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Selecao tres


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Viçosa-MG (Minas Gerais)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2020 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social FAZ SABER que, no período de 19 de julho a 20 de agosto de 2019, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de MESTRADO e de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas 12 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2020, 6 (seis) vagas para o Mestrado (três para indígenas e três para pessoas com deficiência) e 6 (seis) vagas para o Doutorado (três para indígenas e três para pessoas com deficiência). As inscrições serão feitas mediante o preenchimento on-line do cadastro de inscrição, que estará disponível no endereço www.ppgcom.fafich.ufmg.br no período da inscrição. Versão completa do edital está disponível em www.ppgcom.fafich.ufmg.br. Belo Horizonte, 17 de julho de 2019. Profa. Ângela Cristina Salgueiro Marques - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2021 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social FAZ SABER que, no período de 10 de agosto a 11 de setembro de 2020, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de MESTRADO e de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2021, 6 (seis) vagas para o Mestrado (três para indígenas e três para pessoas com deficiência) e 6 (seis) vagas para o Doutorado (três para indígenas e três para pessoas com deficiência). Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente pela internet através de preenchimento de formulário online, disponível em www.ppgcom.fafich.ufmg.br. Versão completa do Edital está disponível em www.fafich.ufmg.br/ppgcom. Belo Horizonte, 30 de julho de 2020. Prof. Bruno Souza Leal - Coordenador pro tempore do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2022- Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social FAZ SABER que, no período de 16 de julho a 15 de agosto de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de MESTRADO e de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2022, 6 (seis) vagas para o Mestrado (três para indígenas e três para pessoas com deficiência) e 6 (seis) vagas para o Doutorado (três para indígenas e três para pessoas com deficiência). Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente pela internet através de preenchimento de formulário online, disponível em www.ppgcom.fafich.ufmg.br. Versão completa do Edital está disponível em www.fafich.ufmg.br/ppgcom. Belo Horizonte, 09 de junho de 2021. Prof. Bruno Souza Leal - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG.
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos RETIFICAÇÃO ao Edital Regular de Seleção 2018 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, comunica a RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção 2018 - Doutorado. Onde se lê: 2.1 - Serão oferecidas 12 (doze) vagas para ingresso durante o ano letivo de 2018. As linhas de pesquisa são Qualidade de Alimentos Química e Bioquímica de Alimentos e Nutrição, Alimentação e Saúde. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 03 (três) das 12 (dozes) vagas, serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Leia-se: 2.1 - Serão oferecidas 12 (doze) vagas para ingresso durante o ano letivo de 2018. As linhas de pesquisa são Qualidade de Alimentos Química e Bioquímica de Alimentos e Nutrição, Alimentação e Saúde. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 03 (três) das 12 (dozes) vagas, serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Para inscrições recebidas até 15 de junho de 2018, será realizado um primeiro Exame de Seleção entre 25 e 29 de junho de 2018. Caso haja vagas remanescentes, para as inscrições recebidas até 28 de setembro de 2018, um segundo exame de Seleção ocorrerá entre 08 a 12 de outubro de 2018. Contatos: telefone (31) 3409-6910, e-mail: colposalm@ farmacia.ufmg.br, página do Programa na web http://www.farmacia.ufmg.br/ppgca/ Belo Horizonte, 09 de fevereiro 2018 - Profa. Dra. Scheilla Vitorino Carvalho de Souza Ferreira - Coordenadora do Programa.
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Mestrado Profissional em Educação e Docência Retificação do Edital Suplementar de Seleção - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência - Seleção 2019 A Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Professora Nilma Soares da Silva, tendo em vista alteração superveniente referente à identificação do candidato no projeto de pesquisa, torna pública a retificação do subitem 3.8 (l), do Edital Suplementar de Seleção - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência - Seleção 2019, conforme a seguir especificado, permanecendo inalterados os demais itens e subitens do referido edital. Onde se lê: [...] 3.8 - l) PROJETO DE PESQUISA a ser desenvolvido com, no máximo, 15 (quinze) páginas (incluindo a bibliografia), digitado em espaço 1,5, tipo de letra Times New Roman, corpo 12, papel A4 e margens de 2,5 cm. O projeto deverá ser apresentado em um único arquivo digital (pdf) contendo uma folha de rosto (apenas com o título do projeto e linha de pesquisa à qual o candidato pretende se vincular, entre as relacionadas no item I deste Edital). O projeto deve conter as seguintes partes: I) MEMORIAL - descrição e análise da experiência profissional do candidato que seja significativa para o desenvolvimento do projeto (em no máximo três páginas) II) PROPOSTA DE ESTUDO - questão/desafio que pretende desenvolver III) INDICAÇÃO DO PRODUTO ESPERADO - desenvolvimento e análise de ações/intervenções educativas e/ou recursos didáticos Leia-se: [...] 3.8 - l) PROJETO DE PESQUISA a ser desenvolvido com, no máximo, 15 (quinze) páginas (incluindo a bibliografia), digitado em espaço 1,5, tipo de letra Times New Roman, corpo 12, papel A4 e margens de 2,5 cm. O projeto deverá ser apresentado em um único arquivo digital (pdf) contendo uma folha de rosto (apenas com o título do projeto e linha de pesquisa à qual o candidato pretende se vincular, entre as relacionadas nos itens 2.4 e 2.5 deste Edital). Não poderá haver ao longo do projeto nenhuma identificação do candidato sob pena de desclassificação. O projeto deve conter as seguintes partes: I) MEMORIAL - descrição e análise da experiência profissional do candidato que seja significativa para o desenvolvimento do projeto (em no máximo três páginas) II) PROPOSTA DE ESTUDO - questão/desafio que pretende desenvolver III) INDICAÇÃO DO PRODUTO ESPERADO - desenvolvimento e análise de ações/intervenções educativas e/ou recursos didáticos Belo Horizonte, 03 de julho de 2018 - Profa. Nilma Soares da Silva Coordenadora do Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.
