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Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/ em até dois dias após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado. LEIA-SE: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/, 1 (um) dia após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado.. ONDE SE LÊ: 6.1.2.2.1 Na apresentação oral do pré-projeto de tese seguida de arguição do candidato pela Comissão Examinadora. Essa etapa será realizada de forma remota, por videoconferência. É indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. As apresentações terão no mínimo 10 minutos de duração. A escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto será divulgada na página web do Programa. LEIA-SE: 6.1.2.2.1 Na apresentação oral do pré-projeto de tese seguida de arguição do candidato pela Comissão Examinadora. Essa etapa será realizada de forma remota, por videoconferência. É indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 24 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. As apresentações terão no mínimo 10 minutos de duração. A escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto será divulgada na página web do Programa. Belo Horizonte, 22 de julho de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos RETIFICAÇÕES O Colegiado do PPG-SMARH RETIFICA os itens abaixo transcritos referentes ao Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/ED-AMPLA-COTA-MEST-DOUT-2020-1-SMARH.PDF e na 1ª Retificação do Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/1-retif-edital-2020-1.pdf Onde se lê: 3.5 Candidatos com deficiência e/ou necessidades específicas deverão indicar, no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso. Leia-se: 3.5 Candidatos com deficiência e/ou necessidades específicas deverão indicar, no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso, tendo ciência que todo o processo seletivo será realizado pela internet. Onde se lê: 3.13 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, medi-ante protocolo, na Secretaria do Programa, no horário de 09:00 às 12:00 h. Leia-se: 3.13 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 04 (quatro) dias corridos após a data de sua divulgação. Os recursos serão realizados pelo site do PPG-SMARH e deverão ser diri-gidos à Coordenação do Programa e enviados pelo ¿link¿ que será divulgado até o dia 24 setembro de 2020. Onde se lê: 5.2.5 A análise e arguição oral do Plano de Pesquisa e do Memorial será realizada entre os dias 11 a 22 de novembro de 2019, de forma presencial ou, alternativamente, em modo não presencial, por meio de Skype, para aqueles candidatos que se encontram fora de Belo Horizonte. Nesse último caso, o candidato deve solicitar a organização dessas avaliações em modo não presencial no ato da inscrição. A Comissão Examinadora entrará em contato com cada candidato que solicitou as avaliações via Skype para estabelecer o horário da mesma, no período de 11 a 22 novembro de 2019 Leia-se: 5.2.5 A análise e arguição oral do Plano de Pesquisa e do Memorial será realizada entre os dias 15 de outubro e 21 de outubro de 2020, de forma não presencial, por meio de teleconferência (skype), para todos os candidatos com inscrições homologadas. A divulgação do horário e local da Arguição Oral sobre o Plano de Pesquisa e o Memorial será feita até o dia 1 de outubro de 2020 na página web do Programa. Belo Horizonte, 7 de agosto de 2020. Professora Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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A Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE) COMUNICA a retificação do Edital Regular Nº 01/2021 - Seleção 2022, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 30 de julho de 2021, ficando este redigido da seguinte forma: Edital Regular Item 5.1: Onde se Lê: 5.1 A seleção realizar-se-á no período de 20 de setembro a 10 de dezembro de 2021 e será constituída de duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Leia-se: 5.1 A seleção realizar-se-á no período de 23 de setembro a 10 de dezembro de 2021 e será constituída de duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Edital Regular Item 5.2.2: Onde se Lê: 5.2 Primeira Etapa: Esta etapa ocorrerá entre os dias 20 de setembro a 22 de outubro de 2021 e consistirá de duas avaliações, totalizando 100 pontos: (a) Avaliação do Projeto de Pesquisa (até 70 pontos) e (b) Exame do Currículo (até 30 pontos). Leia-se: 5.2 Primeira Etapa: Esta etapa ocorrerá entre os dias 23 de setembro a 22 de outubro de 2021 e consistirá de duas avaliações, totalizando 100 pontos: (a) Avaliação do Projeto de Pesquisa (até 70 pontos) e (b) Exame do Currículo (até 30 pontos). Edital Regular Anexo IV: Onde se Lê: PROCESSO SELETIVO 20 de setembro a 10 de dezembro de 2021 PRIMEIRA ETAPA 20 de setembro a 22 de outubro de 2021 Leia-se: PROCESSO SELETIVO 23 de setembro a 10 de dezembro de 2021 PRIMEIRA ETAPA 23 de setembro a 22 de outubro de 2021 Belo Horizonte, 21 de setembro de 2021. Profª. Teresinha Fumi Kawasaki - Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE).
