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RETIFICAÇÃO V Onde se lê: 5.3.4 (d) - Discussão sobre o Curriculum vitae, etapa eliminatória e classificatória, em que serão discutidos com o candidato aspectos do Curriculum Vitae, sua experiência didática e de laboratório e a contribuição científica. A nota será calculada conforme o barema apresentado até o dia 2/2/2020. Os candidatos deverão obter nesta etapa pelo menos 60% dos pontos distribuídos. O resultado desta etapa será divulgado junto com o resultado final. Leia-se: 5.3.4 (d) - Discussão sobre o Curriculum vitae, etapa eliminatória e classificatória, em que serão discutidos com o candidato aspectos do Curriculum Vitae, sua experiência didática e de laboratório e a contribuição científica. A nota será calculada conforme o barema apresentado até o dia 02/10/2020. Os candidatos deverão obter nesta etapa pelo menos 60% dos pontos distribuídos. O resultado desta etapa será divulgado junto com o resultado final. O programa não se responsabiliza por falhas na internet ou outras eventualidades que possam ocorrer na rede virtual, portanto os candidatos devem se assegurar de uma boa conexão para a realização da prova que será realizada em plataforma a serem divulgadas na página do Programa http://www.pgbiq.icb.ufmg.br e enviados via e-mail aos candidatos, com antecedência mínima de 1(um) dia. Onde se lê: 5.3.5 - Somente os candidatos aprovados nas etapas previstas nos itens 5.3.1. (a), 5.3.2 (b) e 5.3.3 (c) serão convocados para a etapa 5.3.4 (d). Leia-se: 5.3.5 - Somente os candidatos aprovados nas etapas previstas nos itens 5.3.1 (a) e 5.3.3 (c) serão convocados para a etapa 5.3.4 (d). Onde se lê: 5.4 - Caberá recurso contra os resultados das etapas previstas nos itens 5.3.1. (a), 5.3.2 (b) e 5.3.3 (c), com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. O resultado da etapa prevista no item 5.3.4 (d) será divulgado com o resultado final. Os recursos, parcial e final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, e entregues, pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, no endereço e horário de atendimento externo da Secretaria do Programa especificados no preâmbulo deste Edital. Leia-se: 5.4 - Caberá recurso contra os resultados das etapas previstas nos itens 5.3.1(a) e 5.3.3(c) e contra o resultado final. Os recursos, parciais ou totais, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por meio do e-mail do programa (pg-biq@icb.ufmg.br). Onde se lê: 6.1 - Para a composição da média final de cada candidato ao Mestrado, a prova de múltipla escolha de conteúdo de Bioquímica, Biologia Molecular e Imunologia valerão 50 pontos, a análise de Curriculum Vitae, 25 pontos e a discussão sobre o Curriculum Vitae, 25 pontos e para os candidatos ao Doutorado, a prova de múltipla escolha de conteúdo de Bioquímica, Biologia Molecular e Imunologia valerá 40 pontos, a análise de Curriculum Vitae, 30 pontos e a discussão sobre o Curriculum Vitae, 30 pontos. Na divulgação do resultado final, os candidatos ao Mestrado e ao Doutorado serão ordenados em listas distintas para ampla concorrência e optantes autodeclarados negros, pela sequência decrescente das médias finais apuradas, com a indicação do resultado: aprovado e classificado ou aprovado, mas não classificado ou reprovado. Serão admitidos ao Mestrado e Doutorado os candidatos aprovados e classificados, por ordem decrescente da média final apurada até, no máximo, o número de vagas disponibilizado neste Edital. Para desempate na classificação, serão utilizadas, nessa ordem, as notas obtidas em: a) prova de conteúdo de Bioquímica, Biologia Molecular e Imunologia, b) análise do Curriculum vitae. CONTINUA
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Universidade Federal de Minas Gerais Retificação do Edital Regular do Doutorado - 2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia torna pública a retificação dos itens 5.2, 5.3 e 6.1 do Edital Regular do Doutorado ¿ Seleção 2018. Nos itens 5.2, 5.3 e 6.1, onde se lê: a palavra ¿etapa¿ leia-se: ¿avaliação¿ e onde se lê: a palavra ¿etapas¿ leia-se: ¿avaliações¿. Belo Horizonte, 06 de fevereiro de 2018. Profa. Dra. Miriam Teresa Paz Lopes - Coordenadora do Programa.
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Retificação ao Edital Regular para seleção do Doutorado - 2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, comunica a RETIFICAÇÃO do Edital Regular para seleção do Doutorado - 2019, referente aos seguintes itens: Item 2. Das Vagas Onde se lê, no subitem 2.1: Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. Leia-se: Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019, divididas entre as três linhas de pesquisa do programa (especificadas no item 2.4 deste edital). O processo seletivo será realizado por linha de pesquisa. Cada linha de pesquisa comporá uma banca específica, responsável pela avaliação das candidatas e candidatos, tendo em vista a linha escolhida no ato da inscrição. Onde se lê, no subitem 2.4: (iii) Textualidades Mediáticas. Leia-se: (iii) Textualidades Midiáticas. Onde se lê, no subitem 2.4: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 10 agosto de 2018. Leia-se: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 16 agosto de 2018. Item 3. Dos requisitos para a inscrição Onde se lê, no subitem 3.1.2.6.1, tópico b: apresentar folha de rosto contendo o título do Projeto de Pesquisa, a identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular, o nome do candidato ou candidata (ver modelo em anexo). Leia-se: apresentar folha de rosto contendo o título do Projeto de Pesquisa, a identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular, o nome do candidato ou candidata. Item 4. Da banca examinadora Onde se lê, no título do item 4: Da banca examinadora Leia-se: Das bancas examinadoras. Continua (...)
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A Decana do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a 4ª RETIFICAÇÃO do Edital Regular e Complementar de Seleção 2023 - Mestrado e Doutorado. Onde se lê: ANEXO IV ANEXO IV - Ficha de pontuação do currículo Doutorado ITENS: A - PRODUÇÃO CIENTÍFICA (ÚLTIMOS 5 ANOS ¿ A PARTIR DE 2016) ¿ (0 até 40 pontos): - VALOR MÁX: 40 1. Trabalhos publicados: VALOR MAX - 40 a) Artigos em periódicos - Qualis A1: 30 pts/artigo Qualis A2: 25 pts/artigo Qualis B1: 20 pts/artigo Qualis B2: 15 pts/artigo Leia-se: 8. ANEXO IV ANEXO IV - Ficha de pontuação do currículo Doutorado ITENS: A - PRODUÇÃO CIENTÍFICA (ÚLTIMOS 5 ANOS ¿ A PARTIR DE 2018) ¿ (0 até 40 pontos): - VALOR MÁX: 40 1. Trabalhos publicados: VALOR MAX - 40 a) Artigos em periódicos - Qualis A1: 30 pts/artigo Qualis A2: 25 pts/artigo Qualis B1: 20 pts/artigo Qualis B2: 15 pts/artigo Contatos: Tel. (31) 3409-9836, e-mail colpgrad@enf.ufmg.br, website www.enf.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 13 de janeiro 2023 - Profa. Dra. Mariana Santos Felisbino Mendes - Decana do Programa de Pós-Graduação.