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Onde se lê no item 3.6:Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Curso no horário de 09h00min às 11h00min e de 14h00min às 16h00min. Leia- se no item 3.6:Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos pelo candidato por e-mail cienciasflorestaisufmg@gmail.com. Onde se lê no item 3.7:Após o deferimento da inscrição, a cada candidato será atribuído um número de identificação que será utilizado para manter seu anonimato durante a correção da prova escrita (1ª etapa) e do projeto de pesquisa. Leia- se no item 3.7: Após o deferimento da inscrição, a cada candidato será atribuído um número de identificação que será utilizado para manter seu anonimato durante a avaliação do Curriculum vitae (exportado da Plataforma Lattes) e Projeto de pesquisa. Onde se lê no item 4.1:A Banca Examinadora será constituída de, no mínimo, 3 (três) professores indicados pelo Colegiado. A relação nominal da banca examinadora será divulgada, na Secretaria e na página web do Curso, no dia 06 de novembro de 2019 com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. Leia- se no item 4.1: A Banca Examinadora será constituída de, no mínimo, 3 (três) professores indicados pelo Colegiado. A relação nominal da banca examinadora será divulgada na página web do Curso, no dia 17 de agosto de 2020 com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. Onde se lê no item 5.1:O processo de seleção será constituído de três etapas, compreendendo: (1) avaliação de conhecimentos específicos na área das Ciências Florestais, (2) avaliação do Curriculum vitae e (3) avaliação do projeto de pesquisa. Leia- se no item 5.1:O processo de seleção será constituído de duas etapas, compreendendo: 1ª etapa: (avaliação do Curriculum vitae) de caráter eliminatório e uma 2ª etapa (entrevista virtual) de caráter classificatório.
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Programa de Pós-Graduação em Física - RETIFICAÇÃO 2 Edital Regular de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado PARTE I O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais no uso de suas atribuições resolve RETIFICAR, em parte, o Edital Regular de Seleção 2022, publicado no site dos Classificados do Estado de Minas Online no dia 22 de novembro de 2021, nos seguintes termos: Onde se lê: 5.1- O processo de seleção será realizado separadamente para candidatos ao Doutorado e ao Mestrado, e para o Mestrado, separadamente nas áreas de concentração Física e Astrofísica, e na área de concentração Física Aplicada e Interdisciplinar. Será constituído de três etapas, compreendendo (i) a nota obtida na avaliação escrita pertinente (que consiste no Exame Unificado de Física em qualquer uma de suas últimas seis edições para os candidatos para o Doutorado e o Mestrado nas áreas de concentração Física ou Astrofísica, e no Exame em Física Aplicada e Interdisciplinar, edições 1/2020,1/2021, 2/2021 e 1/2022, para entrada no 1º semestre de 2022, e edições 1/2020,1/2021, 2/2021, 1/2022 e 2/2022 para entrada no 2º semestre de 2022, para os candidatos ao Mestrado na área de concentração Física Aplicada e Interdisciplinar), (ii) análise de curriculum vitae e histórico escolar, e arguição oral sobre o pré-projeto ou projeto de pesquisa e sobre conhecimentos pertinentes à experiência acadêmica e profissional do candidato, conforme detalhadas neste Edital (iii) prova escrita de conhecimento de língua inglesa. Leia-se: 5.1 - O processo de seleção será realizado separadamente para candidatos ao Doutorado e ao Mestrado, e para o Mestrado, separadamente nas áreas de concentração Física e Astrofísica, e na área de concentração Física Aplicada e Interdisciplinar. Será constituído de três etapas, compreendendo (i) a nota obtida na avaliação escrita pertinente (que consiste no Exame Unificado de Física em qualquer uma de suas últimas seis edições para os candidatos para o Doutorado e o Mestrado nas áreas de concentração Física ou Astrofísica, e no Exame em Física Aplicada e Interdisciplinar, edições 1/2020,1/2021, 2/2021 e 1/2022, para entrada no 1º semestre de 2022, e edições 1/2020,1/2021, 2/2021, 1/2022 e 2/2022 para entrada no 2º semestre de 2022, para os candidatos ao Mestrado na área de concentração Física Aplicada e Interdisciplinar), (ii) análise de curriculum vitae e histórico escolar, e arguição oral sobre sua trajetória acadêmica e sobre o pré-projeto ou projeto de pesquisa, sobre conhecimentos pertinentes à experiência acadêmica e profissional do candidato, conforme detalhadas neste Edital (iii) prova escrita de conhecimento de língua inglesa. Continua - PARTE II
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Programa de Pós-Graduação em Física - RETIFICAÇÃO Edital Suplementar de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e pessoas com Deficiência PARTE I O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais no uso de suas atribuições resolve RETIFICAR, em parte, o Edital Suplementar de Seleção 2022, publicado no site dos Classificados do Estado de Minas Online no dia 22 de novembro de 2021, nos seguintes termos: Onde se lê: 4.2 - O processo de seleção será realizado separadamente para candidatos ao Doutorado e ao Mestrado, e para o Mestrado, separadamente nas áreas de concentração Física e Astrofísica, e na área de concentração Física Aplicada e Interdisciplinar. Será constituído de três etapas, compreendendo (i) a nota obtida na avaliação escrita pertinente (que consiste no Exame Unificado de Física em qualquer uma de suas últimas seis edições para os candidatos para o Doutorado e o Mestrado nas áreas de concentração Física ou Astrofísica, e no Exame em Física Aplicada e Interdisciplinar, edições 1/2020,1/2021, 2/2021 e 1/2022, para entrada no 1º semestre de 2022, e edições 1/2020,1/2021, 2/2021, 1/2022 e 2/2022 para entrada no 2º semestre de 2022, para os candidatos ao Mestrado na área de concentração Física Aplicada e Interdisciplinar), (ii) análise de curriculum vitae e histórico escolar, e arguição oral sobre o pré-projeto ou projeto de pesquisa e sobre conhecimentos pertinentes à experiência acadêmica e profissional do candidato, conforme detalhadas neste Edital (iii) prova escrita de conhecimento de língua inglesa. Leia-se: 4.2 - O processo de seleção será realizado separadamente para candidatos ao Doutorado e ao Mestrado, e para o Mestrado, separadamente nas áreas de concentração Física e Astrofísica, e na área de concentração Física Aplicada e Interdisciplinar. Será constituído de três etapas, compreendendo (i) a nota obtida na avaliação escrita pertinente (que consiste no Exame Unificado de Física em qualquer uma de suas últimas seis edições para os candidatos para o Doutorado e o Mestrado nas áreas de concentração Física ou Astrofísica, e no Exame em Física Aplicada e Interdisciplinar, edições 1/2020,1/2021, 2/2021 e 1/2022, para entrada no 1º semestre de 2022, e edições 1/2020,1/2021, 2/2021, 1/2022 e 2/2022 para entrada no 2º semestre de 2022, para os candidatos ao Mestrado na área de concentração Física Aplicada e Interdisciplinar), (ii) análise de curriculum vitae e histórico escolar, e arguição oral sobre sua trajetória acadêmica e sobre o pré-projeto ou projeto de pesquisa, sobre conhecimentos pertinentes à experiência acadêmica e profissional do candidato, conforme detalhadas neste Edital (iii) prova escrita de conhecimento de língua inglesa. CONTINUA - PARTE II
