotformz.com/92386681303662).
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Onde se lê: 3.4 Após a análise da documentação apresentada, o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, decidirá sobre o deferimento, ou não, dos pedidos de inscrição. O resultado do deferimento das inscrições será divulgado na Secretaria e no site do Programa, até o dia 07 de outubro de 2019. Leia-se: Após a análise da documentação apresentada, o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, decidirá sobre o deferimento, ou não, dos pedidos de inscrição. O resultado do deferimento das inscrições será divulgado na Secretaria e no site do Programa, até o dia 22 de outubro de 2019. Onde se lê: 3.5 o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, poderá requerer a retificação de arquivo com erros de digitalização ou de anexação de candidatos até o dia 04 de outubro, desde que não se trate do Projeto de Pesquisa ou do Barema. Leia-se: 3.5 o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, poderá requerer a retificação de arquivo com erros de digitalização ou de anexação de candidatos até o dia 18 de outubro, desde que não se trate do Projeto de Pesquisa ou do Barema. Onde se lê: Anexo III, página 16: Prezado (a) candidato (a), favor preencher a tabela de pontuação abaixo, indicando a pontuação esperada para cada item, enumerando os documentos que serão apresentados para comprovação dos itens avaliados. Leia-se: Anexo III, página 16: Prezado (a) candidato (a), segue a tabela de pontuação do Barema a título de consulta. O Barema será preenchido no próprio formulário online de inscrição (https://form.jotformz.com/92326480963665). Onde se lê: Anexo IV, página 17: Prezado (a) candidato (a), favor preencher a tabela de pontuação abaixo, indicando a pontuação esperada para cada item, enumerando os documentos que serão apresentados para comprovação dos itens avaliados. Leia-se: Anexo IV, página 17: Prezado (a) candidato (a), segue a tabela de pontuação do Barema a título de consulta. O Barema será preenchido no próprio formulário online de inscrição (https://form.jotformz.com/92326480963665). Contatos: Tel. (31) 3409-3793, das 13:00 às 16:00 e-mail processoseletivo.amsa@gmail.com, página web http://goo.gl/x3eQkD. Belo Horizonte, 30 de setembro de 2019. Prof. Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega ¿ Coordenador Curso em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais.
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Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação de Análise e Modelagem de Sist. Ambientais Edital Regular - Processo Seletivo 2020 - Mestrado e Doutorado RETIFICAÇÃO Nº 03 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO do edital Nº 01, conforme alteração a seguir: Onde se lê, 7.6.1 Análise de curriculum vitae, de caráter classificatório, quando serão avaliadas, em um total de 100 (cem) pontos: produção bibliográfica (50% do total da avaliação do item), experiência profissional e produção técnica (50% do total da avaliação do item). O candidato deverá preencher uma tabela (ANEXO III) contendo os valores da sua pontuação nos diferentes itens de avaliação desta etapa, os quais serão analisados pelos avaliadores. Somente serão considerados, conferidos ou ajustados para fins de avaliação os itens valorados e identificados pelo candidato e devidamente comprovados. Leia-se: 7.6.1 Análise de curriculum vitae, de caráter classificatório, quando serão avaliadas, em um total de 100 (cem) pontos: produção bibliográfica (80% do total da avaliação do item), experiência profissional e produção técnica (20% do total da avaliação do item). O candidato deverá preencher uma tabela (ANEXO III) contendo os valores da sua pontuação nos diferentes itens de avaliação desta etapa, os quais serão analisados pelos avaliadores. Somente serão considerados, conferidos ou ajustados para fins de avaliação os itens valorados e identificados pelo candidato e devidamente comprovados. Anexo IV, página 17, onde se lê: Máximo de 100 pontos Anexo IV, página 17, leia-se: Máximo de 80 pontos
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5º) ONDE SE LÊ: 6.1. O processo de seleção será constituído de duas etapas. 6.2. Primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório: A nota do candidato será calculada a partir da nota obtida na prova unificada de química ((PUQ-SBQ)) na edição 1-2022 multiplicada por 50 e dividida pela nota média do exame na mesma edição. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 40 pontos nesta prova. A primeira etapa tem peso 6 (seis). 6.3 Informações sobre a Prova Unificada de Química para ingresso na pós-graduação podem ser obtidas em https://sbq-prova.com.br/ 6.4. Segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Análise de Curriculum Vitae com entrevista oral da carta de apresentação. A carta de apresentação será parte integrante do Curriculum Vitae conforme barema em anexo (Anexo III). As entrevistas orais da carta de apresentação serão realizadas por videoconferência, por meio das plataformas TEAMS, Skype, Google Meet ou Zoom. As datas, horários e plataforma específica serão informados aos candidatos por e-mail no período especificado na chamada com antecedência mínima de 48 horas. Será atribuída nota na escala de 0 a 100 pontos para o Curriculum Vitae sendo 20% destes atribuídos à entrevista oral da carta de apresentação. Na avaliação de currículo, serão analisados o desempenho acadêmico na graduação, atividades extracurriculares e exercício da profissão, conforme barema em anexo, (Anexo III). Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10% dos 100 pontos distribuídos. A segunda etapa tem peso 4 (quatro). 6.5. Na entrevista oral da carta de apresentação, cada candidato será arguido pela Comissão de Seleção sobre a área na qual pretende realizar sua pesquisa e sua trajetória acadêmica e profissional e dos temas abordados nessas atividades, de acordo com o exposto na carta de apresentação. A entrevista também poderá versar sobre os dados do currículo e histórico apresentados pelo candidato. 6.7. Os resultados da primeira e segunda etapas serão divulgados juntamente com o resultado final. 6.8. O prazo para a interposição de recurso, contra o resultado de qualquer uma das etapas do processo seletivo, será de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e a Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. O recurso deve ser enviado pelo candidato para o e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br e ser dirigido à Coordenação do Programa. O recurso deve ser submetido em formulário próprio disponível na página do Programa e enviado no formato PDF