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Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICAÇÃO DOS EDITAIS SELEÇÃO 2020 - MESTRADO E DOUTORADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA os Editais Regular e Suplementar 2020 nos seguintes termos: Edital Regular de Seleção 2020¿ Mestrado e Doutorado Nos itens 3.1 - Para o Mestrado -... e 3.2- Para o Doutorado -... Onde se lê:... A não comprovação de proficiência indeferirá o pedido de inscrição. Leia-se:... A não comprovação de proficiência em língua estrangeira não indeferirá o pedido de inscrição. A certificação de proficiência poderá ser apresentada no período compreendido entre 18 de novembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020, ficando o registro acadêmico do candidato condicionado a essa comprovação. Edital Suplementar de Seleção 2020 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência Nos itens 3.11.1. Para o MESTRADO -... e 3.11.2. Para o DOUTORADO -... Onde se lê: A não comprovação de proficiência indeferirá o pedido de inscrição. Leia-se: A não comprovação de proficiência em língua estrangeira não indeferirá o pedido de inscrição. A certificação de proficiência poderá ser apresentada no período compreendido entre 18 de novembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020, ficando o registro acadêmico do candidato condicionado a essa comprovação. Belo Horizonte, 19 de junho de 2019. Prof. Dr. Wander Emediato de Souza -Coordenador do PPG em Estudos Linguísticos - Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina da UFMG Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2020 MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2020 MESTRADO E DOUDORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 1.1 As inscrições serão feitas presencialmente no Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, na Avenida Professor Alfredo Balena, 190 5º andar, Sala 503 - Bairro Santa Efigênia - CEP 30130-100 - Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 08:30h às 11:30h, onde poderão ser fornecidas informações complementares. LEIA-SE: 1.1 - Diante da determinação de isolamento social durante a pandemia do Covid 19 (Coronavírus), as inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail, no endereço eletrônico: ppgsp@medicina.ufmg.br, cujo assunto do e-mail deve ser: ¿Inscrição para doutorado fluxo-contínuo, no período estabelecido em Cronograma a ser divulgado no site do Programa: https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudepublica/processo-seletivo-2020/. O candidato deve preencher o formulário de inscrição e submete-lo juntamente com os documentos solicitados nos itens 3.4 e 3.5 deste Edital, digitalizados (digitalização deve estar legível), durante o período de vigência das inscrições. Não serão aceitas inscrições por SEDEX. ONDE SE LÊ: 3.2. - As inscrições serão feitas exclusivamente da forma presencial, no Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, na Avenida Professor Alfredo Balena, 190 5º andar, Sala 503 - Centro - CEP 30130-100 - Belo Horizonte MG, de segunda a sexta-feira (exceto em feriados e recessos acadêmicos), no horário de 08:30 às 11:30 horas, no período de 11 de setembro de 2019 a 11 de outubro 2019, onde poderão ser fornecidas informações complementares. No ato da inscrição o candidato poderá se fazer representar por um Procurador, constituído por meio de Procuração Simples, a qual deverá ser entregue junto com os documentos da inscrição, e o procurador deverá apresentar um documento de identidade com foto. Contatos: telefone (31) 3409 9640 E-mail: ppgsp.medicinaufmg@gmail.br página web: https://site.medicina.ufmg.br/cpgsaudepublica/. LEIA-SE: 3.2. - Diante da determinação de isolamento social durante a pandemia do Covid 19 (Coronavírus), as inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail, no endereço eletrônico: ppgsp@medicina.ufmg.br, cujo assunto do e-mail deve ser: Inscrição para doutorado fluxo-contínuo¿ no período estabelecido em Cronograma a ser divulgado no site do Programa: https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudepublica/processo-seletivo-2020/. O candidato deve preencher o formulário de inscrição e submete-lo juntamente com os documentos solicitados nos itens 3.4 e 3.5 deste Edital, digitalizados (digitalização deve estar legível), durante o período de vigência das inscrições. Não serão aceitas inscrições por SEDEX. Permanecem inalterados os demais itens do Edital. Belo Horizonte, 28 de abril de 2020. Professor Luana Giatti Gonçalves Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Faculdade de Medicina - UFMG CONTINUA RETIFICAÇÃO 2
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA RETIFICAÇÃO 1 DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 MESTRADO E DOUTORADO O Coordenador do Programa de pós-graduação em Patologia da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA os itens 1.1 e 3.1 do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado nos seguintes termos: ONDE SE LÊ:1.1 - As inscrições serão feitas na Secretaria do Programa de Pós Graduação em Patologia da UFMG Campus Pampulha Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha Belo Horizonte MG CEP: 31270-901, Instituto de Ciências Biológicas, Bloco C 3º andar sala 290, de segunda a sexta feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 08:30 às11:30 horas e de 13:30 às 15:00, ou pelos correios com a data limite da inscrição postada em 20 de janeiro de 2020 com o carimbo dos Correios, via SEDEX. Não serão recebidas inscrições com documentação incompleta ou fora do prazo estabelecido neste Edital LEIA-SE:1.1 - As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e- mail:edital.ppg.pat@gmail.com. Não serão recebidas inscrições com documentação incompleta ou fora do prazo estabelecido no cronograma de seleção divulgado no site do Centro de Pós-Graduação: https://site.medicina.ufmg.br/cpgpatologia/processo-seletivo/. Não serão aceitas inscrições por SEDEX. ONDE SE LÊ: 3.1 - Para se inscrever, o candidato ao MESTRADO ou ao DOUTORADO deverá entregar na Secretaria Administrativa do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFMG Instituto de Ciências Biológicas, pessoalmente ou por procuração simples, ou pelos Correios com a data limite da inscrição postada com o carimbo dos Correios, os documentos listados abaixo. O Programa de Pós-Graduação em Patologia ICB/UFMG, não se responsabiliza pela guarda de documentos originais. LEIA-SE: 3.1 - Para se inscrever, o candidato ao DOUTORADO deverá enviar pelo email: edital.ppg.pat@gmail.com os documentos listados abaixo, digitalizados em formato pdf, dentro da data limite da inscrição. Permanecem inalterados os demais itens do Edital. Belo Horizonte, 06 de abril de 2020. Prof. Dr. Geovanni Dantas Cassali - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 2
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical RETIFICAÇÃO 2 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020 MESTRADO E DOUTORADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, visando atender à necessidade do PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS, O EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL III CAPES TELEMEDICINA E ANÁLISE DE DADOS MÉDICOS EDITAL 12/2020 RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2020 MESTRADO E DOUDORADO para oferecer 2 (duas) vagas para o curso de Doutorado, nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.1 q) 1 (uma) cópia digital salva em CD ou pendrive, em formato PDF do projeto (doutorado) ou anteprojeto (mestrado). O projeto/anteprojeto deverá compreender, no máximo, 15 páginas numeradas e deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes itens: folha de rosto, que não conta como página, com o título do projeto/anteprojeto e indicação de uma das linhas de pesquisa relacionada do Programa. A relação das linhas de pesquisa do Programa está disponível na Secretaria do Programa e no endereço http://site.medicina.ufmg.br/cpginfectologia/linhas-depesquisa/. Em seguida: justificativa e relevância do projeto/anteprojeto objetivo geral e objetivos específicos material e métodos viabilidade de execução e conclusão da pesquisa no prazo de até 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e até 48 (quarenta e oito) meses para o doutorado descrição dos possíveis impactos científicos e sociais e produtos gerados, tais como artigos científicos e patentes a serem produzidos quando da realização do projeto. Não poderá haver nenhuma forma de identificação do candidato no projeto/anteprojeto, sob pena de desclassificação no concurso. LEIA-SE: 3.1 q) Com possibilidade de acesso direto, para atender, especificamente, ao Edital n° 12/2020 da CAPES, cujo tema é Telemedicina e Análise de Dados Médicos. As atividades a serem desenvolvidas devem contemplar um ou mais aspectos do projeto TeleCOVID-19: intervenção multifacetada usando ferramentas de telessaúde para enfrentamento da COVID-19, aprovado para financiamento pela CAPES, sob coordenação do Professor Antonio Luiz Ribeiro. Dessa forma, há requisitos especiais para esse processo seletivo: - A proposta de projeto, em formato PDF, com até 5 páginas, deve atender a temática da pesquisa sobre COVID-19 e desenvolver atividades que contemplem a metodologia do estudo TeleCOVID-19: intervenção multifacetada usando ferramentas de telessaúde para enfrentamento da COVID-19, conforme estabelecido no edital Na proposta de projeto deverá constar: breve introdução, objetivo, material e métodos, viabilidade de execução e conclusão da pesquisa no prazo de até 48 (quarenta e oito) meses, descrição dos possíveis impactos científicos e sociais e produtos gerados. Não poderá haver nenhuma forma de identificação do candidato, sob pena de desclassificação no concurso. - É necessário dedicação exclusiva para essa pesquisa. Permanecem inalterados os demais itens do edital e da primeira retificação do dia 27 de março de 2020. Belo Horizonte, 12 de agosto de 2020. Professor Eduardo Antonio Ferraz Coelho Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical