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RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2022 - MESTRADO E DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 4.1 Serão constituídas duas Comissões Examinadoras, uma para o mestrado e outra para o doutorado. Cada Comissão será composta por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, nomeados pelo Colegiado do PPGCA dentre os docentes do Programa. Os suplentes só participarão do Processo Seletivo em caso de impedimento justificado de um dos titulares. A relação nominal da Comissão Examinadora da seleção será divulgada na página do Programa na web, até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do processo seletivo juntamente com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da Comissão em função dos candidatos participantes neste concurso. Leia-se: 4.1 Serão constituídas duas Comissões Examinadoras, uma para o mestrado e outra para o doutorado. Cada Comissão será composta por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, nomeados pelo Colegiado do PPGCA. Os suplentes só participarão do Processo Seletivo em caso de impedimento justificado de um dos titulares. A relação nominal da Comissão Examinadora da seleção será divulgada na página do Programa na web, até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do processo seletivo juntamente com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da Comissão em função dos candidatos participantes neste concurso. Permanecem inalterados os demais itens do Edital. Belo Horizonte, 04 de julho de 2022.Profa. Dra. Verônica Ortiz Alvarenga - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos
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RETIFICAÇÃO 3 ONDE SE LÊ: 3.12 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário e endereço indicados no item 1.2. LEIA-SE: 3.12 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser dirigidos à Coordenação e enviados por e-mail: bioinfo@icb.ufmg.br ONDE SE LÊ: 5.1. A seleção dos candidatos será realizada no período de 03/02/2020 a 07/02/2020, em horário e local a serem definidos e divulgados, na página (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br) e constará de três etapas. LEIA-SE: 5.1 A seleção dos candidatos será realizada no período de 29/07/2020 a 31/07/2020, em horário e link de acesso ao local a serem definidos e divulgados, na página (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br) e constará de três etapas. ONDE SE LÊ: 5.2 Candidatos estrangeiros e brasileiros residentes no exterior ou em casos excepcionais, candidatos brasileiros residentes no país, que estejam em outro estado, poderão realizar as provas escritas, em locais definidos pela Comissão Examinadora, assim como a arguição do projeto de pesquisa de Doutorado que poderá ser realizada via Skype, desde que o candidato comunique sua intenção até o último dia da inscrição pelo e-mail bioinfo@icb.ufmg.br. As informações dos locais definidos pela Comissão estarão disponíveis com antecedência, na página web do programa (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/). LEIA-SE: 5.2 As etapas de seleção serão feitas, excepcionalmente em face à pandemia do Covid 19, remotamente. ONDE SE LÊ: 5.3 Caberá recurso contra o resultado das primeira e segunda etapas do processo seletivo, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. Os resultados das etapas subsequentes serão divulgados com o resultado final, em local e datas a serem especificados e divulgados, na página web do Programa. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática no Instituto de Ciências Biológicas - Bloco k4 - Sala 163 - Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627 ¿ Pampulha, no horário indicado no item 1.2. LEIA-SE: 5.3 Caberá recurso contra o resultado das primeira e segunda etapas do processo seletivo, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. Os resultados das etapas subsequentes serão divulgados com o resultado final, em local e datas a serem especificados e divulgados, na página web do Programa. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados por e-mail bioinfo@icb.ufmg.br CONTINUA RETIFICAÇÃO 4
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2021 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais, TORNA PÚBLICO que, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência a partir das 06:00h (seis horas) do dia 01 de fevereiro de 2021 até as 23:59h (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 18 de fevereiro de 2021, ao curso de DOUTORADO, e a partir das 06:00h (seis horas) do dia 01 de fevereiro de 2021 até as 23:59h (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 26 de fevereiro de 202, ao curso de MESTRADO, em cumprimento à Resolução no 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2021, 02 (duas) vagas para o Mestrado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência) e 02 (duas) vagas para o Doutorado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição (http://www.pgfisfar.icb.ufmg.br/selecao) e submissão dos documentos solicitados e digitalizados, todos no formato PDF, com exceção da foto 3x4 que é no formato JPEG, diretamente na página web do Programa durante o período de vigência das inscrições. Versão completa do Edital está disponível em www.pgfisfar.icb.ufmg.br. Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2021. Prof. Dra. Sílvia Carolina Guatimosim Fonseca - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública 2ª - RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2021 - MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2021 - MESTRADO E DOUDORADO, publicado no site dos Classificados dos Estados de Minas online, em 11 de novembro de 2020, para fins de realização do Doutorado em caráter fluxo-contínuo, ficando este redigido da seguinte forma: ONDE SE LÊ: 3.4.1. (...) f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE/UFMG ii) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT - com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) IELTS - International English Language Test - com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) Michigan - ECPE - Examination for the Certificate of Proficiency in English ¿ com conceito A, B ou C v) Cambridge - CPE- Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C vi) FCE- First Certificate in English da University of Cambridge - com conceito A, B ou C vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela Comissão Examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição. Excepcionalmente, em virtude da pandemia de COVID-19, o candidato que não possuir certificado de proficiência no ato da inscrição poderá se inscrever mediante a condição de que, se aprovado na seleção, deverá apresentar o documento no ato da 1ª matrícula (março de 2021). A apresentação do certificado de aprovação em exame de língua inglesa é requisito indispensável para a matrícula e sem este certificado a matrícula não será efetivada LEIA-SE: 3.4.1. (...) f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE/UFMG ii) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT - com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) IELTS - International English Language Test - com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) Michigan - ECPE - Examination for the Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C v) Cambridge - CPE- Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C vi) FCE- First Certificate in English da University of Cambridge - com conceito A, B ou C vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela Comissão Examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição. Excepcionalmente, em virtude da pandemia de COVID-19, o candidato que não possuir certificado de proficiência no ato da inscrição poderá se inscrever mediante a condição de que, se aprovado na seleção, deverá apresentar o documento até a data-limite para envio dos documentos de registro acadêmico para o 2º semestre de 2021 (até as 12hrs do dia 22/09/2021). A apresentação do certificado de aprovação em exame de língua inglesa é requisito indispensável para a matrícula e sem este certificado a matrícula não será efetivada Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 07 de Julho de 2021.Professora Luana Giatti Gonçalves-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