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA EDITAL 01/2020 Primeira Chamada Edital regular para processo seletivo Mestrado e Doutorado Seleção 2020 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA AS SEGUINTES RETIFICAÇÕES AO EDITAL SUPRACITADO, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: Onde se lê: 5.7... O recurso deverá ser dirigido à Coordenação do Programa, em formulário próprio, e entregue na Secretaria do Programa, pelo candidato, pessoalmente ou por procuração simples, no horário de 13:30h (treze e trinta horas) às17:00h (dezessete horas). Leia-se: 5.7... O recurso deverá ser dirigido à Coordenação do Programa, em formulário próprio, e enviado a Secretaria do Programa, pelo candidato, por e-mail para processoseletivopgqui@qui.ufmg.br. Onde se lê: 5.8 Análise de Curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa serão analisados os títulos, a experiência profissional e a produção intelectual, conforme barema em anexo III. Será atribuída nota a esta avaliação em escala de 0 a 30 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10%. O candidato que não obtiver, pelo menos, 3 pontos nesta etapa será automaticamente eliminado. O resultado desta etapa será divulgado junto ao resultado final. Leia-se: 5.8 Análise de Curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa serão analisados os títulos, a experiência profissional e a produção intelectual, conforme barema em anexo III. Será atribuída nota a esta avaliação em escala de 0 a 100 pontos. O candidato que não obtiver, pelo menos, 10 pontos nesta etapa será automaticamente eliminado. O resultado desta etapa será divulgado junto ao resultado final. A 2ª Etapa tem peso 3 (três). Onde se lê: 6.1 A seleção será constituída de prova escrita de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. Será atribuída nota à prova escrita de conteúdo específico em escala de 0 a 100 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50%. O candidato que não obtiver pelo menos 50 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. Leia-se: 6.1 A seleção será constituída de prova on-line, à distância, de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. A prova de conhecimentos conterá 24 (vinte e quatro) questões de múltipla escolha. Em 8 (oito) dentre as 24 (vinte e quatro) questões serão solicitados também justificativa por escrito da opção de resposta assinalada. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% dos pontos distribuídos. O candidato que não obtiver pelo menos 50% dos pontos distribuídos nesta prova será automaticamente eliminado. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Hélio Anderson Duarte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG CONTINUA RETIFICACAO 4
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Leia- se: 6.3.4 A nota da segunda etapa será calculada pela média ponderada de cada um dos grupos de quesitos, da seguinte forma: N2 = (NFA x 1 + NCV x 3) / 4 Onde NFA é a Nota de Formação Acadêmica e NCV é a nota do curriculum vitae. Onde se lê:7.4 Para desempate na classificação serão utilizadas, nessa ordem, as notas obtidas em (1) Curriculum Vitae (NCV), (2) Formação Acadêmica (NFA), e (3) Plano de Curso (NPC). Leia-se: 7.4. Para desempate na classificação serão utilizadas, nessa ordem, as notas obtidas em (1) Curriculum Vitae (NCV), (2) Formação Acadêmica (NFA), e (3) Projeto de Pesquisa (NPP). Onde se lê:ANEXO III - Avaliação do Plano de Curso 1. O Plano de Curso deve informar à Comissão de Seleção os motivos pelos quais o candidato busca a formação pós-graduada, e as razões que o levam a escolher a subárea da Computação indicada no formulário de inscrição. Espera-se que o candidato exponha com concisão, clareza e coerência sua trajetória de carreira e o avanço que busca obter com a formação em nível de Mestrado. O candidato deve contextualizar suas pretensões quanto ao desenvolvimento de atividades de pesquisa em Computação, considerando a abrangência temática do PPGCC e as áreas de concentração em pesquisa de seu corpo docente, disponíveis no site do Programa, e destacando a relevância científica e técnica de sua área de preferência. O PPGCC deseja também conhecer a trajetória pretendida pelo candidato ao longo do curso, indicando possíveis disciplinas a cursar e a organização do tempo durante seu período de vínculo ao curso. 2. O Plano de Curso será preenchido no formulário eletrônico de inscrição, estando limitado a 5000 caracteres, e pode ser redigido em português ou em inglês. 3. A Nota de Plano de Curso (NPC) ficará entre 0 e 100 pontos e será atribuída de acordo com os critérios apresentados na Tabela 4. Leia-se: ANEXO III - Avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa 1. O Pré-Projeto de Pesquisa deve descrever as atividades de pesquisa em Computação que o candidato pretende desenvolver, considerando a abrangência temática do PPGCC e as áreas de concentração em pesquisa de seu corpo docente, disponíveis no site do Programa. O pré-projeto deve conter: a contextualização do problema, destacando sua relevância científica e técnica objetivos referencial teórico metodologia cronograma e referências. No cronograma, o candidato deve indicar possíveis disciplinas a cursar e a organização do tempo durante seu período de vínculo ao curso. 2. O Pré-Projeto de Pesquisa será submetido no momento da inscrição, em formato PDF, e está limitado a 5 páginas (fonte 12, espaço simples). Ele pode ser redigido em português ou em inglês. 3. A Nota do Pré-Projeto de Pesquisa (NPP) ficará entre 0 e 100 pontos e será atribuída de acordo com os critérios apresentados na Tabela 4. Belo Horizonte, 21 de setembro de 2020. Prof. Clodoveu Augusto Davis Junior-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