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical RETIFICAÇÃO 2 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020 MESTRADO E DOUTORADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, visando atender à necessidade do PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS, O EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL III CAPES TELEMEDICINA E ANÁLISE DE DADOS MÉDICOS EDITAL 12/2020 RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2020 MESTRADO E DOUDORADO para oferecer 2 (duas) vagas para o curso de Doutorado, nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.1 q) 1 (uma) cópia digital salva em CD ou pendrive, em formato PDF do projeto (doutorado) ou anteprojeto (mestrado). O projeto/anteprojeto deverá compreender, no máximo, 15 páginas numeradas e deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes itens: folha de rosto, que não conta como página, com o título do projeto/anteprojeto e indicação de uma das linhas de pesquisa relacionada do Programa. A relação das linhas de pesquisa do Programa está disponível na Secretaria do Programa e no endereço http://site.medicina.ufmg.br/cpginfectologia/linhas-depesquisa/. Em seguida: justificativa e relevância do projeto/anteprojeto objetivo geral e objetivos específicos material e métodos viabilidade de execução e conclusão da pesquisa no prazo de até 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e até 48 (quarenta e oito) meses para o doutorado descrição dos possíveis impactos científicos e sociais e produtos gerados, tais como artigos científicos e patentes a serem produzidos quando da realização do projeto. Não poderá haver nenhuma forma de identificação do candidato no projeto/anteprojeto, sob pena de desclassificação no concurso. LEIA-SE: 3.1 q) Com possibilidade de acesso direto, para atender, especificamente, ao Edital n° 12/2020 da CAPES, cujo tema é Telemedicina e Análise de Dados Médicos. As atividades a serem desenvolvidas devem contemplar um ou mais aspectos do projeto TeleCOVID-19: intervenção multifacetada usando ferramentas de telessaúde para enfrentamento da COVID-19, aprovado para financiamento pela CAPES, sob coordenação do Professor Antonio Luiz Ribeiro. Dessa forma, há requisitos especiais para esse processo seletivo: - A proposta de projeto, em formato PDF, com até 5 páginas, deve atender a temática da pesquisa sobre COVID-19 e desenvolver atividades que contemplem a metodologia do estudo TeleCOVID-19: intervenção multifacetada usando ferramentas de telessaúde para enfrentamento da COVID-19, conforme estabelecido no edital Na proposta de projeto deverá constar: breve introdução, objetivo, material e métodos, viabilidade de execução e conclusão da pesquisa no prazo de até 48 (quarenta e oito) meses, descrição dos possíveis impactos científicos e sociais e produtos gerados. Não poderá haver nenhuma forma de identificação do candidato, sob pena de desclassificação no concurso. - É necessário dedicação exclusiva para essa pesquisa. Permanecem inalterados os demais itens do edital e da primeira retificação do dia 27 de março de 2020. Belo Horizonte, 12 de agosto de 2020. Professor Eduardo Antonio Ferraz Coelho Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical
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A Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE) COMUNICA a retificação do Edital Regular Nº 01/2021 - Seleção 2022, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 30 de julho de 2021, ficando este redigido da seguinte forma: Edital Regular Item 3.2 (e): Onde se Lê: 3.2 (e) - Currículo Lattes, em PDF, gerado pela Plataforma Lattes (acesso pelo endereço http://lattes.cnpq.br/) Leia-se: 3.2 (e) - Formulário Currículo, disponível em www.promestre.fae.ufmg.br/mestrado/, preenchido e salvo em formato PDF ou o Currículo Lattes, em PDF, gerado pela Plataforma Lattes (acesso pelo endereço http://lattes.cnpq.br/) Edital Regular Item 5.2.2: Onde se Lê: 5.2.2 - Na avaliação do Currículo Lattes, com valor máximo de 30 pontos, serão analisadas a formação acadêmica (até 10 pontos) a experiência profissional em atividades relacionadas à educação (até 15 pontos) e a produção técnico-científica do candidato na área de educação (até 5 pontos). Leia-se: 5.2.2 - Na avaliação do Formulário Currículo ou do Currículo Lattes, com valor máximo de 30 pontos, serão analisadas a formação acadêmica (até 10 pontos) a experiência profissional em atividades relacionadas à educação (até 15 pontos) e a produção técnico-científica do candidato na área de educação (até 5 pontos). Profª. Teresinha Fumi Kawasaki - Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE).
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) Edital Regular de Seleção 2023-Mestrado e Doutorado e Edital Suplementar de Seleção 2023 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História COMUNICA a retificação dos Editais Regular de Seleção Mestrado e Doutorado e Edital Suplementar de Seleção 2023 Mestrado e Doutorado Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência, os quais foram publicados no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 25 de julho de 2022, ficando estes redigidos da seguinte forma: Edital Regular e Suplementar (Anexo III) Onde se lê: Histórico Escolar Máximo de 50 pontos Leia-se: Histórico Escolar Máximo de 10 pontos Onde se lê: Predomínio de conceito A ou média geral maior ou igual a 90 50,0 pontos Leia-se: Predomínio de conceito A ou média geral maior ou igual a 90 10,0 pontos Onde se lê: Predomínio de conceito B ou média geral maior ou igual a 80 40,0 pontos Leia-se: Predomínio de conceito B ou média geral maior ou igual a 80 8,0 pontos Onde se lê: Predomínio de conceito C ou média geral maior ou igual a 70 30,0 pontos Leia-se: Predomínio de conceito C ou média geral maior ou igual a 70 7,0 pontos Onde se lê: Títulos Acadêmicos Máximo de 30 pontos Leia-se: Títulos Acadêmicos Máximo de 25 pontos Onde se lê: Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado 30 pontos Leia-se: Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado 25 pontos Onde se lê: Participação em eventos científicos Máximo de 20 pontos Leia-se: Participação em eventos científicos Máximo de 15 pontos Belo Horizonte, 25 de novembro de 2022. Prof. Dr. André Luis Pereira Miatello, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História.