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O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais torna público a retificação do Edital Regular 2020, nos seguintes itens: Onde se lê: O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, a partir de 05 (cinco) de dezembro de 2019 a 20 (vinte) de janeiro de 2020, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de MESTRADO e o Curso de DOUTORADO - em regime de fluxo contínuo, obedecerá ao cronograma de seleções do ano que será divulgado com antecedência de 30 dias do processo seletivo, pela secretaria do Programa e na página web do Programa (www.pggenetica.icb.ufmg.br) sendo que, somente no nível Doutorado será aberta a oportunidade de seleção a distância apenas e exclusivamente para candidatos brasileiros ou estrangeiros residentes fora do país. Leia-se: O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de MESTRADO e de DOUTORADO, em regime de FLUXO CONTÍNUO, obedecerá ao CRONOGRAMA de seleções do ano que será divulgado com antecedência de 30 dias do processo seletivo, pela secretaria do Programa na página web do Programa (www.pggenetica.icb.ufmg.br) sendo que, somente no nível Doutorado será aberta a oportunidade de seleção a distância apenas e exclusivamente para candidatos brasileiros ou estrangeiros residentes fora do país. Onde se lê: 3. DAS VAGAS 3.1 Para o Mestrado serão oferecidas 17 (dezessete) vagas para ingresso no 1º semestre de 2020 e 17 (dezessete) vagas para ingresso no 2º semestre de 2020. Para o Doutorado, serão oferecidas 32 (trinta e duas) em regime de fluxo contínuo. 3.2 As datas do processo seletivo do MESTRADO para entrada no 2º semestre de 2020 será divulgada posteriormente, com 30 dias de antecedência do processo seletivo, no site do Programa, de acordo com a decisão do Colegiado. A seleção para entrada no 2º semestre seguirá o que está determinado neste Edital. 3.3 Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 04 (quatro) das 17 (dezessete) vagas oferecidas no Mestrado, como entrada no 1º semestre de 2020 e 04 (quatro) das 17 (dezessete) vagas oferecidas para entrada no 2º semestre de 2020, serão reservadas para candidatos autodeclarados negros. No Doutorado, 7 (sete) das 32 (trinta e duas) vagas oferecidas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Leia-se: 3. DAS VAGAS 3.1 Para o Mestrado serão oferecidas 29 (vinte e nove) vagas e para o Doutorado 32 (trinta e duas) em regime de fluxo contínuo para o ingresso durante o ano de 2020. 3.2 As datas do processo seletivo do MESTRADO e do DOUTORADO serão divulgadas com 30 dias de antecedência do processo seletivo, no site do Programa, de acordo com a decisão do Colegiado. 3.3 Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 06 (seis) das 29 (vinte e nove) vagas oferecidas para o Mestrado e 7 (sete) das 32 (trinta e duas) vagas de Doutorado serão reservadas para candidatos autodeclarados negros. As demais informações registradas no Edital concernentes ao processo seletivo do Mestrado e do Doutorado permanecem inalteradas. Belo Horizonte, 20 de fevereiro de 2020. Prof. Dr. Anderson Miyoshi Coordenador do PPG em Genética/ICB/UFMG
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR RETIFICACAO DO EDITAL REGULAR DE SELECAO DE MESTRADO E DOUTORADO 2ª CHAMADA 2020 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o edital regular de seleção de MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LE¿: 2.2 DOUTORADO: Serão oferecidas 30 (trinta) vagas para o Curso de Doutorado em 2020. Caso as vagas não sejam preenchidas na seleção de que trata este edital, as vagas remanescentes poderão, a critério do Colegiado do Curso, ser oferecidas para ingresso durante o ano letivo de 2020, em regime de fluxo contínuo, em datas específicas a serem divulgadas com 30 (trinta) dias de antecedência no site do Programa. O processo seletivo será regido nos termos desse Edital, observado o limite de vagas disponibilizado. LEIA-SE: 2.2 DOUTORADO: Serão oferecidas 30 (trinta) vagas para o Curso de Doutorado em 2020. Caso as vagas não sejam preenchidas na seleção de que trata este edital, as vagas remanescentes poderão, a critério do Colegiado do Curso, ser oferecidas para ingresso durante o ano letivo de 2020, em regime de fluxo contínuo, em datas específicas a serem divulgadas no site do Programa. O processo seletivo será regido nos termos desse Edital, observado o limite de vagas disponibilizado. ONDE SE LE¿: 2.3 Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 3 das 15 vagas de MESTRADO para o 1º semestre e 02 das 10 vagas para o 2º semestre e 6 das 30 vagas de DOUTORADO serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. LEIA-SE: 2.3 Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 05 das 22 vagas do MESTRADO para o 2º semestre e 06 das 30 vagas de DOUTORADO serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. ONDE SE LE¿: 3.2 Para a inscrição NO DOUTORADO, o candidato deverá submeter os documentos citados no item 3.1 de ¿a até l¿ e os seguintes documentos: d) PROJETO DE PESQUISA a ser desenvolvido como tese (modelo à disposição na Secretaria e no site do Programa), assinados pelo candidato e com indicação de uma das linhas de pesquisa do Programa. A relação das linhas de pesquisa está disponível na secretaria e no site do Programa. Cada candidato poderá apresentar somente um projeto de pesquisa. LEIA-SE: 3.2 Para a inscrição NO DOUTORADO, o candidato deverá submeter os documentos citados no item 3.1 de ¿a até l¿ e os seguintes documentos: d) PROJETO DE PESQUISA a ser desenvolvido como tese (modelo à disposição no site do Programa), assinados pelo candidato e com indicação de uma das linhas de pesquisa do Programa. A relação das linhas de pesquisa está disponível no site do Programa. Cada candidato poderá apresentar somente um projeto de pesquisa Permanecem inalterados os demais itens do edital. Belo Horizonte, 27 de abril de 2020. Professora Erika Cristina Jorge Coordenadora do Programa de Po¿s-Graduação em Biologia Celular CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Retificação do Edital Regular de Seleção 2020 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre RETIFICA o Edital Regular nos seguintes itens, a seguir: Item 9.1- onde se lê: - "O candidato aprovado e classificado no processo seletivo do curso de MESTRADO deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 06/01/2020 até 24/01/2020, o seu cadastro prévio. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo do curso de DOUTORADO deverá efetuar, exclusivamente pela internet, até 07 dias após a divulgação do resultado final, o seu cadastro prévio. Para ambos os cursos, o cadastro prévio deverá ser realizado mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados ao curso de MESTRADO será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso no dia 27/01/2020 e dos selecionados ao curso de DOUTORADO até 07 dias após o prazo para preenchimento do cadastro prévio". Item 9.1 - Leia-se: "O candidato aprovado e classificado no processo seletivo do curso de MESTRADO deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 06/01/2020 até 07/02/2020, o seu cadastro prévio. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo do curso de DOUTORADO deverá efetuar, exclusivamente pela internet, até 07 dias após a divulgação do resultado final, o seu cadastro prévio. Para ambos os cursos, o cadastro prévio deverá ser realizado mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados ao curso de MESTRADO será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso no dia 10/02/2020 e dos selecionados ao curso de DOUTORADO até 07 dias após o prazo para preenchimento do cadastro prévio". Item 9.2- onde se lê: "O candidato selecionado ao MESTRADO ou DOUTORADO que apresentou no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 24/01/2020 (Mestrado) e até 7 dias após a divulgação do resultado final (Doutorado), documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação". Item 9.2- Leia-se: "O candidato selecionado ao MESTRADO ou DOUTORADO que apresentou no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 04/02/2020 (Mestrado) e até 7 dias após a divulgação do resultado final (Doutorado), documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação". Belo Horizonte, 16 de dezembro de 2019. Profº Adriano Paglia ¿ Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 1.4 O valor da taxa de inscrição é R$ 155,95 (cento e e cinquenta e cinco reais e noventa e cinco centavos), conforme estabelece a Resolução Nº 30, de 13 de dezembro de 2007, do Conselho Universitário da UFMG. O pagamento desta taxa deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser gerada no endereço https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, com os códigos indicados no Anexo I deste Edital. Será isento do pagamento dessa taxa o candidato cuja situação econômica justifique a gratuidade de sua isenção, que deverá ser solicitada à Fundação Universitária Mendes Pimentel FUMP, pelo menos 15 dias antes do encerramento do período das inscrições no processo de seleção. Informações a respeito do processo de solicitação de isenção podem ser obtidas no endereço www.fump.ufmg.br ou diretamente na sede da FUMP, na Avenida Antônio Abrahão Caram, 610 - Bairro São José ¿ Belo Horizonte, MG ¿ telefone (31) 34098400. LEIA-SE: 1.4 Em caráter excepcional, não haverá cobrança da taxa de inscrição para o processo seletivo ao doutorado, cujas inscrições ocorrerem durante o período de isolamento social de 23/04/2020 a 12/05/2020. ONDE SE LÊ: 2.1 Serão oferecidas 20 vagas para o Mestrado para ingresso no 1º semestre de 2020 e 20 vagas para o Doutorado para ingresso durante o ano letivo de 2020, em regime de fluxo contínuo, conforme cronograma de seleção previamente disponibilizado no site do Curso, com antecedência mínima de 30 dias.. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 04 (quatro) vagas do Doutorado serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros LEIA-SE: 2.1 Serão oferecidas 20 vagas para o Doutorado para ingresso durante o ano letivo de 2020, em regime de fluxo contínuo, conforme cronograma de seleção previamente disponibilizado no site do Programa. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 04 (quatro) vagas do Doutorado serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros ONDE SE LÊ: 3.2.1 Para se inscrever no exame de seleção, o candidato ao DOUTORADO deverá entregar na Secretaria do Programa, ou enviar por Correio, além dos documentos descritos no item 3.1. (das letras a até j), os seguintes documentos. LEIA-SE: 3.2.1 Para se inscrever no exame de seleção, o candidato ao DOUTORADO deverá enviar para o endereço eletrônico colposfar@farmacia.ufmg.br, além dos documentos descritos no item 3.1 (das letras b até j), os seguintes documentos: ONDE SE LÊ:3.3 Inscrições com documentação incompleta, ou enviadas fora do prazo estabelecido neste Edital SERÃO INDEFERIDAS. Nenhum documento poderá ser anexado após a inscrição. Não será recebida qualquer forma de inscrição ou documentação por e-mail. LEIA-SE: 3.3 Inscrições com documentação incompleta, ou enviadas fora do prazo estabelecido neste Edital SERÃO INDEFERIDAS. Nenhum documento poderá ser anexado após a inscrição. Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 22 de abril de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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PARTE IV 6.2.1. Os candidatos inscritos no processo seletivo, cujas inscrições foram homologadas pela Coordenação do Programa, receberão instruções pelos endereços eletrônicos, cadastrados durante as inscrições, acerca do horário exato de início da prova de conhecimento com até 72 (setenta e duas) horas de antecedência do início da prova. 6.2.2. A duração prevista da prova de conhecimentos para o Doutorado é de 120 (cento e vinte) minutos. 6.3. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo para o Doutorado, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no País, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília. 6.4. Para realização da prova de conhecimentos de Doutorado, serão observadas as mesmas exigências da prova de Mestrado no tocante ao cadastramento dos candidatos, como descrito nos itens 5.4 e 5.5 deste Edital. 6.5. Os candidatos deverão providenciar os recursos necessários para a realização da prova de conhecimentos, como descrito no item 5.6 deste Edital. 6.6. O candidato assume o compromisso de realizar a prova on-line de conhecimentos sem utilizar meios ilegais e/ou fraudulentos, como estipulado no item 5.7 deste Edital, e a responsabilidade integral pela qualidade da conexão via internet com o CAED-UFMG, durante a realização da prova de conhecimentos, como descrito no item 5.8 deste Edital. 6.7. O resultado da prova on-line de conhecimentos para os candidatos ao Doutorado será divulgado no dia 16/02/2022 no website do Programa("http://www.ppgmec.eng.ufmg.br"). 6.8. Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa do processo seletivo para o Doutorado, sem prejuízo do recurso final. Os resultados das segunda e terceira etapas serão divulgados com o resultado final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço" ppgmec.ufmg@gmail.com", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA ETAPA (número da etapa)" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. Leia-se: 6.1. A seleção para o Doutorado será realizada por meio de três etapas: (1) prova presencial de conhecimentos, etapa eliminatória e classificatória (2) análise de currículo, etapa eliminatória e classificatória (3) avaliação de projeto de pesquisa, etapa eliminatória. 6.1.2. As etapas (1) e (2) não se encontram em ordem cronológica, sendo que a análise do currículo poderá ser efetuada anteriormente à prova de conhecimentos. 6.2.PRIMEIRA ETAPA: A prova presencial de conhecimentos para o Doutorado, de caráter eliminatório e classificatório, conterá 20 (vinte) questões em língua inglesa, de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, conforme bibliografia sugerida e disponível no Anexo III deste Edital. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 8 pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste percentual. 6.2.1 Os candidatos inscritos no processo seletivo, cujas inscrições foram homologadas pela Coordenação do Programa, receberão instruções pelos endereços eletrônicos, cadastrados durante as inscrições. CONTINUA PARTE V
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A Coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem COMUNICA a retificação do Edital Regular de Seleção Mestrado e Doutorado, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 20 de janeiro de 2021, ficando redigido da seguinte forma: Onde se Lê: 3. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO 3.1 n) Ficha de pontuação do currículo preenchida (conforme itens constantes nos Anexos III [mestrado] e IV [doutorado]) com os respectivos comprovantes válidos e legíveis. Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos para cada item de pontuação do currículo, conforme disposto nos Anexos III e IV. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Leia-se: 3.1 n) Ficha de pontuação do currículo preenchida (modelos nos Anexos III [mestrado] e IV [doutorado]). Os comprovantes de cada um dos itens do currículo informados na Ficha deverão ser anexados no sistema de inscrição. Serão aceitos apenas comprovantes válidos e legíveis que deverão ser anexados nos espaços específicos para cada item de pontuação. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Onde se Lê: 3.7 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por meio eletrônico no sistema de inscrição on line, acessado pelo login e senha gerados pelo candidato. Leia-se: 3.7 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por meio eletrônico no sistema de inscrição on line, acessado pelo login e senha gerados pelo candidato, estritamente conforme modelo do Anexo VI. Onde se Lê: 5.1.1 a) O candidato deverá organizar o material para essa etapa, a ser postado no sistema de inscrição on line. A Ficha de pontuação (Anexo III) deverá ser preenchida e anexadas, no sistema de inscrição, as cópias dos respectivos comprovantes do currículo devidamente organizados na sequência em que cada item aparece na Ficha de pontuação (Anexo III) Leia-se: 5.1.1 a) O candidato deverá organizar o material para essa etapa, a ser postado no sistema de inscrição on line. A Ficha de pontuação (Anexo III) deverá ser preenchida e anexada no sistema de inscrição. As cópias dos comprovantes do currículo, devidamente organizadas de acordo com cada item que aparece na Ficha de pontuação (Anexo III), também deverão ser anexadas. Onde se Lê: 5.2.1 a) O candidato deverá organizar o material para essa etapa, a ser postado no sistema de inscrição on line. A Ficha de pontuação (Anexo IV) deverá ser preenchida e anexadas, no sistema de inscrição, as cópias dos respectivos comprovantes do currículo devidamente organizados na sequência em que cada item aparece na Ficha de pontuação (Anexo IV) Leia-se: 5.2.1 a) O candidato deverá organizar o material para essa etapa, a ser postado no sistema de inscrição on line. A Ficha de pontuação (Anexo IV) deverá ser preenchida e anexada no sistema de inscrição. As cópias dos respectivos comprovantes do currículo, devidamente organizadas de acordo com cada item que aparece na Ficha de pontuação (Anexo IV), também deverão ser anexadas.