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Onde se lê: Anexo III - Ficha de pontuação do currículo Mestrado I FORMAÇÃO ACADÊMICA - (0 até 20 pontos) 1. Curso de Especialização/Residência concluído: 12 pts 2. Participação em cursos com carga horária 16h ou disciplina isolada: 2 pts - considerar até 5 cursos/ disciplina VALOR MÁXIMO 10 pontos 3. Participação em eventos/cursos com carga horária 01 ano = 3 pts Leia-se: Anexo III - Ficha de pontuação do currículo Mestrado I - Formação Acadêmica (0 até 20 pontos) 1. Curso de Especialização/Residência concluído: 15 pts VALOR MÁXIMO 15,0 pontos 2. Participação em cursos com carga horária 16h ou disciplina isolada: 2 pts - considerar até 7 cursos/ disciplina VALOR MÁXIMO 14 pontos 3. Participação em eventos/cursos com carga horária 01 ano = 5 pts Belo Horizonte, 19 de abril de 2022. Profª.Kênia Lara da Silva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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A Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE) COMUNICA a retificação do Editais Regular e Suplementar Nº 01/2022 - Seleção 2023, os quais foram publicados no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 14 de julho de 2022, ficando estes redigidos da seguinte forma: Edital Regular Anexo III: Docentes com disponibilidade para orientação no Mestrado nas respectivas linhas de pesquisa do programa e Edital Suplementar Anexo III: Docentes com disponibilidade para orientação no Mestrado nas respectivas linhas de pesquisa do programa: Onde se Lê: Infâncias e Educação Infantil: Patrícia Maria de Souza Santana Leia-se: Infâncias e Educação Infantil: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara Belo Horizonte, 08 de agosto de 2022. Profª. Teresinha Fumi Kawasaki Coordenadora do Mestrado Profissional Educação e Docência
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RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR E SUPLEMENTAR DE SELEÇÃO /2022 - MESTRADO A Coordenadora do Mestrado em Produção Animal, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular e Suplementar de Seleção 2022 ao Mestrado, ficando este redigido da seguinte forma: ONDE SE LÊ: 5.2. A avaliação do Histórico Escolar (30 pontos) e do Curriculum Vitae (40 pontos) será realizada com base nos critérios indicados no Anexo 2 deste Edital, itens 1 e 2. Na avaliação do Histórico Escolar e do Curriculum Vitae, as notas de cada candidato serão ranqueadas proporcionalmente em relação à maior nota entre os candidatos em cada avaliação. Assim, o candidato com maior número de pontos obterá 100% da nota (30 ou 40 pontos) para a avaliação em questão e os demais receberão notas proporcionais. Observa-se, portanto, que sempre haverá um candidato que alcançará 30 pontos na avaliação do histórico escolar e um candidato que alcançará 40 pontos na avaliação do curriculum vitae. Os demais candidatos receberão notas proporcionais a este. LEIA-SE: 5.2. A avaliação do Histórico Escolar (40 pontos) e do Curriculum Vitae (30 pontos) será realizada com base nos critérios indicados no Anexo 2 deste Edital, itens 1 e 2. Na avaliação do Histórico Escolar e do Curriculum Vitae, as notas de cada candidato serão ranqueadas proporcionalmente em relação à maior nota entre os candidatos em cada avaliação. Assim, o candidato com maior número de pontos obterá 100% da nota (40 ou 30 pontos) para a avaliação em questão e os demais receberão notas proporcionais. Observa-se, portanto, que sempre haverá um candidato que alcançará 40 pontos na avaliação do histórico escolar e um candidato que alcançará 30 pontos na avaliação do curriculum vitae. Os demais candidatos receberão notas proporcionais a este. Alteração do Anexo II e Inclusão do Anexo III Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Informações complementares poderão ser fornecidas pela Secretaria de Pós Graduação pelos e-mails secpg@ica.ufmg.br, secpgicaufmg@gmail.com, panimalufmg@gmail.com Montes Claros, 13 de abril de 2022 Professora Letícia Ferrari Crocomo - Coordenadora do Mestrado em Produção Animal do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais
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Onde se Lê: ANEXO III Avaliação Currículo Mestrado II PRODUÇÃO INTELECTUAL NOS ÚLTIMOS 5 ANOS (a partir de 2016) (0 a 30 pontos) d.) Artigos publicados/aceitos em periódicos: Qualis A1 e A2 = 30 pts Qualis B1 = 25 pts Qualis B2 = 20 pts Qualis B3 = 10 pts (máximo 2 artigos). III PARTICIPAÇÃO EM PESQUISA (0 a 30 pontos) 1. Participação em projetos de pesquisa concluídos: até 6 meses = 3 pts 6 meses a 1 ano = 6 pts 1 ano a 1 ano e 6 meses = 12 pts > 1 ano e 6 meses = 15 pts 2. Participação em projetos de pesquisa em andamento: até 6 meses = 5 pts 6 meses= 10 pts 3. Participação em núcleos ou grupos de pesquisa certificado no CNPQ: até 6 meses = 2,5 pts 6 meses = 05 pts 4. Participação em atividades de iniciação científica e Ligas acadêmicas: até 06 meses = 5 pts 06-12 meses = 10 pts > 1 ano =15 pts IV EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E DE DOCÊNCIA (0 a 20 pontos) 3. Outras experiências profissionais Atividade profissional voluntária, estágios: de 6 meses a 1 ano = 1 pt > 01 ano = 3 pts