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 02 de setembro a 02 de outubro de 2019, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de MESTRADO, com entrada para o 1º e 2º semestres do ano de 2020, e DOUTORADO, com entrada única para o 1º semestre de 2020. Leia-se: A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 13 de agosto a 13 de setembro de 2020, estarão abertas as inscrições on-line para a seleção de candidatos(as) ao curso de MESTRADO, com entrada para o 2º semestre de 2020. Onde se lê: 1.1 As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-graduação, no Instituto de Geociências da UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627, Sala 3046, CEP 31270-901 - Belo Horizonte - MG, pessoalmente ou por procuração simples (devidamente assinada e sem necessidade de reconhecimento em cartório), de 2ª a 6ª feira, exceto em feriados e recessos escolares, no horário de 13:00 às 16:00 horas, onde serão fornecidas informações complementares. (...). Leia-se: 1.1 As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet (on-line) pelo endereço http://www.igc.ufmg.br/ - (Geologia pós-graduação ¿ processos seletivos (forma de ingresso no Programa)), mediante o formulário eletrônico que estará disponível na página WEB do Programa, no seguinte período: Das 08h:00min do dia 13 de agosto de 2020 até às 23h:59min do dia 13 de setembro de 2020. Não serão aceitas inscrições realizadas após o prazo estabelecido neste Edital. Excepcionalmente, devido à pandemia de COVID-19, além das inscrições, todas as etapas do processo seletivo também serão realizadas remotamente (on-line). A inscrição no processo seletivo implica a concordância do(a) candidato(a) com todos os itens retificados e inclusos no Edital para realização do processo seletivo remotamente (on-line). Onde se lê: 1.2 Contatos: Telefone (31) 3409-5494 E-MAIL, posgeol@igc.ufmg.br, página http://www.igc.ufmg.br/ - (Geologia pós-graduação ¿ processo seletivo). Leia-se: 1.2 Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail posgeol@igc.ufmg.br ou pela página eletrônica http://www.igc.ufmg.br/ - (Geologia pós-graduação processos seletivos (forma de ingresso no Programa)). Inclusão do Item: 2.5 Caso as vagas ofertadas para o Mestrado não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado do Programa, as vagas remanescentes poderão ser utilizadas em novo processo seletivo, cujo cronograma será divulgado na página WEB do Programa, com até 30 dias de antecedência da seleção. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 2
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Edital do Processo Seletivo 2021 - Mestrado e Doutorado - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO do edital publicado em 30 de julho de 2020 1) Edital Regular Onde se lê 7.1: ¿Os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) deverão efetuar entre os dias 02 e 13 de dezembro de 2020, exclusivamente pela Internet, o seu cadastro prévio mediante o preenchimento de formulário disponível na página eletrônica https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio e enviar para a Secretaria do Programa através do e-mail colposcom-soc@fafich.ufmg.br, a seguinte documentação até o dia 12 de fevereiro de 2021¿ Leia-se 7.1: ¿Os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) deverão efetuar entre os dias 03 e 15 de janeiro de 2021, exclusivamente pela Internet, o seu cadastro prévio mediante o preenchimento de formulário disponível na página eletrônica https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio e enviar para a Secretaria do Programa, via correio, entre 03 de março e 26 de abril de 2021, a seguinte documentação: ¿ Onde se lê 7.1.2 O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa das candidatas e candidatos aprovados e classificados no Processo seletivo para Mestrado e Doutorado, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pela candidata ou candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Programa até o dia 14 de fevereiro de 2021. 7.2 A candidata e o candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 12 de fevereiro de 2021, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Leia-se 7.1.2 O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa das candidatas e candidatos aprovados e classificados no Processo seletivo para Mestrado e Doutorado, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pela candidata ou candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Programa até o dia 30 de abril de 2021. 7.2 A candidata e o candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, entre 03 de março e 26 de abril de 2021, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação.
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RETIFICAÇÃO EDITAL REGULAR - PARTE II Item 8.1 ONDE SE LÊ: 8.1 O candidato aprovado e classificado no processo seletivo ao MESTRADO deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 07/03/2022 a 10/03/2022, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo ao DOUTORADO deverá efetuar, exclusivamente pela internet, em até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado final, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados ao MESTRADO será enviada ao DRCA pela Secretaria do Programa até o dia 11/03/2022. E a documentação completa dos selecionados ao DOUTORADO será enviada ao DRCA pela Secretaria do Programa em até 5 dias úteis após o período para o cadastro prévio. LEIA-SE: 8.1 O candidato aprovado e classificado no processo seletivo ao MESTRADO deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 14/03/2022 a 17/03/2022, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo ao DOUTORADO deverá efetuar, exclusivamente pela internet, em até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado final, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados ao MESTRADO será enviada ao DRCA pela Secretaria do Programa até o dia 18/03/2022. E a documentação completa dos selecionados ao DOUTORADO será enviada ao DRCA pela Secretaria do Programa em até 5 dias úteis após o período para o cadastro prévio. Item 8.2 ONDE SE LÊ: 8.2 O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá enviar para o endereço eletrônico colposfar@farmacia.ufmg.br, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau), até as seguintes datas: até o dia 07/03/2022 para candidatos ao Mestrado e até 5 dias úteis após a data da divulgação do resultado final para candidatos ao Doutorado. Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. CONTINUA PARTE III