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A Coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem COMUNICA a retificação do Edital Regular de Seleção Mestrado e Doutorado, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 17 de dezembro de 2021, ficando redigido da seguinte forma: Onde se Lê: 1.3 O valor da taxa de inscrição é de R$172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos), Leia-se: 1.3 O valor da taxa de inscrição é de R$188,94 (cento e oitenta e oito reais e noventa e quatro centavos) Onde se Lê: 3.1 n) Ficha de pontuação do currículo (conforme Anexo III [mestrado] e IV [doutorado]) com os respectivos comprovantes válidos e legíveis. Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos para cada item de pontuação do currículo, conforme disposto no Anexo III e IV. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Leia-se: 3.1 n) Ficha de pontuação do currículo (conforme Anexo III [mestrado] e IV [doutorado]) com os respectivos comprovantes válidos e legíveis. Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos do sistema on line para cada item de pontuação do currículo, na ordem disposta no Anexo III. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Onde se Lê: 5.1.1 (...) Na análise do Currículo Lattes serão pontuadas a Formação (0 até 20 pontos) Produção intelectual (0 até 30 pontos) Participação em Pesquisa (0 até 30 pontos) e Experiência profissional e de Docência (0 até 20 pontos) observando-se os comprovantes postados no sistema de inscrição, que deverão estar organizados segundo os itens constantes no Anexo III deste Edital (...) Leia-se: 5.1.1 (...) Na análise do Currículo Lattes serão pontuadas a Formação (0 até 20 pontos) Produção intelectual (0 até 30 pontos) Participação em Pesquisa (0 até 20 pontos) e Experiência profissional e de Docência (0 até 30 pontos) observando-se os comprovantes postados no sistema de inscrição, que deverão estar organizados segundo os itens constantes no Anexo III deste Edital (...) Onde se lê: 5.1.1 h) Relatórios técnicos e demais produções técnicas ou tecnológicas deverão conter os dados que permitam identificar a autoria do candidato e a correta identificação do tipo de produção (catálogos, manuais, protocolos, material didático-instrucional) com a devida referência, registro e fonte. Leia-se 5.1.1 h) Produção técnica refere-se à autoria do candidato em Relatórios técnicos e produções técnicas ou tecnológicas incluindo catálogos, patentes, manuais, protocolos, material didático-instrucional, aplicativos, softwares, entre outros, conforme orientações da Área de Enfermagem na CAPES (consultar: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/ENFERMAGEM_CLPPT_19_12.pdf). Para comprovação deverá ser anexada a produção na íntegra e/ou parte do material que contenha os dados que permitam identificar a autoria do candidato e a correta identificação do tipo de produção (com a devida referência, registro, fonte, local de indexação/depósito e ano de produção)
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pos-Graduaçao em Ciências da Saude: Saude da Criança e do Adolescente RETIFICAÇÃO1 do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de pós-graduação em Ciências da Saude Saude da Criança e do Adolescente, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA os itens 1.1 e 1.3 do Edital Regular de Seleção 2020 - Mestrado e Doutorado nos seguintes termos: No item 1.1 ONDE SE LÊ: 1.1 As inscriço¿es far-se-ão no Centro de Pos-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, a Av. Alfredo Balena 190, 5º. andar, sala 503, CEP 30130-100 - Belo Horizonte - MG, de 2ª. a 6ª. feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no hora¿rio de 08:30 as 11:30, onde serão fornecidas informaçoes complementares. LEIA-SE:1.1 As inscriçoes far-se-ão no Centro de Po¿s-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, a Av. Alfredo Balena 190, 5º. andar, sala 503, CEP 30130-100 - Belo Horizonte - MG, de 2ª. a 6ª. feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horario de 08:30 as 11:30, onde serão fornecidas informações complementares. Excepcionalmente para o doutorado em fluxo contínuo, as inscrições serão recebidas exclusivamente através do e-mail (cpg.ppg.sca@gmail.com). No item 1.3: ONDE SE LÊ: 1.3 Para o DOUTORADO, as inscrições estarão abertas, em regime de FLUXO CONTÍNUO, de 10/03/2020 a 30/10/2020, conforme cronograma de seleção previamente disponibilizado no site do Programa (com antecedência mínima de 30 dias). Contatos: telefone (31) 3409-9640 E-mail: cpg.ppg.sca@gmail.com página web: https://site.medicina.ufmg.br/cpgsaudedacrianca/processo-seletivo/. Contatos: Telefone: (31) 3409-9640, e-mail: cpg@medicina.ufmg.br, página web: http://www.medicina.ufmg.br/cpg/index.php. LEIA-SE: 1.3 Para o DOUTORADO, as inscrições estarão abertas, em regime de FLUXO CONTÍNUO, de 10/03/2020 a 30/10/2020, conforme cronograma de seleção previamente disponibilizado no site do Programa (com antecedência mínima de 30 dias). Contatos: telefone (31) 3409-9640 E-mail: cpg.ppg.sca@gmail.com página web: https://site.medicina.ufmg.br/cpgsaudedacrianca/processo-seletivo/. Contatos: Telefone: (31) 3409-9640, e-mail: cpg@medicina.ufmg.br, página web: http://www.medicina.ufmg.br/cpg/index.php.Excepcionalmente para o doutorado, toda a documentação de inscrição em formato.PDF inclusive a ficha de inscrição deverá ser enviada exclusivamente para o e-mail (cpg.ppg.sca@gmail.com).Informações complementares poderão ser fornecidas através dos seguintes contatos: Secretaria de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente, pelo e-mail cpg.ppg.sca@gmail.com Belo Horizonte, 26 de março de março de 2020. Professora Roberta Maia de Castro Romanelli - Coordenadora do Programa CONTINUA -RETIFICAÇÃO2
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do MESTRADO será feita até às 17 horas do dia 29/11/2019 na secretaria do PPGCF e na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita em até dois dias após o encerramento das inscrições na secretaria do PPGCF e na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/, de acordo com cronograma a ser divulgado LEIA-SE: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/ em até dois dias após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado. ONDE SE LÊ: 4.1 Cada curso (MESTRADO e DOUTORADO) terá uma Comissão de Seleção própria que será constituída por quatro membros (três titulares e um suplente) indicados pelo Colegiado do PPGCF. A relação nominal da comissão de seleção será divulgada, na Secretaria e na página web do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo, junto à declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das comissões em função dos candidatos inscritos neste concurso, nos termos da legislação vigente. LEIA-SE: 4.1 A Comissão de Seleção ao DOUTORADO será constituída por quatro membros (três titulares e um suplente) indicados pelo Colegiado do PPGCF. A relação nominal da comissão de seleção será divulgada, na página web do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo, junto à declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das comissões em função dos candidatos inscritos neste concurso, nos termos da legislação vigente. Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 22 de abril de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 4
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 30/10/19 a 29/11/2019, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao MESTRADO e nos meses de março e agosto de 2020, em datas específicas a serem divulgadas com 30 (trinta) dias de antecedência na página web do PPGCF, para seleção ao DOUTORADO, em regime de fluxo contínuo. LEIA-SE: A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que nos meses de abril e setembro estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao DOUTOTADO em datas específicas a serem divulgadas com antecedência na página web do PPGCF. ONDE SE LÊ: 1.1 A seleção para o MESTRADO terá uma única entrada no primeiro semestre de 2020 e a seleção para o DOUTORADO será em fluxo contínuo, com seleção nos meses de abril e agosto de 2020, em datas específicas a serem divulgadas na página web do PPGCF, com 30 (trinta) dias de antecedência. LEIA-SE: 1.1 A seleção ao DOUTORADO será em fluxo contínuo, com seleção nos meses de abril e setembro de 2020, em datas específicas a serem divulgadas na página web do PPGCF, com antecedência. ONDE SE LÊ: 1.2 As inscrições serão recebidas na Secretaria do PPGCF, sala 3007, Bloco 2, na Faculdade de Farmácia, situada na Avenida Antônio Carlos 6627 ¿ Pampulha, CEP 31270-901- Belo Horizonte - MG, de 2a a 6a feira, de 09:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 16:00 horas, exceto em feriados e recessos acadêmicos. As inscrições também poderão ser enviadas por Correio (exclusivamente via sedex), desde que postadas até 10 dias antes do encerramento das inscrições. LEIA-SE:1.2 Em caráter excepcional, as inscrições ao Doutorado no período de 23/04/2020 a 12/05/2020 serão realizadas por e-mail para o endereço colposfar@farmacia.ufmg.br. O candidato receberá a confirmação do recebimento da inscrição como garantia de que a inscrição foi efetuada com sucesso. ONDE SE LÊ: 1.3 Contatos: telefone (31) 3409-6752, e-mail: colposfar@farmacia.ufmg.br, página web www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/. LEIA-SE: 1.3 Contatos: e-mail: colposfar@farmacia.ufmg.br, página web www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/. Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 22 de abril de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 2
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 6.1.2.4 Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. O resultado da 2ª etapa será divulgado com o resultado final. Os recursos, parcial ou final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito, e entregues pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, na Secretaria do PPGCF, no endereço informado no item 1.2 deste Edital, observados os horários de atendimento externo da Secretaria LEIA-SE: 6.1.2.4 Caberá recurso contra o resultado do processo seletivo, os quais deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados para o e-mail colposfar@farmacia.ufmg.br. ONDE SE LÊ: 7.1 A nota final de cada candidato à seleção ao MESTRADO será a soma das notas das provas escritas de bases biológicas ou químicas, interpretação de texto e da avaliação do currículo. No caso da seleção ao DOUTORADO, a nota final será apurada pela soma das notas das duas avaliações da segunda etapa exigindo-se pelo menos 70% dos pontos atribuídos a cada uma das avaliações para aprovação. LEIA-SE: 7.1 A nota final do DOUTORADO será apurada pela soma das notas das duas avaliações exigindo-se pelo menos 70% dos pontos atribuídos a cada uma das avaliações para aprovação. ONDE SE LÊ: 7.2.3 O prazo para recurso contra o resultado final do exame de seleção ao MESTRADO e DOUTORADO é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito, e entregues pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, na Secretaria do PPGCF, no endereço informado no item 1.1 deste Edital, observados os horários de atendimento externo da Secretaria. Durante o período para o recurso o candidato terá acesso a suas respectivas avaliações. LEIA-SE:7.2.3 O prazo para recurso contra o resultado final do exame de seleção ao DOUTORADO é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito. Durante o período para o recurso o candidato terá acesso a suas respectivas avaliações. Nesse período de afastamento social os recursos devem ser enviados para o e-mail: colposfar@farmacia.ufmg.br. Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 22 de abril de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.