Leia-se: II PRODUÇÃO INTELECTUAL NOS ÚLTIMOS 5 ANOS (a partir de 2016) (0 a 30 pontos) d.) Artigos publicados/aceitos em periódicos: Qualis A1 = 30 pts Qualis A2 = 25 pts Qualis B1 = 20 pts Qualis B2 = 15 pts Qualis B3 = 10 pts (máximo 1 artigo) III PARTICIPAÇÃO EM PESQUISA (0 a 30 pontos) 1. Participação em projetos de pesquisa concluídos (máx. 3 projetos): até 6 meses = 3 pts 6 meses a 1 ano = 6 pts 1 ano a 1 ano e 6 meses = 12 pts > 1 ano e 6 meses = 15 pts 2. Participação em projetos de pesquisa em andamento: até 6 meses = 4 pts de 6 meses a 1 ano= 7 pts acima de 1 ano= 10 pts 3. Participação em núcleos ou grupos de pesquisa certificado no CNPQ: de 6 meses a 1 ano = 2,5 pts acima de 1 ano = 05 pts 4. Participação em atividades de iniciação científica e Ligas acadêmicas: de 6 meses a 1 ano = 7 pts acima de 1 ano =15 pts IV EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E DE DOCÊNCIA (0 a 20 pontos) 3. Outras experiências profissionais Atividade profissional voluntária: de 6 meses a 1 ano = 1 pt > 01 ano = 3 pts
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LEIA-SE: 5.1. O processo de seleção será constituído de duas etapas. 5.2. Primeira etapa, prova escrita on-line de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. Esta prova será realizada no dia e horário definidos no cronograma da chamada específica. O procedimento a ser adotado para a realização da prova teórica on-line será enviado ao candidato, no e-mail cadastrado no sistema de inscrição, com pelo menos 1 (uma) semana de antecedência. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 40% dos 100 pontos distribuídos. O candidato que não obtiver pelo menos 40 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. 5.2.1.A prova será formulada em português. O programa e bibliografia para essa prova estão indicados no Anexo IV deste Edital. 5.2.2. Para fins deste edital será aceita a nota obtida na prova unificada de química (PUQ-SBQ) na edição 1-2022, com valor mínimo de 4,0 (quatro). 5.3 O candidato e¿ integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet, durante a realização da prova de conhecimentos, com a plataforma que será utilizada para a realização da prova. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova devido a problemas técnicos externos a¿ UFMG que comprometam a conexão do computador do candidato durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos e o candidato será desclassificado. 5.4. Segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório: análise de Curriculum Vitae. Na avaliação de currículo, serão analisados o desempenho acadêmico na pós-graduação, atividades extracurriculares, produção intelectual e exercício da profissão, conforme barema em anexo (Anexo III). Será atribuída nota a esta avaliação de Curriculum Vitae na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10% dos 100 pontos distribuídos. 5.5. Esse item foi excluído. 5.6. Esse item foi excluído 5.8. Os resultados da primeira e segunda etapas serão divulgados juntamente com o resultado final. 5.9. O prazo para a interposição de recurso contra o resultado de qualquer uma das etapas do processo seletivo será de 2 (dois) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e a Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG.O recurso deve ser enviado pelo candidato para o e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br e ser dirigido à Coordenação do Programa. O recurso deve ser submetido em formulário próprio disponível na página do Programa e enviado no formato PDF.
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Edital Regular de Seleção 2022- Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem COMUNICA a retificação do Edital Regular de Seleção Mestrado e Doutorado, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 17 de dezembro de 2021, ficando redigido da seguinte forma: Onde se Lê: 1.3 O valor da taxa de inscrição é de R$172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos),(...) Leia-se: 1.3 O valor da taxa de inscrição é de R$188,94 (cento e oitenta e oito e noventa e quatro centavos),(...) Onde se Lê: 3.1 n) (...) Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos para cada item de pontuação do currículo, conforme disposto no Anexo III e IV. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Leia-se: 3.1 n) (...) Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos do sistema on line, para cada item de pontuação do currículo, na ordem disposta no Anexo IV. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação no sistema. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição Onde se lê: 3.1 o.2) Para o Doutorado, o pré-projeto, deverá ser apresentado em até 15 (quinze) páginas digitadas (excetuada a folha de rosto e referências), em espaço 1,5, fonte Arial, tamanho 12, contendo: folha de rosto com o título do projeto, identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular e o número de inscrição do candidato. O projeto deverá, na sequência, conter o título da pesquisa, introdução, referencial teórico, objetivos gerais e específicos, proposta metodológica, viabilidade (cronograma) e referências bibliográficas. Leia-se: 3.1 o.2) Para o Doutorado, o pré-projeto, deverá ser apresentado em até 15 (quinze) páginas digitadas (excetuada a folha de rosto e referências), em espaço 1,5, fonte Arial, tamanho 12, contendo: folha de rosto com o título do projeto, identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular e o número de inscrição do candidato. O projeto deverá, na sequência, conter o título da pesquisa, introdução (contendo a problematização fundamentada e questão-problema), seguida de objetivos e referencial teórico-metodológico (tipo de pesquisa justificada, cenário, população/amostragem ou participantes, métodos e técnicas de coleta e análise) cronograma (com a viabilidade do estudo) e referências bibliográficas.