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RETIFICAÇÃO EDITAL REGULAR 2022 - PARTE III Onde se lê: 7. DO RESULTADO FINAL PRELIMINAR 7.1 O resultado final dos candidatos que participaram de todas as etapas será obtido calculando-se a média aritmética ponderada das seguintes avaliações: i) Doutorado: análise curricular, avaliação do anteprojeto proposto em forma escrita e apresentação oral do projeto seguida de arguição, que terão pesos - 2 (dois), 1 (um), 2 (dois), respectivamente ii) Mestrado: curriculum vitae apresentado, Prova de Genética e entrevista, que terão peso 1 (um), 2 (dois) e 1 (um), respectivamente. 7.2 (...) Em caso de empate, o desempate será efetuado pela nota da etapa de Análise Curricular. Se o empate persistir, será analisada a pontuação na entrevista (Mestrado)/Análise de anteprojeto (Doutorado). Se, ainda assim persistir o empate, o desempate ocorrerá por critério etário (os mais velhos serão melhor classificados em relação aos mais novos). Leia-se: 7.1 O resultado final dos candidatos que participaram de todas as etapas será obtido calculando-se a média aritmética ponderada das seguintes avaliações: i) Doutorado: análise curricular, avaliação do anteprojeto proposto em forma escrita e apresentação oral do projeto seguida de arguição, que terão pesos - 2 (dois), 1 (um), 2 (dois), respectivamente ii) Mestrado: Prova de Genética e Análise de curriculum vitae/histórico escolar seguida de arguição oral, que terão peso 2 (dois) e 1 (um), respectivamente. 7.2 (...) Em caso de empate, o desempate será efetuado pela nota da etapa de Análise Curricular (Doutorado) e Análise de curriculum vitae/histórico escolar seguida de arguição oral (Mestrado). Se o empate persistir, será analisada a pontuação na prova de Genética (Mestrado) e Análise de anteprojeto (Doutorado). Se, ainda assim persistir o empate, o desempate ocorrerá por critério etário (os mais velhos serão melhor classificados em relação aos mais novos). Belo Horizonte, 14 de Janeiro de 2022. Prof. Dr. Frederico Marianetti Soriani Coordenador do PPG em Genética/ICB/UFMG
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Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO RETIFICAÇÃO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 3.5 Inscrições com documentação incompleta, ou enviada fora do prazo estabelecido neste Edital SERÃO INDEFERIDAS. Nenhum documento poderá ser anexado após a inscrição. Não será recebida qualquer forma de inscrição ou documentação por e-mail. Leia-se: 3.5 Inscrições com documentação incompleta ou enviada fora do prazo estabelecido neste Edital serão INDEFERIDAS. Nenhum documento poderá ser encaminhado após o término das inscrições, exceto a comprovação de conhecimento de língua inglesa, que poderá ser encaminhada até 31 de dezembro de 2020. As cópias digitais de toda a documentação devem estar legíveis e sem rasuras. Onde se lê: 3.6 (...) A divulgação do deferimento desses pedidos será feita até às 16 horas do dia 31/01/2020 na secretaria do PPGACT e na página www.farmacia.ufmg.br/ppgact/. Leia-se: 3.6 (...) A divulgação do deferimento desses pedidos será feita até às 16 horas do dia 28/08/2020 na página www.farmacia.ufmg.br/ppgact/.. Onde se lê: 3.7 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário de 09:00 as 11:00 horas e de 14:00 as 16:00 horas. Leia-se: 3.7 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e a versão digitalizada deverá ser encaminhada para o e-mail ppgact@farmacia.ufmg.br. Onde se lê: 4.1 (...) A relação nominal da banca examinadora será divulgada, na Secretaria e na página web do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo, junto a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função dos candidatos inscritos neste concurso, nos termos da legislação vigente. Leia-se: 4.1 (...) A relação nominal da banca examinadora será divulgada, na página web do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo, junto a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função dos candidatos inscritos neste concurso, nos termos da legislação vigente. Belo Horizonte, 13 de julho de 2020. Prof. André Luís Branco de Barros. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas CONTINUA RETIFICACAO 4
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pos-Graduac¿a¿o em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, no uso de suas atribuições torna público a retificação no edital regular de seleção nos seguintes termos: Onde se lê: 7.1. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 18 de junho a 03 julho de 2020, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no website https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Ficha-de-Cadastro-Previo. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, entregues na secretaria do Programa até 03 de julho de 2020, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso no dia 10 de julho de 2020. Leia-se: 7.1. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, em datas a serem informadas posteriormente pela secretaria do Programa, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no website https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Ficha-de-Cadastro-Previo. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. Onde se lê: 7.2. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 03 de julho de 2020, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão decurso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Leia-se: 7.2. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação deverá encaminhar, em datas a serem informadas posteriormente pela secretaria do Programa, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão decurso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Belo Horizonte, 10 de agosto de 2020. Professora Doutora Yacy-Ara Froner Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 8
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Retificação dos Editais Regular e Suplementar Nº 001/2021 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia comunica a retificação do Edital com as seguintes alterações no Item 1.10.4 do Edital Regular e 10.3.4 do Edital Suplementar de Seleção - Mestrado e Doutorado, publicados no Site dos Classificados dos Estados de Minas Online, em 23 de agosto de 2021, ficando estes redigidos da seguinte forma: Onde se lê: Outros certificados de proficiência em língua inglesa expedidos há no máximo 03 anos, poderão ser apresentados para julgamento de sua equivalência aos demais, pelo Colegiado do Programa. Leia-se: Outros certificados de proficiência em língua inglesa para candidatos ao Mestrado e de língua inglesa, francesa ou espanhola para os candidatos ao Doutorado, expedidos há no máximo 03 anos, poderão ser apresentados para julgamento de sua equivalência aos demais, pelo Colegiado do Programa. Belo Horizonte, 1 de setembro de 2021. Prof. Carlos Fernando Ferreira Lobo - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO Nº 01/2022 - MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2022 - Mestrado e Doutorado, ficando este redigido da seguinte forma: Item 3.1 ONDE SE LÊ: 3.1 e) cópia da certidão de nascimento ou de casamento ou separação (se tiver ocorrido alteração do nome), carteira de identidade, CPF, certidão de quitação eleitoral a ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitação-eleitoral (não serão aceitos comprovantes individuais de votação) LEIA-SE: 3.1 e) cópia da certidão de nascimento ou de casamento ou separação (se tiver ocorrido alteração do nome), carteira de identidade, CPF, certidão de quitação eleitoral a ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral (não serão aceitos comprovantes individuais de votação) Item 5.1.4.4 ONDE SE LÊ: 5.1.4.4 A inscrição no processo seletivo implica a concordância do candidato com os 7 (sete) princípios éticos e legais pertinentes à realização da prova on-line, sendo que o candidato assume o compromisso de não usar meios fraudulentos ou ilegais e de não solicitar ou contar com auxílio de terceiros para a realização desta prova. LEIA-SE: 5.1.4.4 A inscrição no processo seletivo implica a concordância do candidato com os princípios éticos e legais pertinentes à realização da prova on-line, sendo que o candidato assume o compromisso de não usar meios fraudulentos ou ilegais e de não solicitar ou contar com auxílio de terceiros para a realização desta prova CONTINUA PARTE II
