David Bowie (1947-2016)

A HISTÓRIA DO CAMALEÃO DO ROCK
13 Janeiro 2016 · Antonio

Cresceu na vila de Bromley, condado de Kent, atualmente parte da Grande Londres. Foi um dos artistas mais influentes da história do rock, e sua música deixou uma enorme marca em várias gerações de artistas. Durante sua longa história, sua música se associou com múltiplos gêneros como o Folk Rock, o Hard Rock, o Glam Rock, o Soul ou a música eletrônica, demonstrando uma grande facilidade para se reinventar e se adaptar às novas tendências musicais, em algumas ocasiões inspirando ou se antecipando a elas. Por tudo isso é popularmente conhecido como o Camaleão do Rock. Além de mostrar o seu talento em sua faceta musical como cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor, também é ator, diretor de vídeos musicais e artista plástico.

 

Um dos feitos mais famosos da biografia de Bowie teve lugar durante uma briga estudantil. David nasceu com ambosos olhos azuis, mas em uma briga no pátio da escola, um aluno o feriu no olho esquerdo com um compasso, o que produziuuma heterocromia Iridium, mudando a cor azul para um tom verde verde por depósito de ferro secundário ao traumatismo. A bússola não só fez com que a cor de um de seus olhos se alterado, mas provocou a paralisia dos músculos da íris doolho esquerdo, o que se tornou um de seus sinais de identidade.

Carreira Musical

Inícios

Sua carreira musical começou em 60 como saxofonista e vocalista de vários grupos de rhythm and blues. Um deles foi The Manish Boys, com os quais chegou a gravar um single. Devido à popularidade de Davy Jones, dos The Monkees,se viu obrigado a mudar o seu nome original, escolhendo Bowie em honra do famoso personagem do Far West Jim Bowie.

Sua primeira gravação solo foi o LP David Bowie de 1967. Este disco homónimo, influenciado pelos grupos de pop britânicos da época e da cultura mod, não teve muito reconhecimento na época, ainda que ao longo dos anos os fãs foram lhe dando mais importância. Posteriormente disse que David Bowie opôs fazer um disco em que retomaria essas velhas canções, com o título de Toy. Algumas delas foram resgatadas no disco duplo lançado em 2000 Bowie At The Beebe.

 

Primeiros sucessos

Seu primeiro grande sucesso veio em 1969 com uma canção de Folk Pop orquestrado em que narra a história de um astronauta perdido no espaço chamado Major Tom e que intitulou Space Oddity em honra do filme 2001: Odisseia no espaço. Este tema abriria e daria nome ao seu segundo LP, em que se aproximava a música psicodélica, corrente dominante na época. Foi seu primeiro álbum produzido por Tony Visconti e também contou com a participação de Rick Wakeman, tecladista do grupo Yes.

 

A este disco seguiríao The Man Who Sold The World (1971), onde começou a trabalhar o guitarrista Mick Ronson, considerado um dos melhores guitarristas da história do rock e peça essencial no som de Bowie a partir de então. O disco foi muito influenciado pelo Hard Rock de grupos como Led Zeppelin, e não obteve tanta repercussão como o anterior. Em 1993 Nirvana fizeram uma versão do tema que lhe deu o título, obtendo um grande sucesso em todo o mundo.

De 1990 a 2016


Continuou experimentando em todas as direções demonstrando, em discos como Black tie white noise, Outside, Heathen (onde voltou a colaborar com Visconti) ou Reality, que a passagem do tempo não fazia diminuir seu talento musical ou sua capacidade de inovação. Seu último trabalho de estúdio foi o álbum chamado Blackstar (que usou o logotipo ? em vez de letras em sua capa), publicado poucos dias antes da sua morte.

Ao longo de sua carreira versionou músicas e colaborou com grupos como The Cure, Iggy Pop, Blur, Placebo, Lou Reed, Queen, Mick Jagger, Pink Floyd ou recentemente The Arcade Fire e TV on the Radio. Artistas nascidos sob sua influência são Nine Inch Nails, Pixies, Muse, Suede, Coldplay ou AFI, e seus discos podem considerar, depois dos do próprio Bowie, o melhor exemplo de uma rica e polifacética carreira musical.

Os gêneros em que se moveu foram o Folk, Hard Rock, Glam, Soul, R & B, Eletrônica, New Wave, Dance, Pós-punk, Industrial, Drum & Bass, Pop e Rock Art.


Vida Pessoal

Na biografia David Bowie - A Biography, escrita por Marc Spitz e lançada em 2009, Spitz revelou que Bowie manteve muitas experiências homossexuais em sua adolescência, citando uma frase que disse Bowie em entrevista à Playboy em 1976: "Quando tinha 14 anos, o sexo de repente começou a ser muito importante. Eu realmente não me importava com quem fosse, desde que fosse um encontro sexual. Então, às vezes era com um jovem bonito de classe de um colégio outras com um que me levava a casa e me fodia na minha cama de cima". Mas o biógrafo também enfatiza que os seus comentários públicos sobre o sexo não tinham outra finalidade que não fosse fazer marketing e assim receber mais atenção à sua obra "transgressora".

No entanto em 1992 casou com a modelo Iman, com quem teve sua filha Alexandria. Anteriormente tinha estado casado com Angela Barnett (Angie), com quem teve seu filho Zowie.

Morte

Morreu a 10 de Janeiro de 2016, vítima de um câncer que levava dezoito meses lutando.


Notícias relacionadas