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PARTE II 5.7. A inscrição no processo seletivo implica a concordância do candidato com os princípios éticos e legais pertinentes à realização da prova on-line de conhecimentos, sendo que o candidato assume o compromisso de não usar meios fraudulentos ou ilegais e de não solicitar ou contar com auxílio de terceiros para a realização desta prova. Em caso de constatação de fraude na realização desta prova, o candidato estará automaticamente eliminado do processo e sujeito às penalidades previstas na legislação brasileira federal para concursos públicos. 5.8. O candidato é integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet com o servidor de computadores do CAED-UFMG, durante a realização da prova de conhecimentos. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos à UFMG, que comprometam a conexão do computador do candidato com o do CAED-UFMG durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos. 5.9. O resultado da prova on-line de conhecimentos para os candidatos ao Mestrado será divulgado no dia 16/02/2022 no website do Programa http://www.ppgmec.eng.ufmg.br 5.10. Caberá recurso contra o resultado da prova de conhecimentos para o mestrado, sem prejuízo do recurso final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço "ppgmec.ufmg@gmail.com", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA PROVA" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. Leia-se: 5.1 A seleção para o Mestrado será realizada por meio de uma etapa única, prova presencial, etapa eliminatória e classificatória, sobre fundamentos básicos da Engenharia Mecânica, a ser realizada no dia 12 de Julho de 2022, no período compreendido das 14h às 18h, em local a ser confirmado no website: www.ppgmec.eng.ufmg.br. 5.1.1 Os candidatos inscritos no processo seletivo, cujas inscrições foram homologadas pela Coordenação do Programa, receberão instruções pelos endereços eletrônicos, cadastrados durante as inscrições. 5.2. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no País, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília. 5.2.1. Os candidatos estrangeiros, não residentes no País, deverão realizar a prova online, simultaneamente aos demais, em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília, conforme orientações da secretaria do PPGMEC. 5.3. A prova de conhecimentos para o Mestrado conterá até 20 (vinte) questões de múltipla escolha em língua inglesa, valendo 1 (um) ponto cada questão, conforme bibliografia sugerida e disponível no Anexo III deste Edital. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 8 pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste percentual. 5.3.1. A duração prevista da prova de conhecimentos para o Mestrado é de 120 (cento e vinte) minutos. 5.4. Para a realização da prova de conhecimentos, o candidato estrangeiro deverá realizar seu cadastramento na plataforma Microsoft Teams e se inscrever no grupo de realização da prova, conforme orientações recebidas pela secretaria do PPGMEC. CONTINUA PARTE III
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PARTE III 5.5. Para a realização da prova de conhecimentos online, o candidato estrangeiro deverá providenciar local adequado e computador pessoal ou máquina de processamento virtual equivalente, que possua capacidade de processamento de dados igual ou superior à capacidade de um processador Intelcore i3 e capacidade de memória aleatória (RAM) de no mínimo 2 (dois) GB (gigabytes). Também compete ao candidato providenciar serviço de conexão com a internet com velocidade mínima de 2 Mbps (megabits por segundo). 5.6. A inscrição no processo seletivo implica a concordância do candidato estrangeiro com os princípios éticos e legais pertinentes à realização da prova on-line de conhecimentos, sendo que o candidato assume o compromisso de não usar meios fraudulentos ou ilegais e de não solicitar ou contar com auxílio de terceiros para a realização desta prova. Em caso de constatação de fraude na realização desta prova, o candidato estará automaticamente eliminado do processo e sujeito às penalidades previstas na legislação brasileira federal para concursos públicos. 5.7. O candidato é integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet com o servidor de computadores, durante a realização da prova de conhecimentos. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos à UFMG, que comprometam a conexão do computador do candidato com o Microsoft Teams durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos. 5.8. O resultado da prova de conhecimentos para os candidatos ao Mestrado será divulgado no dia 14/07/2022 no website do Programa http://www.ppgmec.eng.ufmg.br 5.9. Caberá recurso contra o resultado da prova de conhecimentos para o mestrado, sem prejuízo do recurso final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço "cpgmec@demec.ufmg.br", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA PROVA" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. Onde se lê: 6.1. A seleção para o Doutorado será realizada por meio de três etapas: (1) prova on-line de conhecimentos, etapa eliminatória e classificatória (2) análise de currículo, etapa eliminatória e classificatória (3) avaliação de projeto de pesquisa, etapa eliminatória. 6.1.2. As etapas (1) e (2) não se encontram em ordem cronológica, sendo que a análise do currículo poderá ser efetuada anteriormente à prova de conhecimentos. 6.2.PRIMEIRA ETAPA: A prova on-line de conhecimentos para o Doutorado, de caráter eliminatório e classificatório,conterá 27 (vinte e sete) questões em língua inglesa de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, sobre conceitos básicos de Matemática, Mecânica Vetorial, Resistência dos Materiais, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Termodinâmica e Tecnologia Mecânica, cuja bibliografia mínima requerida está descrita no Anexo III deste Edital. Essa prova será aplicada por meio eletrônico à distância, no dia 14 de fevereiro de 2022, no período compreendido das 14h às 18h, de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 11 (onze) pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste valor. CONTINUA PARTE IV