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RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR E SUPLEMENTAR DE SELEÇÃO /2022 - MESTRADO A Coordenadora do Mestrado em Produção Animal, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular e Suplementar de Seleção 2022 ao Mestrado, ficando este redigido da seguinte forma: ONDE SE LÊ: 5.2. A avaliação do Histórico Escolar (30 pontos) e do Curriculum Vitae (40 pontos) será realizada com base nos critérios indicados no Anexo 2 deste Edital, itens 1 e 2. Na avaliação do Histórico Escolar e do Curriculum Vitae, as notas de cada candidato serão ranqueadas proporcionalmente em relação à maior nota entre os candidatos em cada avaliação. Assim, o candidato com maior número de pontos obterá 100% da nota (30 ou 40 pontos) para a avaliação em questão e os demais receberão notas proporcionais. Observa-se, portanto, que sempre haverá um candidato que alcançará 30 pontos na avaliação do histórico escolar e um candidato que alcançará 40 pontos na avaliação do curriculum vitae. Os demais candidatos receberão notas proporcionais a este. LEIA-SE: 5.2. A avaliação do Histórico Escolar (40 pontos) e do Curriculum Vitae (30 pontos) será realizada com base nos critérios indicados no Anexo 2 deste Edital, itens 1 e 2. Na avaliação do Histórico Escolar e do Curriculum Vitae, as notas de cada candidato serão ranqueadas proporcionalmente em relação à maior nota entre os candidatos em cada avaliação. Assim, o candidato com maior número de pontos obterá 100% da nota (40 ou 30 pontos) para a avaliação em questão e os demais receberão notas proporcionais. Observa-se, portanto, que sempre haverá um candidato que alcançará 40 pontos na avaliação do histórico escolar e um candidato que alcançará 30 pontos na avaliação do curriculum vitae. Os demais candidatos receberão notas proporcionais a este. Alteração do Anexo II e Inclusão do Anexo III Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Informações complementares poderão ser fornecidas pela Secretaria de Pós Graduação pelos e-mails secpg@ica.ufmg.br, secpgicaufmg@gmail.com, panimalufmg@gmail.com Montes Claros, 13 de abril de 2022 Professora Letícia Ferrari Crocomo - Coordenadora do Mestrado em Produção Animal do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Edital Regular de Seleção 2022- Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem COMUNICA a retificação do Edital Regular de Seleção Mestrado e Doutorado, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 17 de dezembro de 2021, ficando redigido da seguinte forma: Onde se Lê: 1.3 O valor da taxa de inscrição é de R$172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos),(...) Leia-se: 1.3 O valor da taxa de inscrição é de R$188,94 (cento e oitenta e oito e noventa e quatro centavos),(...) Onde se Lê: 3.1 n) (...) Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos para cada item de pontuação do currículo, conforme disposto no Anexo III e IV. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição. Leia-se: 3.1 n) (...) Os comprovantes deverão ser anexados, nos espaços específicos do sistema on line, para cada item de pontuação do currículo, na ordem disposta no Anexo IV. Não serão computados pontos do Currículo sem a devida comprovação no sistema. Não será permitida entrega de comprovantes após a inscrição Onde se lê: 3.1 o.2) Para o Doutorado, o pré-projeto, deverá ser apresentado em até 15 (quinze) páginas digitadas (excetuada a folha de rosto e referências), em espaço 1,5, fonte Arial, tamanho 12, contendo: folha de rosto com o título do projeto, identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular e o número de inscrição do candidato. O projeto deverá, na sequência, conter o título da pesquisa, introdução, referencial teórico, objetivos gerais e específicos, proposta metodológica, viabilidade (cronograma) e referências bibliográficas. Leia-se: 3.1 o.2) Para o Doutorado, o pré-projeto, deverá ser apresentado em até 15 (quinze) páginas digitadas (excetuada a folha de rosto e referências), em espaço 1,5, fonte Arial, tamanho 12, contendo: folha de rosto com o título do projeto, identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular e o número de inscrição do candidato. O projeto deverá, na sequência, conter o título da pesquisa, introdução (contendo a problematização fundamentada e questão-problema), seguida de objetivos e referencial teórico-metodológico (tipo de pesquisa justificada, cenário, população/amostragem ou participantes, métodos e técnicas de coleta e análise) cronograma (com a viabilidade do estudo) e referências bibliográficas.
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A Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE) COMUNICA a retificação do Editais Regular e Suplementar Nº 01/2022 - Seleção 2023, os quais foram publicados no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 14 de julho de 2022, ficando estes redigidos da seguinte forma: Edital Regular Anexo III: Docentes com disponibilidade para orientação no Mestrado nas respectivas linhas de pesquisa do programa e Edital Suplementar Anexo III: Docentes com disponibilidade para orientação no Mestrado nas respectivas linhas de pesquisa do programa: Onde se Lê: Infâncias e Educação Infantil: Patrícia Maria de Souza Santana Leia-se: Infâncias e Educação Infantil: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara Belo Horizonte, 08 de agosto de 2022. Profª. Teresinha Fumi Kawasaki Coordenadora do Mestrado Profissional Educação e Docência
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A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia COMUNICA a retificação do Edital Regular e suplementar de Seleção - Mestrado e Doutorado, o qual foi publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 09 de dezembro de 2021, ficando estes redigidos da seguinte forma: Edital Regular Onde se Lê: 2.1 O presente Edital rege o processo de seleção do Mestrado e do Doutorado em Bioquímica e Imunologia visando o ingresso de alunos em dois momentos distintos: primeiro e segundo semestres letivos do ano de 2022. Candidatos interessados em participar da seleção para o primeiro semestre de 2022 deverão se inscrever no processo seletivo conforme cronograma disposto neste Edital. Candidatos interessados em participar da seleção para ingresso no segundo semestre de 2022 deverão se inscrever no processo seletivo em datas a serem divulgadas com antecedência, conforme cronograma a ser posteriormente divulgado no site do Programa. As inscrições ficarão abertas pelo período mínimo de 15 dias e o processo seletivo será regido nos termos desse