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RETIFICAÇÃO 4 ONDE SE LÊ: 5.4.1 A Etapa 1 de caráter exclusivamente eliminatório (para candidatos ao Mestrado e Doutorado), compreenderá a prova escrita de língua estrangeira (inglês), objetivando verificar a compreensão de texto nesse idioma. Esta prova será elaborada em consonância com a Resolução No 08/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, sendo permitido o uso de dicionário. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento mínimo de 60 (sessenta) pontos da prova. A validade da nota da prova de língua inglesa será de três anos. A prova de inglês se realizará em dependências do Instituto de Ciências Biológicas no dia 03 de fevereiro de 2020, sendo o local e horário divulgados na página web do Programa e por e-mail. O resultado desta etapa será divulgado antes da realização das etapas seguintes. A nota obtida nesta prova não entrará no cômputo da média final para aprovação do candidato, mas é requisito para ingresso no curso. Somente os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para as próximas etapas da seleção. LEIA-SE: 5.4.1 A Etapa 1 de caráter exclusivamente eliminatório (para candidatos ao Mestrado e Doutorado), compreenderá a prova de língua estrangeira (inglês), objetivando verificar a compreensão de texto nesse idioma. Esta prova será elaborada em consonância com a Resolução No 08/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, sendo permitido o uso de dicionário. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento mínimo de 60 (sessenta) pontos da prova. A validade da nota da prova de língua inglesa será de três anos. A prova de inglês se realizará remotamente através de sistema de videoconferência (Zoom Meetings), no dia 29 de julho de 2020, o horário e o link de acesso a sala virtual serão posteriormente divulgados na página web do Programa e por e-mail. O resultado desta etapa será divulgado antes da realização das etapas seguintes. A nota obtida nesta prova não entrará no cômputo da média final para aprovação do candidato, mas é requisito para ingresso no curso. Somente os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para as próximas etapas da seleção. ONDE SE LÊ: 5.4.2 O candidato poderá solicitar dispensa dessa prova, desde que apresente, no ato da inscrição, cópia de comprovante de conhecimento de língua inglesa. Serão aceitos certificados de testes realizados ou certificados de conclusão de cursos de inglês, emitidos por instituições credenciadas para tal, em que se comprove o rendimento de, pelo menos, 60%. A solicitação será analisada pela Comissão Examinadora, que emitirá parecer conclusivo que será divulgado pela Secretaria do Programa na página Web (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/) em 23/01/2020. LEIA-SE: 5.4.2 O candidato poderá solicitar dispensa dessa prova, desde que apresente, no ato da inscrição, cópia de comprovante de conhecimento de língua inglesa. Serão aceitos certificados de testes realizados ou certificados de conclusão de cursos de inglês, emitidos por instituições credenciadas para tal, em que se comprove o rendimento de, pelo menos, 60%. A solicitação será analisada pela Comissão Examinadora, que emitirá parecer conclusivo que será divulgado pela Secretaria do Programa na página Web (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/) em 27/07/2020. CONTINUA RETIFICAÇÃO 5
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RETIFICAÇÃO 5 ONDE SE LÊ: 5.4.3 A Etapa 2, Prova escrita de conhecimento nas áreas Biológica ou Ciência da Computação (para candidatos ao Mestrado e Doutorado), de caráter eliminatório e classificatório, que compreenderá temas das áreas biológicas e da ciência da computação em nível de graduação, resultando em nota de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento de, pelo menos, 60 (sessenta) pontos. A bibliografia e a ementa em que a prova será baseada estão disponíveis na Secretaria e na página web do Programa: (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/). O candidato egresso do curso de mestrado do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática poderá solicitar dispensa da prova de conhecimento, sendo que a validade da nota da prova de conhecimentos será de três anos, improrrogáveis. Esta etapa será realizada no dia 04 de fevereiro de 2020, sendo o local e horário divulgados na página web do Programa e por e-mail. O resultado desta etapa será divulgado antes da realização das etapas seguintes. A nota obtida nesta prova entrará no cômputo da média final para aprovação do candidato. Somente os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para as próximas etapas da seleção. LEIA-SE: 5.4.3 A Etapa 2, Prova de conhecimento nas áreas Biológica ou Ciência da Computação (para candidatos ao Mestrado e Doutorado), de caráter eliminatório e classificatório, que compreenderá temas das áreas biológicas e da ciência da computação em nível de graduação, resultando em nota de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento de, pelo menos, 60 (sessenta) pontos. A bibliografia e a ementa em que a prova será baseada estão disponíveis na página web do Programa: (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/). O candidato egresso do curso de mestrado do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática poderá solicitar dispensa da prova de conhecimento, sendo que a validade da nota da prova de conhecimentos será de três anos, improrrogáveis. A prova de conhecimento se realizará remotamente através de sistema de videoconferência (Zoom Meetings) no dia 30 de julho de 2020, o horário e o link de acesso a sala virtual serão posteriormente divulgados na página web do Programa e por e-mail. O resultado desta etapa será divulgado antes da realização das etapas seguintes. A nota obtida nesta prova entrará no cômputo da média final para aprovação do candidato. Somente os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para as próximas etapas da seleção. CONTINUA RETIFICAÇÃO 6
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Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais Edital Extraordinário de Seleção Nº 001/2020 - Doutorado 2020 O Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais FAZ SABER que, no período de de 25 de julho a 09 de agosto de 2020, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de DOUTORADO associadas diretamente ao projeto -Análise Espacial de Surto de Covid-19 no Estado de Minas Gerais, Considerando Aspectos de Saúde, Ambientais e Sociais do Edital n° 09/2020 da CAPES, com a concessão de 03 (três) bolsas da CAPES, com duração de 03 (três) anos, para atuar especificamente nesse projeto. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet pelo e-mail: processoseletivo.amsa@gmail.com. A versão completa do edital está disponível em https://goo.gl/HUKJu6. Belo Horizonte, 24 de julho de 2020. Prof. Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2023 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia FAZ SABER que, no período de 26 de setembro a 18 de novembro de 2022, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e candidatos com deficiência ao curso de MESTRADO e de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2023, três vagas para o Mestrado (duas para indígenas e uma para pessoas com deficiência) e três vagas para o Doutorado (duas para indígenas e uma para pessoas com deficiência). As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet, das 00:00 horas do dia 26/09/2022 até às 23:59 horas do dia 18/11/2022 (horário de Brasília), na página http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 188,94 (cento e oitenta e oito reais e noventa e quatro centavos). Versão completa do Edital está disponível //www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 10 de agosto de 2022. Prof. Daniele da Glória de Souza. Coordenadora do Programa.