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EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 MESTRADO E DOUTORADO RETIFICAÇÃO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 3.1 Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá apresentar os seguintes documentos: a) comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou de sua isenção pela FUMP b) Formulário de Inscrição no processo seletivo regular, em modelo disponível na página do Programa na web: http://www.farmacia.ufmg.br/ppgca/, devidamente preenchido, no qual o(a) candidato(a) definirá sua opção por um curso (mestrado ou doutorado) e identificará a modalidade de vaga, acompanhado de 1 (uma) foto 3x4 c) comprovação de conhecimento de língua inglesa. f) curriculum vitae impresso, modelo Lattes, conforme publicado na plataforma Lattes/CNPq (disponível em www.cnpq.br), devidamente comprovado (cópias de todos os documentos, na ordem em que aparecem no currículo) h) Ante-projeto de pesquisa (mestrado) ou Projeto de Pesquisa (doutorado), em 4 (quatro) vias, conforme modelos disponíveis no Anexo 2 deste Edital, com indicação da Linha de Pesquisa e Projeto Temático do Programa. A relação das Linhas de Pesquisa e respectivos Projetos Temáticos do Programa está disponível na página do Programa na web Leia-se: 3.1 Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá apresentar os seguintes documentos, em formato eletrônico: a) em caráter excepcional, não será necessário apresentar comprovante de pagamento de taxa de inscrição, para as inscrições ocorrerem em data posterior à data de publicação desta retificação b) Formulário de Inscrição no processo seletivo regular, em modelo disponível na página do Programa na web: http://www.farmacia.ufmg.br/ppgca/, devidamente preenchido (incluindo fotografia digital 3x4), no qual o(a) candidato(a) definirá sua opção por um curso (mestrado ou doutorado) e identificará a modalidade de vaga. c) em caráter excepcional, o comprovante de conhecimento de língua inglesa poderá ser encaminhado até 31 de dezembro de 2020. f) curriculum vitae, modelo Lattes, conforme publicado na plataforma Lattes/CNPq (disponível em www.cnpq.br), devidamente comprovado (cópias digitais de todos os documentos, na ordem em que aparecem no currículo) h) Ante-projeto de pesquisa (mestrado) ou Projeto de Pesquisa (doutorado), conforme modelos disponíveis no Anexo 2 deste Edital, com indicação da Linha de Pesquisa e Projeto Temático do Programa. A relação das Linhas de Pesquisa e respectivos Projetos Temáticos do Programa está disponível na página do Programa na web Permanecem inalterados os demais itens do Edital. Belo Horizonte, 24 de abril de 2020. Profa. Dra. Adriana Silva França Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos RETIFICAÇÕES O Colegiado do PPG-SMARH RETIFICA os itens abaixo transcritos referentes ao Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/ED-AMPLA-COTA-MEST-DOUT-2020-1-SMARH.PDF e na 1ª Retificação do Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/1-retif-edital-2020-1.pdf Onde se lê: 1.2 Contatos: Tel. +55(31)3409-1882, e-mail: posgrad@desa.ufmg.br, página web do Programa: www.smarh.eng.ufmg.br, página web do Processo Seletivo: http://www.smarh.eng.ufmg.br/selecao.php. Leia-se: 1.2 Contatos: pelo e-mail: posgrad@desa.ufmg.br, página web do Programa: www.smarh.eng.ufmg.br, página web do Processo Seletivo: http://www.smarh.eng.ufmg.br/selecao.php. Onde se lê: 1.3 A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-SMARH) funciona no seguinte endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Belo Horizonte/MG. Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha. Escola de Engenharia da UFMG - Bloco 1 - 4º Andar - Sala 4619. CEP 31270-901. O horário de atendimento da Secretaria é de 2ª a 6ª feira, de 09:00 horas às 12:00 horas. Leia-se: 1.3 A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-SMARH) funciona no seguinte endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Belo Horizonte/MG. Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha. Escola de Engenharia da UFMG - Bloco 1 - 4º Andar - Sala 4619. CEP 31270-901. O atendimento presencial na Secretaria está temporariamente suspenso em decorrência da pandemia de COVID-19. Onde se lê: 2.1.1 Para o 2º semestre de 2020 serão ofertadas 12 vagas para o Doutorado, sendo 9 vagas para ampla concorrência e 3 para candidatos autodeclarados negros. O cronograma do processo seletivo do Doutorado para o segundo semestre será divulgado posteriormente no site do Programa, de acordo com a decisão do Colegiado, com antecedência mínima de 30 dias. Leia-se: 2.1.1 Para o 2º semestre de 2020 serão ofertadas 13 vagas para o Doutorado, sendo 10 vagas para ampla concorrência e 3 para candidatos autodeclarados negros. O cronograma do processo seletivo do Doutorado para o segundo semestre será divulgado posteriormente no site do Programa, de acordo com a decisão do Colegiado, com antecedência mínima de 30 dias. Onde se lê: 2.3 A autodeclaração Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível na página web do Programa e na Secretaria do Programa Leia-se: 2.3 A autodeclaração Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível na página web do Programa. Belo Horizonte, 7 de agosto de 2020. Professora Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. CONTINUA RETIFICAÇAO 2
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Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Genética RETIFICAÇÃO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2022 - MESTRADO E DOUTORADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado - nos seguintes termos: Onde se lê (...) 2. DAS VAGAS 2.1 Para o Mestrado serão oferecidas 18 (dezoito) e para o Doutorado serão oferecidas 18 (dezoito) ambos em regime de fluxo contínuo para ingresso no ano de 2022, conforme cronograma de seleção previamente disponibilizado no site do Programa. (...) 2.3 Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 4 (quatro) das 18 (dezoito) vagas do mestrado e 4 (quatro) das 18 (dezoito) vagas do doutorado serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros Leia-se 2. DAS VAGAS 2.1 Para o Mestrado serão oferecidas 30 (trinta) e para o Doutorado serão oferecidas 18 (dezoito) ambos em regime de fluxo contínuo para ingresso no ano de 2022, conforme cronograma de seleção previamente disponibilizado no site do Programa. (...) 2.3 Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 6 (Seis) das 30 (trinta) vagas do mestrado e 4 (quatro) das 18 (dezoito) vagas do doutorado serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Onde se lê: 5. DO PROCESSO SELETIVO - NÍVEL MESTRADO 5.5 - 3ª. ETAPA: ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE apresentado, de caráter classificatório, onde será avaliada a produção profissional (artigos, patentes, capítulo de livro e resumos) estágios e experiência profissional cursos extracurriculares cursos de pós-graduações lato e stricto sensu participações em eventos prêmios e distinções universitárias dentre outros itens indicados no barema. O barema será disponibilizado na página web do Programa em até 72 (setenta e duas horas) antes do início do processo seletivo. 5.6 - 4ª ETAPA: ENTREVISTA, de caráter classificatório. Esta etapa ocorrerá simultaneamente à análise dos currículos. As entrevistas serão realizadas presencialmente, a depender das normas de segurança estipuladas pela UFMG durante a pandemia de COVID-19, ou em sistema de comunicação remota, por meio de programa/aplicativo que permita o modo de videoconferência. O Programa/Aplicativo a ser utilizado será informado aos candidatos com antecedência no site do PPG em Genética. As entrevistas acontecerão em horário pré-agendado, divulgado na página web do programa. O candidato deverá se conectar no programa/aplicativo, juntamente com a banca avaliadora para prosseguimento da entrevista. É indispensável a indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico (e-mail) e um número de telefone celular para comunicação. Em caso de instabilidade de conexão com a internet ou queda do sinal da conexão a entrevista poderá ser retomada posteriormente. 5.6.1 Nesta etapa serão avaliadas a capacidade de raciocínio (50%), a expressão oral de ideias (30%), e a capacidade de síntese (20%) do candidato. 5.6.2 Os resultados da 3ª e 4ª Etapa serão divulgados simultaneamente, junto com o resultado final. CONTINUA PARTE II