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Retificação do Edital Suplementar de Seleção 2022 - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO DO EDITAL SUPLEMENTAR DE SELEÇÃO 2022 - Doutorado Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência Onde se lê: 3.3. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail "ppgmec.ufmg@gmail.com" ou pela página eletrônica "http://www.ppgmec.eng.ufmg.br". 5.4. Para a realização da prova de conhecimentos, o candidato deverá realizar seu cadastramento na plataforma CAED virtual (https://virtual.ufmg.br/caed/) por meio de nome e senha de usuário enviados pelo Programa ao endereço eletrônico informado no ato da inscrição. O envio do nome e senha do candidato, cuja inscrição tenha sido deferida pelo Programa, será realizado até 72 (setenta e duas) horas antes do horário da prova de conhecimentos. 6.2. PRIMEIRA ETAPA: A prova on-line de conhecimentos para o Doutorado, de caráter eliminatório e classificatório, conterá 27 (vinte e sete) questões em língua inglesa de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, sobre conceitos básicos de Matemática, Mecânica Vetorial, Resistência dos Materiais, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Termodinâmica e Tecnologia Mecânica, cuja bibliografia mínima requerida está descrita no Anexo II deste Edital. Essa prova será aplicada por meio eletrônico à distância, no dia 14 de fevereiro de 2022, no período compreendido das 14h às 18h, de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 11 (onze) pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste valor. 6.8. Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa do processo seletivo para o doutorado, sem prejuízo do recurso final. Os resultados das segunda e terceira etapas serão divulgados com o resultado final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço"ppgmec.ufmg@gmail.com", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA ETAPA (número da etapa)" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. Leia-se: 3.3. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail "cpgmec@demec.ufmg.br" ou pela página eletrônica "http://www.ppgmec.eng.ufmg.br". 5.4. Para a realização da prova de conhecimentos, o candidato estrangeiro deverá realizar seu cadastramento na plataforma Microsoft Teams e se inscrever no grupo de realização da prova, conforme orientações recebidas pela secretaria do PPGMEC. 6.2. PRIMEIRA ETAPA: A prova de conhecimentos para o Doutorado conterá até 20 (vinte) questões de múltipla escolha em língua inglesa, valendo 1 (um) ponto cada questão, conforme bibliografia sugerida e disponível no Anexo III deste Edital. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 8 pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste percentual. 6.8. Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa do processo seletivo para o doutorado, sem prejuízo do recurso final. Os resultados das segunda e terceira etapas serão divulgados com o resultado final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço "cpgmec@demec.ufmg.br", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA ETAPA (número da etapa)" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. CONTINUA PARTE II
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4º) ONDE SE LÊ: 5.1. O processo de seleção será constituído de três etapas. 5.2. Primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório: A nota do candidato será calculada a partir da nota obtida na prova unificada de química (PUQ-SBQ) na edição 1-2022 multiplicada por 50 e dividida pela nota média do exame na mesma edição. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 40 pontos nesta prova. O candidato que não obtiver pelo menos 40 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. A primeira etapa tem peso 5 (cinco). 5.3. Informações sobre a Prova Unificada de Química para ingresso na pós-graduação podem ser obtidas em https://sbq-prova.com.br/ 5.4. Segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Análise de Curriculum Vitae. Na avaliação de currículo, serão analisados o desempenho acadêmico na pós-graduação, atividades extracurriculares, produção intelectual e exercício da profissão conforme barema em anexo, (Anexo III). Será atribuída nota a esta avaliação de Curriculum Vitae na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10% dos 100 pontos distribuídos. A segunda etapa tem peso 3 (três). 5.5. Terceira etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Entrevista oral da Carta de Apresentação. As entrevistas orais da carta de apresentação serão realizadas por videoconferência, por meio das plataformas TEAMS, Skype, Google Meet ou Zoom. As datas, horários e plataforma específica serão informados aos candidatos por e-mail no período especificado na chamada com antecedência mínima de 48 horas. Será atribuída nota a esta arguição oral na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 20% dos 100 pontos distribuídos. A terceira etapa tem peso 2 (dois). 5.6. Na entrevista oral da carta de apresentação, cada candidato será arguido pela Comissão de Seleção sobre a área na qual pretende realizar sua pesquisa e sua trajetória acadêmica e profissional e dos temas abordados nessas atividades, de acordo com o exposto na carta de apresentação. A entrevista também poderá versar sobre os dados do currículo e histórico apresentados pelo candidato. 5.8. Os resultados da primeira, segunda e terceira etapas serão divulgados juntamente com o resultado final. 5.9. O prazo para a interposição de recurso, contra o resultado de qualquer uma das etapas do processo seletivo, será de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e a Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. O recurso deve ser enviado pelo candidato para o e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br e ser dirigido à Coordenação do Programa. O recurso deve ser submetido em formulário próprio disponível na página do Programa e enviado no formato PDF.