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4º) ONDE SE LÊ: 5.1. O processo de seleção será constituído de três etapas. 5.2. Primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório: A nota do candidato será calculada a partir da nota obtida na prova unificada de química (PUQ-SBQ) na edição 1-2022 multiplicada por 50 e dividida pela nota média do exame na mesma edição. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 40 pontos nesta prova. O candidato que não obtiver pelo menos 40 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. A primeira etapa tem peso 5 (cinco). 5.3. Informações sobre a Prova Unificada de Química para ingresso na pós-graduação podem ser obtidas em https://sbq-prova.com.br/ 5.4. Segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Análise de Curriculum Vitae. Na avaliação de currículo, serão analisados o desempenho acadêmico na pós-graduação, atividades extracurriculares, produção intelectual e exercício da profissão conforme barema em anexo, (Anexo III). Será atribuída nota a esta avaliação de Curriculum Vitae na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10% dos 100 pontos distribuídos. A segunda etapa tem peso 3 (três). 5.5. Terceira etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Entrevista oral da Carta de Apresentação. As entrevistas orais da carta de apresentação serão realizadas por videoconferência, por meio das plataformas TEAMS, Skype, Google Meet ou Zoom. As datas, horários e plataforma específica serão informados aos candidatos por e-mail no período especificado na chamada com antecedência mínima de 48 horas. Será atribuída nota a esta arguição oral na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 20% dos 100 pontos distribuídos. A terceira etapa tem peso 2 (dois). 5.6. Na entrevista oral da carta de apresentação, cada candidato será arguido pela Comissão de Seleção sobre a área na qual pretende realizar sua pesquisa e sua trajetória acadêmica e profissional e dos temas abordados nessas atividades, de acordo com o exposto na carta de apresentação. A entrevista também poderá versar sobre os dados do currículo e histórico apresentados pelo candidato. 5.8. Os resultados da primeira, segunda e terceira etapas serão divulgados juntamente com o resultado final. 5.9. O prazo para a interposição de recurso, contra o resultado de qualquer uma das etapas do processo seletivo, será de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e a Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. O recurso deve ser enviado pelo candidato para o e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br e ser dirigido à Coordenação do Programa. O recurso deve ser submetido em formulário próprio disponível na página do Programa e enviado no formato PDF.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2023 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia FAZ SABER que, no período de 03/12/2022 a 13/01/2023, estarão abertas as inscrições para o exame de seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao MESTRADO e ao DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2023, quatro vagas para o Mestrado (uma para indígenas e três para pessoas com deficiência) e quatro vagas para o Doutorado (uma para indígenas e três para pessoas com deficiência). As inscrições serão recebidas exclusivamente via correio eletrônico, através do email: pgzoo@icb.ufmg.br. anexando os documentos em arquivos PDF separados e identificados. Versão completa do edital está disponível em http://sites.icb.ufmg.br/pgzooufmg/. Belo Horizonte, 01 de dezembro de 2022. Prof. Dr. Almir Rogério Pepato - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia.
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Leia-se: 3.1 Letra e) projeto preliminar de pesquisa (para candidatos ao mestrado) e projeto completo de tese (para candidatos ao doutorado) sem qualquer menção, direta ou indireta, ao nome do(a) candidato(a): contendo título, indicação da linha de pesquisa em que se insere o projeto, introdução/antecedentes científicos, objetivos, relevância e justificativa, material e métodos, cronograma de execução, orçamento e referências bibliográficas. O projeto preliminar de pesquisa e o projeto completo de tese deverão ter uma folha de rosto, enviada em arquivo separado, que não conta como página, com o nome do candidato, indicação da linha de pesquisa em que se insere o projeto e o título do projeto. Não poderá conter nenhuma forma de identificação do candidato ao longo do texto, sob pena de sua desclassificação. Os projetos deverão compreender, no máximo, 10 páginas excluindo-se eventuais anexos e a folha de rosto, fonte 12 projetos fora dessa formatação não serão avaliados e o candidato será automaticamente desclassificado. A relação das linhas de pesquisa está disponível na página web do Programa. Em hipótese alguma, o candidato pode se identificar no projeto de pesquisa. Considera-se quebra de anonimato (identificação) qualquer referência explícita de autoria ou outras referências que permitam identificar o candidato (citação do nome do(a) autor(a) do projeto informação do nome do ex-orientador de iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso, de monografia ou de dissertação de mestrado menção de pertencimento a grupos de pesquisa referência a artigos em autoria ou em coautoria, caso seja explicitado tratar-se de obra do(a) autor(a) do projeto indicação de vinculação profissional atual e anteriores) e marcas de revisão presentes no texto. Em um único arquivo PDF e na sequência mencionada, os documentos dos itens f, g e h para o mestrado e f e g para o doutorado: g) Formulário de Pontuação (para candidatos ao mestrado e doutorado) devidamente preenchido disponibilizado no site do Programa https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/ Onde se lê: 5.1 - A seleção ao doutorado constará de 03 (três) etapas de caráter eliminatório e classificatório e a seleção ao mestrado constará de 02 (duas) etapas de caráter eliminatório e classificatório. O candidato que não comparecer a qualquer das etapas de seleção, no horário e local determinados, será considerado desistente e impedido de realizar o concurso de seleção, não se aceitando justificativa de qualquer natureza. Leia-se: 5.1 - A seleção ao mestrado e ao doutorado constará de 02 (duas) etapas de caráter eliminatório e classificatório. O candidato que não comparecer a qualquer das etapas de seleção, no horário e local determinados, será considerado desistente e impedido de realizar o concurso de seleção, não se aceitando justificativa de qualquer natureza.