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 6.1 A seleção dos candidatos ao DOUTORADO será feita em duas etapas 6.1.1 Primeira etapa. Prova escrita de compreensão de texto de literatura científica em língua inglesa, de caráter exclusivamente eliminatório. Esta prova será realizada em consonância com a Resolução N° 08/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, em data e sala a ser divulgado pelo Programa, e deve ser realizada na Faculdade de Farmácia (Campus UFMG - Pampulha). Esta prova terá duração de duas horas e será permitido o uso de dicionário, próprio e impresso. Exige-se aproveitamento de, pelo menos, 60% nesta prova. A divulgação do resultado desta etapa será feita em datas específicas informadas pelo Programa e estará disponível no mural da Secretaria do PPGCF e no site www.farmacia.ufmg.br/ppgcf. A nota obtida nesta prova não será utilizada no cômputo da média final para a aprovação do candidato, mas é requisito para ingresso no curso. 6.1.1.1- Serão dispensados do exame escrito de língua inglesa os candidatos que apresentarem, no ato da inscrição, um dos seguintes certificados com a respectiva pontuação mínima: (I) Certificado de aprovação do CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE, expedido nos últimos 3 anos, com pontuação mínima de 60%, (II) Test of English as Foreign Language ¿ TOEFL (mínimo de 79 pontos para o IBT TOEFL ou 550 pontos para o TOEFL tradicional), (III) International English Language Test ¿ IELTS (mínimo de seis pontos), (IV) First Certificate in English da Universidade de Cambridge, (V) ou outro equivalente, dentro da validade do teste, mediante análise do Colegiado do Programa, (VI) Será também aceita comprovação de aprovação em exame de conhecimento de língua inglesa realizado para seleção em curso de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES. 6.1.1.2 - Outros certificados de proficiência em língua inglesa poderão ser apresentados para julgamento de sua equivalência aos demais, pelo Colegiado do Programa. LEIA-SE: 6.1 Em caráter excepcional, a seleção dos candidatos ao DOUTORADO, realizada durante o período de isolamento social, será feita em uma única etapa. O candidato aprovado no processo seletivo deverá comprovar proficiência em língua inglesa. Em caráter excepcional, durante esse período de isolamento social, a apresentação do certificado de proficiência em língua inglesa poderá ser realizada em até 1 (um) ano após a aprovação no processo seletivo do DOUTORADO. Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 22 de abril de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 5
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina da UFMG Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2020 MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2020 MESTRADO E DOUDORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.4.1 Podem requerer inscrição os portadores de diploma de curso de graduação aprovado pelo MEC. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar, pessoalmente ou por procuração simples, todos os seguintes documentos que são comuns ao MESTRADO e ao DOUTORADO: LEIA-SE: 3.4.1 Podem requerer inscrição os portadores de diploma de curso de graduação aprovado pelo MEC. No ato da inscrição o candidato deverá enviar para o endereço eletrônico: ppgsp@medicina.ufmg.br, todos os seguintes documentos para o DOUTORADO, digitalizados: ONDE SE LÊ: 3.4.1 f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE/UFMG ii) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT - com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) IELTS - International English Language Test - com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) Michigan ECPE Examination for the Certificate of Proficiency in English, com conceito A, B ou C v) Cambridge - CPE- Certificate of Proficiency in English, com conceito A, B ou C vi) FCE- First Certificate in English da University of Cambridge, com conceito A, B ou C vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela Comissão Examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição LEIA-SE: 3.4.1. - f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE/UFMG, ii) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT, com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) IELTS - International English Language Test, com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) Michigan ECPE, Examination for the Certificate of Proficiency in English, com conceito A, B ou C v) Cambridge - CPE- Certificate of Proficiency in English, com conceito A, B ou C vi) FCE- First Certificate in English da University of Cambridge - com conceito A, B ou C vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela Comissão Examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição. Excepcionalmente, em virtude da pandemia de COVID-19 e a consequente suspensão na aplicação de exames de proficiência, o candidato que não possuir certificado de proficiência no ato da inscrição poderá se inscrever mediante a condição de que, se aprovado na seleção, deverá apresentar o documento no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da primeira matrícula no curso de Doutorado. A apresentação dos certificados de aprovação em exame de língua inglesa é requisito indispensável para a continuidade dos estudos no Doutorado e serão exigidos para a realização da matrícula no terceiro semestre do curso (segundo ano). Permanecem inalterados os demais itens do Edital. Belo Horizonte, 28 de abril de 2020. Professor Luana Giatti Gonçalves Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Faculdade de Medicina UFMG CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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Leia-se: 3.1 Letra e) projeto preliminar de pesquisa (para candidatos ao mestrado) e projeto completo de tese (para candidatos ao doutorado) sem qualquer menção, direta ou indireta, ao nome do(a) candidato(a): contendo título, indicação da linha de pesquisa em que se insere o projeto, introdução/antecedentes científicos, objetivos, relevância e justificativa, material e métodos, cronograma de execução, orçamento e referências bibliográficas. O projeto preliminar de pesquisa e o projeto completo de tese deverão ter uma folha de rosto, enviada em arquivo separado, que não conta como página, com o nome do candidato, indicação da linha de pesquisa em que se insere o projeto e o título do projeto. Não poderá conter nenhuma forma de identificação do candidato ao longo do texto, sob pena de sua desclassificação. Os projetos deverão compreender, no máximo, 10 páginas excluindo-se eventuais anexos e a folha de rosto, fonte 12 projetos fora dessa formatação não serão avaliados e o candidato será automaticamente desclassificado. A relação das linhas de pesquisa está disponível na página web do Programa. Em hipótese alguma, o candidato pode se identificar no projeto de pesquisa. Considera-se quebra de anonimato (identificação) qualquer referência explícita de autoria ou outras referências que permitam identificar o candidato (citação do nome do(a) autor(a) do projeto informação do nome do ex-orientador de iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso, de monografia ou de dissertação de mestrado menção de pertencimento a grupos de pesquisa referência a artigos em autoria ou em coautoria, caso seja explicitado tratar-se de obra do(a) autor(a) do projeto indicação de vinculação profissional atual e anteriores) e marcas de revisão presentes no texto. Em um único arquivo PDF e na sequência mencionada, os documentos dos itens f, g e h para o mestrado e f e g para o doutorado: g) Formulário de Pontuação (para candidatos ao mestrado e doutorado) devidamente preenchido disponibilizado no site do Programa https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/ Onde se lê: 5.1 - A seleção ao doutorado constará de 03 (três) etapas de caráter eliminatório e classificatório e a seleção ao mestrado constará de 02 (duas) etapas de caráter eliminatório e classificatório. O candidato que não comparecer a qualquer das etapas de seleção, no horário e local determinados, será considerado desistente e impedido de realizar o concurso de seleção, não se aceitando justificativa de qualquer natureza. Leia-se: 5.1 - A seleção ao mestrado e ao doutorado constará de 02 (duas) etapas de caráter eliminatório e classificatório. O candidato que não comparecer a qualquer das etapas de seleção, no horário e local determinados, será considerado desistente e impedido de realizar o concurso de seleção, não se aceitando justificativa de qualquer natureza.