Edital, observado o limite de vagas disponibilizado. Leia-se: 2.1 O presente Edital rege o processo de seleção do Mestrado e do Doutorado em Bioquímica e Imunologia visando o ingresso de alunos em dois momentos distintos: primeiro e segundo semestres letivos do ano de 2022. Candidatos interessados em participar da seleção para o primeiro semestre de 2022 deverão se inscrever no processo seletivo conforme cronograma disposto neste Edital. Candidatos interessados em participar da seleção para ingresso no segundo semestre de 2022 deverão se inscrever no processo seletivo em datas a serem divulgadas com antecedência, conforme cronograma a ser posteriormente divulgado no site do Programa. As inscrições ficarão abertas pelo período mínimo de 15 dias e o processo seletivo será regido nos termos desse Edital, observado o limite de vagas disponibilizado. Caso as vagas ofertadas para o mestrado e o doutorado não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado do Programa, poderá ocorrer nova seleção com as vagas remanescentes em datas a serem divulgadas com antecedência, conforme o cronograma que será divulgado no site do Programa. As inscrições ficarão abertas pelo período de 15 dias e o processo seletivo será regido nos termos desse Edital, observado o limite de vagas disponibilizado.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSO DE MESTRADO EM GEOTECNIA E TRANSPORTES RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2023 A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições e considerando o princípio da publicidade, resolve RETIFICAR, em parte, o Edital Regular de Seleção do Mestrado, publicado em 2 de agosto de 2022, da seguinte forma: 1 - Onde se lê: A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 26 de setembro de 2022 a 10 de outubro de 2022, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes. Leia-se: A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 26 de setembro de 2022 a 20 de outubro de 2022, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes. 2 - Onde se lê: 3. DA INSCRIÇÃO 3.2 A documentação listada neste item deverá ser enviada, exclusivamente pela internet, através do e-mail posgrad@etg.ufmg.br, no período de 26/09/2022 a 10/10/2022. Leia-se: 3. DA INSCRIÇÃO 3.2 A documentação listada neste item deverá ser enviada, exclusivamente pela internet, através do e-mail posgrad@etg.ufmg.br, no período de 26/09/2022 a 20/10/2022. ¿ 3 - Onde se lê: 3.6 As inscrições recebidas serão conferidas, homologadas e divulgadas na página web do Curso (https://posgrad.etg.ufmg.br/) em 17/10/2022. Leia-se: 3.6 As inscrições recebidas serão conferidas, homologadas e divulgadas na página web do Curso (https://posgrad.etg.ufmg.br/) em 21/10/2022. 4 - Onde se lê: 3.7 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação, ou seja, em 18/10/2022 e 19/10/2022. Em atendimento à Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail da Secretaria do Curso (posgrad@etg.ufmg.br). Leia-se: 3.7 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação, ou seja, em 24/10/2022 a 25/10/2022. Em atendimento à Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail da Secretaria do Curso (posgrad@etg.ufmg.br). CONTINUA..............
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública 1ª - RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO Nº 001/2023 - MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2023 - MESTRADO E DOUDORADO, publicados no site dos Classificados dos Estados de Minas online, em 11 de outubro de 2022, ficando estes redigidos da seguinte forma: ONDE SE LÊ: 3.3.1 j) candidato(a)s estrangeiro(a)s deverão apresentar os documentos exigidos pela legislação específica e comprovar conhecimento de língua portuguesa, mediante a apresentação de cópia do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros-Celpe-Bras (nível intermediário) LEIA-SE:: 3.3.1 j) candidato(a)s estrangeiro(a)s deverão apresentar os documentos exigidos pela legislação específica e comprovar conhecimento de língua portuguesa, mediante a apresentação de cópia do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros-Celpe-Bras (nível intermediário). Excepcionalmente candidatos estrageiros poderão entregar o certificado de Proficiencia em Lingua Portuguesa até 30 de agosto de 2023. Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 21 de outubro de 2022. Professora Alaneir de Fátima dos Santos Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Saúde Pública
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) Retificação - Edital Regular do Processo Seletivo 2023 Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da Universidade Federal de Minas Gerais, COMUNICA a retificação do Edital Regular e do Edital Suplementar de Seleção ¿ Mestrado e Doutorado, publicados no site dos Classificados dos Estados de Minas Gerais Online, em 20 de outubro de 2022, ficando estes redigidos da seguinte forma: Onde se lê: 5.1. O exame de seleção de Mestrado constará de duas etapas fechadas: 1) A primeira etapa envolve a avaliação do pré-projeto de pesquisa e prova escrita de conhecimentos sobre temas relacionados ao treinamento esportivo e 2) a segunda etapa compreende a apresentação do pré-projeto de pesquisa na linha de pesquisa escolhida seguida por arguição oral. Leia-se: 5.1. O exame de seleção de Mestrado constará de duas etapas fechadas: 1) A primeira etapa envolve a avaliação do pré-projeto de pesquisa. 2) A segunda etapa compreende a prova escrita de conhecimentos sobre temas relacionados ao treinamento esportivo e a apresentação do pré-projeto de pesquisa na linha de pesquisa escolhida seguida por arguição oral. Belo Horizonte, 09 novembro de 2022. Prof. Dr. André Gustavo Pereira de Andrade Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
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A Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE) COMUNICA a retificação do Editais Regular e Suplementar Nº 01/2022 - Seleção 2023, os quais foram publicados no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 14 de julho de 2022, ficando estes redigidos da seguinte forma: Edital Regular Anexo IV CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DE 2022-2023 e Edital Suplementar Anexo IV CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DE 2022-2023: Onde se Lê: ENVIO DE CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (OU PORTUGUESA) >> Até 18 de janeiro de 2023 Leia-se: ENVIO DE CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (OU PORTUGUESA) >> Até 02 de março de 2023 Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2022. Profª. Teresinha Fumi Kawasaki Coordenadora do Mestrado Profissional Educação e Docência