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Retificação do Edital Regular de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2022 - Mestrado e Doutorado Onde se lê: 5.1 A seleção para o Mestrado será realizada por meio de uma etapa única, prova on-line de conhecimentos à distância, etapa eliminatória e classificatória, sobre fundamentos básicos da Engenharia Mecânica, a ser realizada no dia 14 de fevereiro de 2022, no período compreendido das 14h às 18h, de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG. 5.1.1 Os candidatos inscritos no processo seletivo, cujas inscrições foram homologadas pela Coordenação do Programa, receberão instruções pelos endereços eletrônicos, cadastrados durante as inscrições, acerca do horário exato de início da prova de conhecimento com até 72(setenta e duas) horas de antecedência do início da prova. 5.2. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no País, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília. 5.3. A prova de conhecimentos para o Mestrado conterá 27 (vinte e sete) questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, sobre conceitos básicos de Matemática, Mecânica Vetorial, Resistência dos Materiais, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor,Termodinâmica e Tecnologia Mecânica, cuja bibliografia mínima requerida está descrita no Anexo III deste Edital. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 11 (onze)pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste valor. 5.3.1. A duração prevista da prova de conhecimentos para o Mestrado é de 120 (cento e vinte) minutos. 5.4. Para a realização da prova de conhecimentos, o candidato deverá realizar seu cadastramento na plataforma CAED virtual (https://virtual.ufmg.br/caed/) por meio de nome e senha de usuário enviados pelo Programa ao endereço eletrônico informado no ato da inscrição. O envio do nome e senha do candidato, cuja inscrição tenha sido deferida pelo Programa, será realizado até 72 (setenta e duas) horas antes do horário da prova de conhecimentos. 5.5. No cadastramento de candidatos brasileiros na plataforma CAED virtual, todo candidato cuja inscrição tenha sido deferida pelo Programa terá que obrigatoriamente fornecer o nome completo, o número do CPF, o endereço completo do local a ser utilizado para realizar a prova e o endereço eletrônico. Para candidatos estrangeiros, esse cadastramento exigirá o preenchimento do nome completo, do endereço eletrônico, o endereço completo do local a ser utilizado para realizar a prova, do estado, do País e do número do passaporte. O preenchimento incompleto ou incorreto de dados nesse cadastramento implicará a desclassificação automática do candidato do processo seletivo. 5.6. Para a realização da prova de conhecimentos on-line, o candidato deverá providenciar local adequado e computador pessoal ou máquina de processamento virtual equivalente, que possua capacidade de processamento de dados igual ou superior à capacidade de um processador Intelcore i3 e capacidade de memória aleatória (RAM) de no mínimo 2 (dois) GB (gigabytes). Também compete ao candidato providenciar serviço de conexão com a internet com velocidade mínima de 2 Mbps (megabits por segundo). CONTINUA - PARTE II
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PARTE IV 6.2.1. Os candidatos inscritos no processo seletivo, cujas inscrições foram homologadas pela Coordenação do Programa, receberão instruções pelos endereços eletrônicos, cadastrados durante as inscrições, acerca do horário exato de início da prova de conhecimento com até 72 (setenta e duas) horas de antecedência do início da prova. 6.2.2. A duração prevista da prova de conhecimentos para o Doutorado é de 120 (cento e vinte) minutos. 6.3. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo para o Doutorado, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no País, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília. 6.4. Para realização da prova de conhecimentos de Doutorado, serão observadas as mesmas exigências da prova de Mestrado no tocante ao cadastramento dos candidatos, como descrito nos itens 5.4 e 5.5 deste Edital. 6.5. Os candidatos deverão providenciar os recursos necessários para a realização da prova de conhecimentos, como descrito no item 5.6 deste Edital. 6.6. O candidato assume o compromisso de realizar a prova on-line de conhecimentos sem utilizar meios ilegais e/ou fraudulentos, como estipulado no item 5.7 deste Edital, e a responsabilidade integral pela qualidade da conexão via internet com o CAED-UFMG, durante a realização da prova de conhecimentos, como descrito no item 5.8 deste Edital. 6.7. O resultado da prova on-line de conhecimentos para os candidatos ao Doutorado será divulgado no dia 16/02/2022 no website do Programa("http://www.ppgmec.eng.ufmg.br"). 6.8. Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa do processo seletivo para o Doutorado, sem prejuízo do recurso final. Os resultados das segunda e terceira etapas serão divulgados com o resultado final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço" ppgmec.ufmg@gmail.com", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA ETAPA (número da etapa)" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. Leia-se: 6.1. A seleção para o Doutorado será realizada por meio de três etapas: (1) prova presencial de conhecimentos, etapa eliminatória e classificatória (2) análise de currículo, etapa eliminatória e classificatória (3) avaliação de projeto de pesquisa, etapa eliminatória. 6.1.2. As etapas (1) e (2) não se encontram em ordem cronológica, sendo que a análise do currículo poderá ser efetuada anteriormente à prova de conhecimentos. 6.2.PRIMEIRA ETAPA: A prova presencial de conhecimentos para o Doutorado, de caráter eliminatório e classificatório, conterá 20 (vinte) questões em língua inglesa, de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, conforme bibliografia sugerida e disponível no Anexo III deste Edital. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 8 pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste percentual. 6.2.1 Os candidatos inscritos no processo seletivo, cujas inscrições foram homologadas pela Coordenação do Programa, receberão instruções pelos endereços eletrônicos, cadastrados durante as inscrições. CONTINUA PARTE V