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2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR e SUPLEMENTAR - Vagas para Indígenas e pessoas com Deficiência - DE SELEÇÃO 2023 Processo de seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA A SEGUINTE RETIFICAÇÃO AO EDITAL SUPRACITADO, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: ONDE SE LÊ: ANEXO I CRONOGRAMA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2023 Data: 07/11 a 09/01/2023 - Descrição: Período de inscrição Data: 12/01/2023 - Descrição: Homologação das inscrições Data: 12/01 a 14/01/2023 - Descrição: Prazo para recurso - homologação das inscrições Data: 01/02/2023 - Descrição: Resultado Final do Mestrado e Doutorado Data: 10/02/2023 - Descrição: Prazo para recurso do Resultado Final do Mestrado e Doutorado LEIA-SE: ANEXO I CRONOGRAMA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2023 Data: 07/11 a 11/01/2023 - Descrição: Período de inscrição Data: 13/01/2023 - Descrição: Homologação das inscrições Data: 14/01 a 16/01/2023 - Descrição: Prazo para recurso - homologação das inscrições Data: 03/02/2023 - Descrição: Resultado Final do Mestrado e Doutorado Data: 13/02/2023 - Descrição: Prazo para recurso do Resultado Final do Mestrado e Doutorado Os demais itens e subitens dos citados Editais permanecem inalterados. Belo Horizonte, 11 de janeiro de 2023. Prof. Willian Ricardo Rocha Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Retificação ao Edital Suplementar de Seleção 2019 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, comunica a retificação do Edital Suplementar de Seleção 2019 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência, referente aos seguintes itens: Item 2. Das Vagas Onde se lê, no subitem 2.4: No ato da inscrição, a candidata ou candidato indicará a linha de pesquisa à qual considera seu Projeto de Pesquisa mais pertinente. As respectivas linhas de pesquisa do Programa (mestrado e doutorado) são as seguintes: (i) Processos Comunicativos e Práticas Sociais (ii) Pragmáticas da Imagem e, (iii) Textualidades Mediáticas. Leia-se: No ato da inscrição, a candidata ou candidato indicará a linha de pesquisa à qual considera seu Projeto de Pesquisa mais pertinente. As respectivas linhas de pesquisa do Programa (mestrado e doutorado) são as seguintes: (i) Processos Comunicativos e Práticas Sociais (ii) Pragmáticas da Imagem e, (iii) Textualidades Midiáticas. O processo seletivo será realizado por linha de pesquisa. Cada linha de pesquisa comporá uma banca específica, responsável pela avaliação das candidatas e candidatos, tendo em vista a linha escolhida no ato da inscrição. Onde se lê, no subitem 2.6: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 10 agosto de 2018. Leia-se: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 16 agosto de 2018. Item 3. Da inscrição Onde se lê, no subitem 3.6.1.6, tópico b: introdução, com apresentação do objeto de estudo e breve justificativa, correlacionada à trajetória acadêmica e/ou profissional da candidata ou candidato¿. Leia-se: introdução, com apresentação do objeto de estudo e breve justificativa. Item 4. Da banca examinadora Onde se lê, no título do item 4: Da banca examinadora Leia-se: Das bancas examinadoras. Continua(...)
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EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 MESTRADO E DOUTORADO RETIFICAÇÃO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado Onde se lê: 4.1 Serão constituídas duas Comissões Examinadoras, uma para o mestrado e outra para o doutorado. Cada Comissão será composta por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, nomeados pelo Colegiado do PPGCA dentre os docentes do Programa. Os suplentes só participarão do Processo Seletivo em caso de impedimento justificado de um dos titulares. A relação nominal da Comissão Examinadora da seleção será divulgada, na Secretaria e na página do Programa na web, até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do processo seletivo juntamente com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da Comissão em função dos candidatos participantes neste concurso. Leia-se: 4.1 Serão constituídas duas Comissões Examinadoras, uma para o mestrado e outra para o doutorado. Cada Comissão será composta por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, nomeados pelo Colegiado do PPGCA dentre os docentes do Programa. Os suplentes só participarão do Processo Seletivo em caso de impedimento justificado de um dos titulares. A relação nominal da Comissão Examinadora da seleção será divulgada na página do Programa na web, até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do processo seletivo juntamente com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da Comissão em função dos candidatos participantes neste concurso. Onde se lê: 5.1.2.1 O Seminário de Defesa do Projeto de Pesquisa com arguição oral será avaliado quanto ao domínio do tema (5 pontos) e à forma de apresentação do projeto (5 pontos). A data e o local da apresentação do Seminário de Defesa serão divulgados na Secretaria e na página do Programa na web, em até 5 (cinco) dias antes da realização do Seminário. O candidato terá até 5 minutos para apresentar o Seminário de Defesa. Será permitida utilização de recursos visuais, sendo que o tipo de arquivo para apresentação desse Seminário será de livre escolha do candidato, que deverá trazer microcomputador e contará com equipamento de projeção da Faculdade de Farmácia. A apresentação do seminário e a arguição oral serão fechadas ao público. Leia-se: 5.1.2.1 O Seminário de Defesa do Ante-Projeto de Pesquisa com arguição oral será avaliado quanto ao domínio do tema (5 pontos) e à forma de apresentação do projeto (5 pontos). A data e horário da apresentação do Seminário de Defesa serão divulgados na página do Programa na web, em até 5 (cinco) dias antes da realização do Seminário. O candidato terá até 5 minutos para apresentar o Seminário de Defesa. A apresentação do seminário e a arguição oral, efetuadas por meio de vídeo-conferência, serão fechadas ao público. É indispensável a indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. Permanecem inalterados os demais itens do Edital. Belo Horizonte, 24 de abril de 2020. Profa. Dra. Adriana Silva França Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos CONTINUA RETIFICAÇÃO 5
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR RETIFICACAO DO EDITAL REGULAR DE SELECAO DE MESTRADO E DOUTORADO 2ª CHAMADA 2020 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o edital regular de seleção de MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LE: 5.2.3 Para candidatos residentes em outros países, estados ou em cidades mineiras que residem a 200 km ou mais de Belo Horizonte, a 1a. etapa poderá ser realizada por meio de Skype, com vídeo, desde que solicitado no ato da inscrição. Neste caso, o candidato deverá providenciar meio de comunicação online e informar o respectivo endereço eletrônico (Skype) no formulário de inscrição. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. O resultado desta etapa será divulgado com o resultado final. LEIA-SE: 5.2.3 Para todos os candidatos a 1ª etapa será realizada por meio de Skype, com vídeo. O candidato deverá providenciar meio de comunicação online e informar o respectivo endereço eletrônico (Skype) no formulário de inscrição ou enviar o endereço eletrônico para o e-mail da secretária. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. O resultado desta etapa será divulgado com o resultado final. ONDE SE LE: 6.1 A nota final de cada candidato será a média simples das notas relativas à primeira, segunda e terceira etapas para o MESTRADO e primeira e segunda etapas para o DOUTORADO. LEIA-SE: 6.1 A nota final de cada candidato será a média simples das notas relativas à primeira e segunda etapas para o MESTRADO e primeira e segunda etapas para o DOUTORADO. Permanecem inalterados os demais itens do edital. Belo Horizonte, 27 de abril de 2020. Professora Erika Cristina Jorge Coordenadora do Programa de Po¿s-Graduação em Biologia Celular CONTINUA RETIFICAÇAO 9
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RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2022 - MESTRADO E DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 4.1 Serão constituídas duas Comissões Examinadoras, uma para o mestrado e outra para o doutorado. Cada Comissão será composta por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, nomeados pelo Colegiado do PPGCA dentre os docentes do Programa. Os suplentes só participarão do Processo Seletivo em caso de impedimento justificado de um dos titulares. A relação nominal da Comissão Examinadora da seleção será divulgada na página do Programa na web, até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do processo seletivo juntamente com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da Comissão em função dos candidatos participantes neste concurso. Leia-se: 4.1 Serão constituídas duas Comissões Examinadoras, uma para o mestrado e outra para o doutorado. Cada Comissão será composta por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, nomeados pelo Colegiado do PPGCA. Os suplentes só participarão do Processo Seletivo em caso de impedimento justificado de um dos titulares. A relação nominal da Comissão Examinadora da seleção será divulgada na página do Programa na web, até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do processo seletivo juntamente com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da Comissão em função dos candidatos participantes neste concurso. Permanecem inalterados os demais itens do Edital. Belo Horizonte, 04 de julho de 2022.Profa. Dra. Verônica Ortiz Alvarenga - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos
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