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2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO 2020 - MESTRADO ¿Vagas Remanescentes A Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, RETIFICA o Edital Regular de Seleção 2020, nos seguintes termos: Onde se lê no item 1.1:As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do Curso, na Av. Universitária, 1.000 - Bairro Universitário - CEP: 39 404-547, Montes Claros ¿ MG, de segunda à sexta-feira, exceto em feriados e recessos escolares, no horário de 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00. As inscrições poderão também ser enviadas via Correios, apenas na modalidade SEDEX, com aviso de recebimento, desde que postadas até o dia 30 de outubro de 2019. A UFMG não terá responsabilidade sobre inscrições indevidamente preenchidas ou sobre extravios de documentação nos serviços de Correios. Leia- se no item 1.1:As inscrições deverão ser feitas via internet, mediante preenchimento do formulário, disponibilizado neste edital (ANEXO 1), à partir do dia 13 de julho de 2020. A documentação exigida para a inscrição deverá estar em arquivo no formato Portable Document Format (PDF) e ser enviada para o email: cienciasflorestaisufmg@gmail.com. Concluído o processo de inscrição, o candidato receberá, no endereço eletrônico por ele fornecido em seu cadastro, no prazo de até 3 (três) dias úteis, a confirmação da inscrição. As inscrições somente serão aceitas via e-mail desde que postadas até o dia 14 de agosto de 2020 até as 23:59 hs (horário de Brasília ¿ DF). Será desclassificado do processo seletivo o candidato que realizar a inscrição fora dos padrões determinados. A UFMG não se responsabiliza por problemas técnicos com computadores ou internet do candidato nos dias do período de inscrição, que venham a impossibilitar a transferência e o recebimento da documentação. Onde se lê no item 2.1:Serão oferecidas 13 (treze) vagas para mestrado, para ingresso no primeiro semestre de 2020. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 3 das 13 vagas ofertadas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Caso as vagas ofertadas para o mestrado não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado do Curso, poderá ocorrer nova seleção com as vagas remanescentes em datas a serem divulgadas na página web do Curso, com até 30 dias de antecedência do processo seletivo. Curso Ampla concorrência Reserva de vagas Total Mestrado 10 3 13 Leia- se no item 2.1:Serão oferecidas 09 (nove) vagas para mestrado, para ingresso no segundo semestre de 2020. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 2 das 9 vagas ofertadas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Caso as vagas ofertadas para o mestrado não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado do Curso, poderá ocorrer nova seleção com as vagas remanescentes em datas a serem divulgadas na página web do Curso, com até 30 dias de antecedência do processo seletivo. Curso Ampla concorrência Reserva de vagas Total Mestrado 7 2 9
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção Nº001/2020 - Mestrado 2021 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular de Seleção nº 001/2020 do Curso de MESTRADO nos seguintes termos: 5 - Do Processo Seletivo. Onde se lê: 5.3 - 2ª Avaliação: Análise do currículo. (¿) 5.3.1 - (...) 5.4 - O candidato que obtiver nota inferior a 15 (quinze) pontos na prova de conhecimentos específicos será eliminado do processo de seleção. O candidato que obtiver nota inferior a 25 (vinte e cinco) pontos na soma da nota prova de conhecimentos específicos (nota acima de 15 pontos) com a nota da análise do currículo será eliminado do processo de seleção. Leia-se: 5.3 - 2ª Avaliação: Análise do currículo. (¿) 5.3.1 - (...) Inclusão do item 5.3.2 - O candidato que apresentar, no ato da inscrição, como comprovação de currículo, o(s) comprovante(s) de ter cursado 3 (três) disciplinas fundamentais do curso de Mestrado em Engenharia Química da UFMG com obtenção de conceito A ou B (disciplinas fundamentais: http://ppgeq.deq.ufmg.br/estrutura-curricular/) obterá 25 (vinte e cinco) pontos equivalentes à pontuação da prova de conhecimentos científicos. Neste caso, as disciplinas não pontuarão na Tabela I, item 2, para evitar duplicidade de pontuação. 5.4 - O candidato que obtiver nota inferior a 15 (quinze) pontos na prova de conhecimentos específicos será eliminado do processo de seleção (exceto o candidato que apresentar o comprovante das disciplinas fundamentais, conforme item 5.3.2 acima). O candidato que obtiver nota inferior a 25 (vinte e cinco) pontos na soma da nota prova de conhecimentos específicos (nota acima de 15 pontos) com a nota da análise do currículo será eliminado do processo de seleção. Informações complementares poderão ser fornecidas aos candidatos, pelo e-mail: pos-grad@deq.ufmg.br página web: http://ppgeq.deq.ufmg.br/. Belo Horizonte, 10 de março de 2021. Professora Andréa Oliveira Souza da Costa Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Retificação Edital Suplementar de Seleção 2019 - Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO no ponto 3.7 d) do edital suplementar, onde se adiciona a seguinte informação: Onde se lê: 3.7 d) comprovação de conhecimento de língua inglesa instrumental, sendo válidos somente os seguintes meios: (1) Certificado de aprovação do Cenex/FALE/UFMG em exame de língua inglesa instrumental para qualquer uma das áreas de avaliação, com rendimento igual ou superior a 60%. Informações sobre a obtenção do Certificado do Cenex estão disponíveis no site www.letras.ufmg.br/cenex (link: Exames de Proficiência) (2) Test of English as Foreign Language-TOEFL iBT, com pontuação mínima de 60 Test of English as Foreign Language-TOEFL ITP, com pontuação mínima de 500 (3) International EnglishLanguage Test - IELTS, com pontuação mínima de 5,5 (4) First Certificate in English - FCE ou Cambridge Advanced English - CAE da University