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública TERCEIRA RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR - SELEÇÃO Nº 001/2023 - MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2023 - MESTRADO E DOUDORADO, publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 11 de outubro de 2022, para fins de realização do Mestrado e Doutorado em caráter fluxo contínuo, ficando este redigido da seguinte forma: ONDE SE LÊ: 3.3. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO - COMUNS AO MESTRADO E DOUTORADO. f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE/UFMG ii) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT - com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) IELTS - International English Language Test - com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) Michigan - ECPE - Examination for the Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C v) Cambridge - CPE- Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C vi) FCE- First Certificate in English da University of Cambridge - com conceito A, B ou C vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela Comissão Examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição. LEIA -SE: 3.3. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO - COMUNS AO MESTRADO E DOUTORADO. f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE/UFMG ii) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT - com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) IELTS - International English Language Test - com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) Michigan - ECPE - Examination for the Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C v) Cambridge - CPE- Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C vi) FCE- First Certificate in English da University of Cambridge - com conceito A, B ou C vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela Comissão Examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição. Excepcionalmente, o certificado de proficiência, poderá ser entregue no ato da matrícula até a data 26/06/2023. A apresentação do certificado de aprovação em exame de língua inglesa é requisito indispensável para a matrícula e sem este certificado a matrícula não será efetivada. Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 05 de abril de 2023 Professora Alaneir de Fátima Santos Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) Primeira Retificação do Edital Regular de Seleção 2023 - Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão & Organização do Conhecimento COMUNICA a retificação do Edital Regular de Seleção - Mestrado e Doutorado, publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, 07 de outubro de 2022, ficando estes redigidos da seguinte forma: Onde se Lê: 2.1. Serão oferecidas 36 (trinta e seis) vagas para ingresso no ano letivo de 2023, sendo 18 (dezoito vagas para o Mestrado e 18 (dezoito vagas para o Doutorado, em regime de fluxo contínuo. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, das 36 (trinta e seis) vagas oferecidas, 10 (dez) vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros (05 (cinco) vagas para o Mestrado e 05 (cinco) vagas para o Doutorado), e 26 (vinte e seis) vagas serão reservadas à livre concorrência (13 (treze) vagas para o Mestrado e 13 (treze) vagas para o Doutorado). Leia-se: 2.1 Serão oferecidas um total de 24 (vinte e quatro) vagas, sendo 11 (onze) vagas para o Mestrado e 13 (treze) vagas para o Doutorado, em regime de fluxo contínuo. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, das 24 (vinte e quatro) vagas oferecidas, 08 (oito) vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros 04 (quatro) vagas para o Mestrado e 04 (quatro) vagas para o Doutorado, e 16 (dezesseis) vagas serão reservadas à livre concorrência 07 (sete) vagas para o Mestrado e 09 (nove) vagas para o Doutorado. O PPG de Gestão e Organização do Conhecimento disponibilizará uma (01) bolsa de Doutorado destinada exclusivamente para o candidato estrangeiro que for aprovado e classificado em primeiro lugar no processo seletivo conforme documento da FAPEMIG, sob o título: DELIBERAÇÃO Nº 180, DE 12 DE ABRIL DE 2022, em seu artigo 4 - https://fapemig.br/pt/legislacao_detail/576 CONTINUA PARTE II
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 002/2019 MESTRADO E DOUDORADO nos seguintes termos: Onde se lê: 1.1 As inscrições serão feitas de forma presencial na Secretaria do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, na Avenida Professor Alfredo Balena, 190 5º andar, Sala 503 Bairro Santa Efigênia CEP 30130 100 - Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 08h30min as 11h30min, onde serão fornecidas informações complementares. Leia-se:1.1 Diante da determinação de isolamento social durante a pandemia do Covid 19(Coronavírus), o candidato deve preencher o formulário de inscrição e submeter os documentos solicitados no item 3.2 deste Edital, digitalizados em arquivo pdf, para o e-mail pgfonoufmg@gmail.com, durante o período de vigência das inscrições. Não serão aceitas inscrições por SEDEX. Onde se lê: 1.2 Contatos: Telefone (31) 3409-9641, e-mail ppgfonoufmg@gmail.com página web https://site.medicina.ufmg.br/cpgfonoaudiologia/processo-seletivo. Leia-se: 1.2 O contato com o programa será realizado exclusivamente pelo e-mail pgfonoufmg@gmail.com. Onde se lê: 2.2 A autodeclararão Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível no site e na secretaria do programa. (...). Leia-se 2.2 A autodeclararão Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível no endereço https://www.medicina.ufmg.br/cpgfonoaudiologia/processo-seletivo/. (...). Belo Horizonte, 13 de julho de 2020. Sirley Alves da Silva Carvalho. Coordenadora do PPG em Ciências Fonoaudiológicas CONTINUA RETIFICACAO 2
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 3.9 A cada candidato será atribuído um número de identificação que será utilizado para manter seu anonimato durante toda a seleção. Leia-se: 3.9 A cada candidato(a) será atribuído um número de identificação que será utilizado para manter seu anonimato durante a etapa de avaliação do projeto de pesquisa. Caso haja, ao longo do projeto, qualquer forma de identificação, o(a) candidato será eliminado(a) do certame. Inclusão do item: 3.11 Os(As) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo de Mestrado, com entrada no segundo semestre de 2020, DEVERÃO apresentar a foto 3x4cm recente e colorida e, devidamente IMPRESSOS, os documentos que estão listados no item 3.2 retificado (letras ¿B¿ até ¿Q¿, exceto pelo disposto na letra ¿G¿), conforme data a ser informada na página WEB do Programa. Inclusão do item: 3.12 ¿A UFMG não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivos de natureza técnica associados a computadores, a falhas de comunicação e por quaisquer outros motivos de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados para consolidação da inscrição. Onde se lê: 4.1 (...) A relação nominal da Comissão Examinadora será divulgada no mural da Secretaria e na página WEB do Programa, até 48 horas antes do início dos processos seletivos com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos nesta seleção. Leia-se: 4.1 (...) A relação nominal da Comissão Examinadora será divulgada na página WEB do Programa, até 48 horas antes do início da primeira etapa do processo seletivo com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos(as) candidatos(as) inscritos(as) nesta seleção. Os(As) suplentes só participarão do Processo Seletivo em caso de impedimento justificado de um(a) titular. Onde se lê: 5.1.1 O Processo Seletivo será realizado conforme disciplinado neste Edital. Os exames de seleção serão realizados no prédio do Instituto de Geociências da UFMG, em salas a serem informadas pela Secretaria do Programa e na página WEB do Programa. Leia-se: 5.1.1 O Processo Seletivo será realizado remotamente (on-line), conforme disciplinado no Edital, seus itens retificados e inclusos, de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Educação à Distância (CAED) da UFMG. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 7