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Leia-se: Anexo III Bibliografia Recomendada para a Prova de Conhecimentos Edital de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado 1. ALTAN T. OH, S. GEGEL, H.L., Conformação dos Metais: Fundamentos e Aplicação (Tradução de COELHO, R.T., ADAMI, L.A., Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 1999). 2. BUDYNAS, R. G. NISBETT, J. K. Elementos de Máquinas de Shigley, 10ª ed., Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2016. ISBN 858055554X. 3. ÇENGEL, Y.A. e Boles, M.A., Termodinâmica, Bookman, 7a Edição, ISBN 9788580552010. 4. DIETER, G. E. ¿ Metalurgia Mecânica, 2a edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro - 1981. 5. DORF, R.C. e BISHOP, R.H. - Sistemas de Controle Modernos. 8ª edição. LTC Editora. RAO, Singiresu - Vibrações Mecânicas - 4a Edição, Editora Pearson. 6. DOWLING, N.E., Mechanical Behavior of Material: Engineering Methods for deformation Fracture, and fatigue, Prentice Hall, Id, New Jersey, 1993. 7. FOX, R.W., Pritchard, P.J. eMcDonald, A.T., Introdução à Mecânica dos Fluidos, LTC, 8a Edição, 2014, ISBN 9788521623021. 8. INCROPERA, F., Dewitt, D.P., Bergman, T.L. e Lavine, A.S., Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, LTC. 6a Edição, 2007, ISBN 9788521615842. KALPAKJIAN S.& S. Schmid (2014) Manufacturing Engineering & Technology, 7th Edition, Pearson, 1224 pp. ISBN: 978-013312874. 9. LENO Gilberto e Luiz Negro - Termodinâmica - Gilberto Ieno e Luiz Negro ¿ Editora Pearson. 10. MARQUES, P.V., Modenesi, P.J. e Bracarense, A.Q., Soldagem - Fundamentos e Tecnologia, Ed. UFMG, 3aEdição, ISBN 9788570415974. 11. MABIE, H. H. REINHOLTZ, C. F. Mechanisms and Dynamics of Machinery, 4th ed., John Wiley & Sons, 1987. 12. OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. Pearson, 5ª Ed., 2011. 13. SIMMONS, George Finlay. Cálculo com geometria analítica, 1. São Paulo: Makron Books: McGraw-Hill, 1987. 14. UICKER Jr, J.J. PENNOCK, G.R. SHIGLEY, J.E. Theory of Machines and Mechanisms, 3th ed., New York: Oxford University Press, 2003. ISBN 019515598X. Belo Horizonte, 05 de Julho de 2022. Professor Alexandre Mendes Abrão - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFMG.
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) Edital Regular de Seleção 2023-Mestrado e Doutorado e Edital Suplementar de Seleção 2023 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História COMUNICA a retificação dos Editais Regular de Seleção Mestrado e Doutorado e Edital Suplementar de Seleção 2023 Mestrado e Doutorado Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência, os quais foram publicados no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 25 de julho de 2022, ficando estes redigidos da seguinte forma: Edital Regular e Suplementar (Anexo III) Onde se lê: Histórico Escolar Máximo de 50 pontos Leia-se: Histórico Escolar Máximo de 10 pontos Onde se lê: Predomínio de conceito A ou média geral maior ou igual a 90 50,0 pontos Leia-se: Predomínio de conceito A ou média geral maior ou igual a 90 10,0 pontos Onde se lê: Predomínio de conceito B ou média geral maior ou igual a 80 40,0 pontos Leia-se: Predomínio de conceito B ou média geral maior ou igual a 80 8,0 pontos Onde se lê: Predomínio de conceito C ou média geral maior ou igual a 70 30,0 pontos Leia-se: Predomínio de conceito C ou média geral maior ou igual a 70 7,0 pontos Onde se lê: Títulos Acadêmicos Máximo de 30 pontos Leia-se: Títulos Acadêmicos Máximo de 25 pontos Onde se lê: Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado 30 pontos Leia-se: Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado 25 pontos Onde se lê: Participação em eventos científicos Máximo de 20 pontos Leia-se: Participação em eventos científicos Máximo de 15 pontos Belo Horizonte, 25 de novembro de 2022. Prof. Dr. André Luis Pereira Miatello, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História.
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Retificação ao Edital Regular para seleção do Doutorado - 2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, comunica a RETIFICAÇÃO do Edital Regular para seleção do Doutorado - 2019, referente aos seguintes itens: Item 2. Das Vagas Onde se lê, no subitem 2.1: Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. Leia-se: Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019, divididas entre as três linhas de pesquisa do programa (especificadas no item 2.4 deste edital). O processo seletivo será realizado por linha de pesquisa. Cada linha de pesquisa comporá uma banca específica, responsável pela avaliação das candidatas e candidatos, tendo em vista a linha escolhida no ato da inscrição. Onde se lê, no subitem 2.4: (iii) Textualidades Mediáticas. Leia-se: (iii) Textualidades Midiáticas. Onde se lê, no subitem 2.4: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 10 agosto de 2018. Leia-se: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 16 agosto de 2018. Item 3. Dos requisitos para a inscrição Onde se lê, no subitem 3.1.2.6.1, tópico b: apresentar folha de rosto contendo o título do Projeto de Pesquisa, a identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular, o nome do candidato ou candidata (ver modelo em anexo). Leia-se: apresentar folha de rosto contendo o título do Projeto de Pesquisa, a identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular, o nome do candidato ou candidata. Item 4. Da banca examinadora Onde se lê, no título do item 4: Da banca examinadora Leia-se: Das bancas examinadoras. Continua (...)
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