of Cambridge, conceito mínimo C (5) Comprovação de formação em curso equivalente ao ensino fundamental, médio ou superior em país em que a língua Inglesa seja a primeira língua. Outros certificados de proficiência em língua inglesa poderão ser apresentados para julgamento de sua equivalência aos demais, pelo Colegiado do Programa. Os Certificados mencionados nos itens anteriores serão válidos se realizados nos últimos 3 (três) anos. Leia-se: 3.7 d) comprovação de conhecimento de língua inglesa instrumental, sendo válidos somente os seguintes meios: (1) Certificado de aprovação do Cenex/FALE/UFMG em exame de língua inglesa instrumental para qualquer uma das áreas de avaliação, com rendimento igual ou superior a 60%. Informações sobre a obtenção do Certificado do Cenex estão disponíveis no site www.letras.ufmg.br/cenex (link: Exames de Proficiência) (2) Test of English as Foreign Language-TOEFL iBT, com pontuação mínima de 60 Test of English as Foreign Language-TOEFL ITP, com pontuação mínima de 500 (3) International EnglishLanguage Test - IELTS, com pontuação mínima de 5,5 (4) First Certificate in English - FCE ou Cambridge Advanced English - CAE da University of Cambridge, conceito mínimo C (5) Comprovação de formação em curso equivalente ao ensino fundamental, médio ou superior em país em que a língua Inglesa seja a primeira língua. Outros certificados de proficiência em língua inglesa poderão ser apresentados para julgamento de sua equivalência aos demais, pelo Colegiado do Programa. Os Certificados mencionados nos itens anteriores serão válidos se realizados nos últimos 3 (três) anos. Os candidatos aprovados poderão entregar na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, até o dia 12/12/2018, um dos certificados de conhecimento de língua inglesa especificados neste Edital. O não cumprimento dessa exigência no prazo especificado implicará a exclusão do candidato no processo seletivo. Belo Horizonte, 14 de setembro de 2018. Prof. Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Coordenador do Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Retificação Edital Regular de Seleção 2019 - Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO no ponto 3.2 d) do edital, onde se adiciona a seguinte informação: Onde se lê: 3.2 d) comprovação de conhecimento de língua inglesa instrumental, sendo válidos somente os seguintes meios: (1) Certificado de aprovação do Cenex/FALE/UFMG em exame de língua inglesa instrumental para qualquer uma das áreas de avaliação, com rendimento igual ou superior a 60%. Informações sobre a obtenção do Certificado do Cenex estão disponíveis no site www.letras.ufmg.br/cenex (link: Exames de Proficiência) (2) Test of English as Foreign Language-TOEFL iBT, com pontuação mínima de 60 Test of English as Foreign Language-TOEFL ITP, com pontuação mínima de 500 (3) International EnglishLanguage Test - IELTS, com pontuação mínima de 5,5 (4) First Certificate in English - FCE ou Cambridge Advanced English - CAE da University of Cambridge, conceito mínimo C (5) Comprovação de formação em curso equivalente ao ensino fundamental, médio ou superior em país em que a língua Inglesa seja a primeira língua. Outros certificados de proficiência em língua inglesa poderão ser apresentados para julgamento de sua equivalência aos demais, pelo Colegiado do Programa. Os Certificados mencionados nos itens anteriores serão válidos se realizados nos últimos 3 (três) anos. Leia-se: 3.2 d) comprovação de conhecimento de língua inglesa instrumental, sendo válidos somente os seguintes meios: (1) Certificado de aprovação do Cenex/FALE/UFMG em exame de língua inglesa instrumental para qualquer uma das áreas de avaliação, com rendimento igual ou superior a 60%. Informações sobre a obtenção do Certificado do Cenex estão disponíveis no site www.letras.ufmg.br/cenex (link: Exames de Proficiência) (2) Test of English as Foreign Language-TOEFL iBT, com pontuação mínima de 60 Test of English as Foreign Language-TOEFL ITP, com pontuação mínima de 500 (3) International EnglishLanguage Test - IELTS, com pontuação mínima de 5,5 (4) First Certificate in English - FCE ou Cambridge Advanced English - CAE da University of Cambridge, conceito mínimo C (5) Comprovação de formação em curso equivalente ao ensino fundamental, médio ou superior em país em que a língua Inglesa seja a primeira língua. Outros certificados de proficiência em língua inglesa poderão ser apresentados para julgamento de sua equivalência aos demais, pelo Colegiado do Programa. Os Certificados mencionados nos itens anteriores serão válidos se realizados nos últimos 3 (três) anos. Os candidatos aprovados poderão entregar na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, até o dia 12/12/2018, um dos certificados de conhecimento de língua inglesa especificados neste Edital. O não cumprimento dessa exigência no prazo especificado implicará a exclusão do candidato no processo seletivo. Belo Horizonte, 14 de setembro de 2018. Prof. Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Coordenador do Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais.
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O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia FAZ SABER que, no período de 04/01/2021 a 04/03/2021, estarão abertas as inscrições para o exame de seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao MESTRADO e ao DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2021, quatro vagas para o Mestrado (uma para indígenas e três para pessoas com de deficiência) e quatro vagas para o Doutorado (uma para indígenas e três para pessoas com deficiência). As inscrições serão recebidas exclusivamente via correio eletrônico, através do email: pgzoo@icb.ufmg.br. Versão completa do edital está disponível em http://sites.icb.ufmg.br/pgzooufmg/. Belo Horizonte, 21 de dezembro de 2020. Prof. Dr. Adalberto José dos Santos - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia.