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 5.1.4.2 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante na ficha de inscrição do candidato. O resultado final da Segunda Etapa do Exame de Seleção, após análise dos recursos, será divulgado no mural da Secretaria e na página WEB do Programa, no dia 01 de novembro de 2019, após as 18 horas. Recursos não fundamentados serão indeferidos. Não serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo. Leia-se: 5.1.4.2 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante na ficha de inscrição do(a) candidato(a). O resultado final da Segunda Etapa do Exame de Seleção, após análise dos recursos, será divulgado na página WEB do Programa, no dia 21 de outubro de 2020, após as 18 horas. Onde se lê: 5.1.5 3ª. etapa, de caráter classificatório. Arguição e discussão oral sobre aspectos relacionados à prova escrita e sobre o Projeto de Pesquisa. Nesta etapa serão avaliados o grau de conhecimento do candidato de aspectos relacionados ao conteúdo da prova escrita (conhecimento geológico básico), correspondendo a 50% do total da avaliação da etapa, e o grau de conhecimento do tema proposto no projeto de pesquisa, correspondendo a 50% do total da avaliação da etapa. O segundo quesito leva em consideração o conhecimento/domínio do projeto proposto pelo candidato e a consistência científica do projeto. Para tanto, o candidato terá no máximo 10 minutos para expor o tema de estudo, as questões científicas envolvidas e os materiais e métodos a serem empregados para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, sendo em seguida argüido por membros da comissão de seleção. Após essa avaliação, a comissão emitirá uma nota máxima registrada em escala de 0 a 100, com base na média simples das notas individuais conferidas pelos seus membros. A arguição e discussão oral sobre aspectos relacionados à prova escrita e sobre o Projeto de Pesquisa será realizada, presencialmente, no dia 07 de novembro de 2019, no prédio do Instituto de Geociências da UFMG (em sala a divulgar), conforme cronograma a ser divulgado no mural da Secretaria e na página WEB do Programa. Leia-se: 5.1.5 3ª. etapa, de caráter classificatório. Defesa oral do Projeto de Pesquisa. O(A) candidato(a) terá no máximo 10 minutos para expor/defender o tema de estudo, as questões científicas envolvidas, a exequibilidade e os materiais e métodos a serem empregados para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, sendo em seguida arguido(a) por membros da comissão de seleção. Serão avaliados nessa etapa os seguintes aspectos: (1) domínio da temática do projeto (40%), (2) conhecimento geológico e maturidade científica (20%) e (3) relevância científica do projeto (40%). As informações contidas na carta do(a) candidato(a) explicitando os motivos que o(a) levaram a procurar o curso serão consideradas no terceiro item desta etapa. Após essa avaliação, a comissão emitirá uma nota máxima registrada em escala de 0 a 100, com base na média simples das notas individuais conferidas pelos seus membros. A pontuação mínima para aprovação nesta etapa é 60 (sessenta) pontos. A defesa oral do Projeto de Pesquisa será realizada por meio de conferência on-line, no dia 23 de outubro de 2020, cujo cronograma e forma de acesso serão divulgados na página WEB do Programa. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 14
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística Extrato do Edital Regular de Seleção 2021 - Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Estatística FAZ SABER que, no período de 03 de novembro a 18 de dezembro de 2020, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO e ao DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas 35 (trinta e cinco) vagas para o Mestrado e 20 (vinte) vagas para o Doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, preenchendo o formulário eletrônico de inscrição diretamente na página web do PPGEST, em http:www.est.ufmg.br/inscricao-online, e submetendo, de forma completa e durante o período de vigência das inscrições, os documentos solicitados e digitalizados, para o endereço eletrônico: pgest@est.ufmg.br: Versão completa do edital está disponível em (http://www.est.ufmg.br/portal/pos-graduacao). Belo Horizonte, 15 de outubro de 2020. Prof. Flávio Bambirra Gonçalves - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estatística - ICEx - UFMG.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção Nº 002/2020 - Mestrado e Doutorado 2021 O Programa de Pós-Graduação em Geologia FAZ SABER que, no período de 17 de dezembro de 2020 a 17 de janeiro de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO E AO DOUTORADO. Serão oferecidas 10 vagas para o Mestrado e 06 vagas para o Doutorado, todas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021. O Edital está em consonância com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG. As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet (on-line), cujo formulário eletrônico estará disponível no endereço http://www.igc.ufmg.br/ - (Geologia - pós-graduação - processos seletivos - forma de ingresso no Programa). Edital completo está disponível no site do Programa em www.igc.ufmg.br. Belo Horizonte, 14 de dezembro de 2020. Profa. Dra. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva - Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia.
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O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2021 MESTRADO E DOUDORADO, publicados no site dos Classificados dos Estados de Minas online, em 23 de dezembro de 2020, ficando estes redigidos da seguinte forma: ONDE SE LÊ: 3.1 inscrição será facultada a portadores de diploma de curso de graduação em Medicina Veterinária, ou em áreas afins, a juízo do Colegiado do Curso. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no endereço: http://www.vet.ufmg.br/ensino_posgraduacao/processo_seletivo/, anexando ao formulário cópias digitalizadas legíveis e sem rasura, em formato pdf, da seguinte documentação: LEIA-SE: 3.1 inscrição será facultada a portadores de diploma de curso de graduação em Medicina Veterinária, ou em áreas afins, a juízo do Colegiado do Curso. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no endereço: http://www.vet.ufmg.br/ensino_posgraduacao/processo_seletivo/, anexando ao formulário cópias digitalizadas legíveis e sem rasura, em formato pdf, da seguinte documentação (com exceção do item e, o qual poderá ser entregue no ato de inscrição ou no momento da matrícula): Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 07 de Janeiro de 2021. Prof. Henrique César Pereira Figueiredo Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal
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