Diretores nomeados aos óscares

CONHEÇA CADA UM DOS NOMEADOS
14 Janeiro 2016 · Antonio

Foram hoje revelados os nomes dos diretores nomeados aos óscares em 2016, por isso porque não conhecermos um pouco melhor cada um deles:

Alejandro G. Iñárritu

Provavelmente o favorito a ganhar o óscar com The Revenant, Alejandro G. Iñarritu nasceu na cidade do México mas entre os dezessete e os dezenove anos, viajou pela Europa e África. Ele mesmo disse que estas viagens o influenciaram em seu cinema.

De volta no México estudou comunicação na Universidade Iberoamericana e em 1984 começou a sua carreira radiofónica na emissora musical WFM, da qual se tornou diretor quatro anos mais tarde. Entre 1987 e 1989 também compôs a trilha sonora de seis filmes mexicanos.

Na década de 1990 fundou Z Films com Raul Olvera, com quem começou a escrever, produzir e dirigir curtas-metragens e anúncios, para passar depois a direção de televisão em 1995.

Em 1999 dirigiu sua primeira longa-metragem, Amores Perros, escrita por Guillermo Arriaga. Estreado no Festival de Cannes, foi candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro entre outros prêmios e revelou o ator Gael García Bernal. Depois do sucesso, Iñárritu e Arriaga voltaram à estrutura de história ligadas em 21 Grams, com Benicio del Toro, Naomi Watts e Sean Penn.

Seus seguintes filmes foram Babel, rodado em quatro países de três continentes e em quatro línguas, Biutiful, com Javier Bardem, e o grande vencedor de 2015, Birdman.

George Miller

George Miller é também um forte candidato com o regresso da série Mad Max em Mad Max:Fury Road. George nasceu em Brisbane, filho de imigrantes gregos Dimitri (Jim) Castrisios Miller e Angela Balson. Seu pai mudou seu sobrenome original, Miliotis, para Miller quando emigraram. George tem um irmão gêmeo, John, além de outros dois irmãos, Chris e Bill.

Miller estudou medicina na Universidade de Nova Gales do Sul. Em seu último ano, ele e seu irmão Chris rodaram uma curta-metragem de um minuto com a qual ganhou um prêmio estudantil. Enquanto residia em Sydney, Miller continuou a realizar filmes experimentais.

O primeiro filme de Miller como diretor foi mesmo Mad Max, financiado independentemente e que se tornou um sucesso internacional, dando lugar a várias sequelas.

A partir de 1987 centrou-se mais na produção de projetos australianos, voltando à direção em 1992. Outros destaques da sua filmografia são as sagas de Babe e Happy Feet.

Adam Mckay

Adam McKay é bastante versátil sendo não só diretor mas também roteirista, comediante e ator. McKay tem uma forte relação com Will Ferrell, com quem co-escreveu filmes como Anchorman: The Legend of Ron Burgundy, Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby e The Other Guys. Ferrell e McKay também fundaram a página web Funny or Die. O filme com que está nomeado, The Big Short, é a sua primeira abordagem ao cinema que não tem como foco principal a comédia.

Tom McCarthy

Tom McCarthy, nomeado com o controverso Spotlight pelas críticas à igreja católica, nasceu em New Providence, New Jersey. Estudou no Boston College e na Yale School of Drama. Como ator protagonizou Flags of our Fathers de Clint Eastwood e a temporada final de The Wire. Se estreou na Broadway em 2001 com Noises Off!

Se estreou em direção com The Station Agent, que ganhou o prêmio do público no Festival de Sundance. Também conseguiu sucesso da crítica com filmes como The Visitor e Win Win (2011).

 

Para saber mais, nada como descobrir muitos dos filmes que temos bem baratos no nosso portal aqui. Se quiser ver seu filme em alta qualidade, veja os fantásticos televisores e reprodutores de dvd ou blu-ray que temos ao melhor preço.


Notícias relacionadas