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública TERCEIRA RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR - SELEÇÃO Nº 001/2023 - MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2023 - MESTRADO E DOUDORADO, publicado no site dos Classificados do Estado de Minas online, em 11 de outubro de 2022, para fins de realização do Mestrado e Doutorado em caráter fluxo contínuo, ficando este redigido da seguinte forma: ONDE SE LÊ: 3.3. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO - COMUNS AO MESTRADO E DOUTORADO. f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE/UFMG ii) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT - com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) IELTS - International English Language Test - com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) Michigan - ECPE - Examination for the Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C v) Cambridge - CPE- Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C vi) FCE- First Certificate in English da University of Cambridge - com conceito A, B ou C vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela Comissão Examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição. LEIA -SE: 3.3. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO - COMUNS AO MESTRADO E DOUTORADO. f) cópia de um dos seguintes certificados obtidos nos últimos 3 (três) anos: i) certificado de aprovação em exame de língua inglesa emitido pelo CENEX/FALE/UFMG, nos termos da Resolução Nº 08/2008 do CEPE/UFMG ii) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 (quatrocentos e noventa e nove) para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT - com pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos iii) IELTS - International English Language Test - com pontuação mínima de 5,5 (cinco vírgula cinco) pontos iv) Michigan - ECPE - Examination for the Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C v) Cambridge - CPE- Certificate of Proficiency in English - com conceito A, B ou C vi) FCE- First Certificate in English da University of Cambridge - com conceito A, B ou C vii) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa em nível intermediário ou superior será avaliada pela Comissão Examinadora, desde que apresentados no ato da inscrição. Excepcionalmente, o certificado de proficiência, poderá ser entregue no ato da matrícula até a data 26/06/2023. A apresentação do certificado de aprovação em exame de língua inglesa é requisito indispensável para a matrícula e sem este certificado a matrícula não será efetivada. Permanecem inalterados todos os outros itens do Edital. Belo Horizonte, 05 de abril de 2023 Professora Alaneir de Fátima Santos Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAI. Extrato do Editais Suplementares de Seleção 2019 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência. O Programa de Pós-Graduação em Antropologia FAZ SABER que, no período de 14 de setembro a 28 de setembro de 2018, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatas(os) indígenas e com deficiência ao curso de Doutorado, e, no período de 24 de setembro até 05 de outubro de 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatas(os) indígenas e com deficiência ao curso de MESTRADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2019, três vagas para o Doutorado (duas para indígenas e uma para pessoas com deficiência) e duas vagas para o Mestrado (uma para indígenas e uma para pessoas com de deficiência). As inscrições poderão ser feitas na Central de Atendimento da Pós-Graduação, na sala 2027, 2º andar do prédio da FAFICH, na Av. Antônio Carlos, 6627, CEP 31270-901 - Belo Horizonte / MG, de 2a a 6a feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, de 08 às 17h30 horas. Versão completa dos Editais está disponível em http://www.fafich.ufmg.br/ppgan. Belo Horizonte, 10 de setembro de 2018. Professor José Roberto Pellini - Coordenador da Pós-Graduação em Antropologia.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Extrato do Edital Regular de Seleção 2019 - Mestrado e Doutorado. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia FAZ SABER que, no período de 28/09/2018 a 26/10/2018, estarão abertas as inscrições para o exame de seleção de candidatos ao MESTRADO, e de 28/09/2018 a 09/11/2018 para o exame de seleção para candidatos ao DOUTORADO. Serão oferecidas 28 (vinte e oito) vagas para o MESTRADO e 23 (vinte e três) vagas para o DOUTORADO, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições serão feitas no Departamento de Zoologia do ICB/UFMG, situado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Campus Pampulha), Bloco E, 2º andar, sala 160, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, de 8:00 às 12:00h e de 13:30 às 16:30 horas. Versão completa do edital está disponível em http://sites.icb.ufmg.br/pgzooufmg. Belo Horizonte, 26 de setembro de 2018. Prof. Dr. Paulo Christiano de Anchietta Garcia - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia.
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Retificação ao Edital Regular para seleção do Mestrado - 2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, comunica a retificação do Edital Regular para seleção do Mestrado - 2019, referente aos seguintes itens: Item 2. Das Vagas Onde se lê, no subitem 2.1: Serão oferecidas 30 (trinta) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. Leia-se: Serão oferecidas 30 (trinta) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019, divididas entre as três linhas de pesquisa do programa (especificadas no item 2.4 deste edital). O processo seletivo será realizado por linha de pesquisa. Cada linha de pesquisa comporá uma banca específica, responsável pela avaliação das candidatas e candidatos, tendo em vista a linha escolhida no ato da inscrição. Onde se lê, no subitem 2.4: (iii) Textualidades Mediáticas. Leia-se: (iii) Textualidades Midiáticas. Onde se lê, no subitem 2.4: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 10 agosto de 2018. Leia-se: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 16 agosto de 2018. Item 3. Dos requisitos para a inscrição Onde se lê, no subitem 3.1.2.6.1, tópico b: introdução, com apresentação do objeto de estudo e breve justificativa, correlacionada à trajetória acadêmica e/ou profissional do candidato. Leia-se: introdução, com apresentação do objeto de estudo e breve justificativa. Item 4. Da banca examinadora Onde se lê, no título do item 4: Da banca examinadora Leia-se: Das bancas examinadoras. Continua (....)
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Retificação ao Edital Regular para seleção do Doutorado - 2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, comunica a RETIFICAÇÃO do Edital Regular para seleção do Doutorado - 2019, referente aos seguintes itens: Item 2. Das Vagas Onde se lê, no subitem 2.1: Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. Leia-se: Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019, divididas entre as três linhas de pesquisa do programa (especificadas no item 2.4 deste edital). O processo seletivo será realizado por linha de pesquisa. Cada linha de pesquisa comporá uma banca específica, responsável pela avaliação das candidatas e candidatos, tendo em vista a linha escolhida no ato da inscrição. Onde se lê, no subitem 2.4: (iii) Textualidades Mediáticas. Leia-se: (iii) Textualidades Midiáticas. Onde se lê, no subitem 2.4: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 10 agosto de 2018. Leia-se: A relação das linhas de pesquisa e dos respectivos professores-orientadores com disponibilidade para orientação em 2019 estará divulgada em http://www.fafich.ufmg.br/ppgcom a partir de 16 agosto de 2018. Item 3. Dos requisitos para a inscrição Onde se lê, no subitem 3.1.2.6.1, tópico b: apresentar folha de rosto contendo o título do Projeto de Pesquisa, a identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular, o nome do candidato ou candidata (ver modelo em anexo). Leia-se: apresentar folha de rosto contendo o título do Projeto de Pesquisa, a identificação da linha de pesquisa à qual o projeto pretende se vincular, o nome do candidato ou candidata. Item 4. Da banca examinadora Onde se lê, no título do item 4: Da banca examinadora Leia-se: Das bancas examinadoras. Continua (...)
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção 2019 - Mestrado e Doutorado A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais faz saber que as inscrições para a seleção de candidatos ao Doutorado e ao Mestrado estarão abertas de 25/02/2019 a 22/03/2019, exclusivamente pelo website www.arq.ufmg.br/pos. Serão oferecidas quinze vagas de Doutorado e vinte e três vagas de Mestrado para ingresso no segundo semestre letivo de 2019. Editais completos estão disponíveis na Secretaria do Programa situada a Rua Paraíba 697 - Sala 300 - Bairro Savassi - Belo Horizonte/MG - no horário de 8h às 12h e 13h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos. - Belo Horizonte / MG; e em www.arq.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2018. Profa. Silke Kapp - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-NPGAU/EA-UFMG.
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