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Orçamento Base Zero São Paulo, 22 de fevereiro de 2017 Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias Romi S/A Apresentação: Neste curso serão apresentados os conceitos básicos para o entendimento do Orçamento Base Zero (OBZ) e os ganhos financeiros que e pode trazer a sua empresa. Será ensinada uma metodologia pra implantação do OBZ, que auxiliará na definição de prioridades orçamentárias, e conseqüentemente uma redução de custos realizada de uma forma mais inteligente. Conteúdo Programático: Módulo I – Orçamento: Conceitos e Objetivos · O que é Orçamento · Orçamento e o Processo de Criação de Valor · Da Estratégia ao Orçamento · Orçamento e Contabilidade · Responsabilidade pela Condução do Processo Orçamentário · Sistemas de Informações Orçamentárias Módulo II – Conceitos e tipos de orçamentos · Abordagem Ortodoxa · Budget e Forecast · Orçamento Base Zero · Orçamento por Atividades · Gerenciamento Matricial Módulo III – Da estratégia ao Orçamento Base Zero · Leitura do Ambiente e Estruturação de Cenários · Objetivos Estratégicos · Premissas Orçamentárias · Modelo do Orçamento Base Zero Módulo IV – Orçamento Base Zero · Fundamentos · Estruturação do Modelo · Estruturação dos Procedimentos de Análise · Estruturação do Modelo de Informação · Estruturação do Modelo de Priorização · Definição do Modelo do Controle Orçamentário Módulo V – Implantação do OBZ · A Controladoria como líder do projeto · Treinamento dos Gestores · Revisão dos processos e atividades · A estrutura do “Pacote de Decisão” · A metodologia de definição das prioridades orçamentárias · A metodologia de definição das metas orçamentárias · Como inserir o OBZ no Sistema de Informação de Planejamento Orçamentário Módulo VI – A conclusão do OBZ · Interação com o Orçamento de Vendas · Interação com os Demais Orçamentos · Consolidação com as Demonstrações Financeiras · Resultado do OBZ: Análise da Rentabilidade e da geração de lucros Carga Horária: 8 horas Instrutor: Clóvis Luís Padoveze Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009; Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009; Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 Público Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas e profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria. Informações Úteis: Data: 22 de fevereiro de 2017 Horário: 9h às 18h Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP Investimento: R$2.650,00 (dois mil, seiscentos e cinquenta reais) Condição Especial para inscrições PAGAS até o dia 08 de fevereiro de 2017: R$ 2.480,00 (dois mil, quatrocentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/or%c3%a7amento-base-zero-%28obz%29/
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PRICING - Estratégias de Precificação São Paulo, 29 de setembro de 2016 Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias RomiS/A Apresentação A decisão sobre preços de venda é a decisão mais importante de uma organização no processo de criação de valor para a empresa e para os acionistas. Por ser a decisão mais importante, ela ambienta-se dentro da estratégia. Não é possível dissociar a estratégia da política de preços. Excetuando-se algumas situações especiais (preços de commoditties de recursos naturais, por exemplo), todas as empresas, sejam elas industriais, comerciais ou de serviços, tem a possibilidade de trabalhar os preços de seus produtos e serviços de várias maneiras, considerando os diversos clientes, a segmentação dos mercados, a concorrência etc., na busca do melhor resultado econômico empresarial. Os aspectos mercadológicos e da psicologia do consumidor são fundamentais no processo decisório de decidir sobre os preços de venda. Eles devem ser cuidadosamente estudados para que o valor percebido pelo consumidor seja alcançado. Os custos dos produtos e serviços são importantes apenas como parâmetros ou pisos de preços. O objetivo da precificação é aumentar a lucratividade dos produtos e a rentabilidade dos acionistas. Objetivos: O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral das diversas abordagens de precificação, considerando os conceitos mais recentes dos diversos autores e empresas. Dentro do treinamento também serão apresentados modelos para determinação dos preços, bem como a estrutura necessária para acompanhamento dos resultados dos preços obtidos, dentro do objetivo de criação de valor empresarial. Público alvo: Responsáveis nas empresas pelas decisões de preços, de comercialização e marketing, controllers e gerentes de custos e formação de preços de venda. Programa Módulo I – O Poder dos Preços de Venda · Preço e Valor · Criando valor para o Cliente · Preços de Venda, Custos e Lucros · Do valor percebido pelo consumidor para obtenção dos lucros · Preços e estratégia competitiva · O estrategista de preços Módulo II – Modelos de Decisão para Gestão de Preços de Venda · Decisões orientadas pelo mercado · Decisões orientadas pela Teoria Econômica · Decisões orientadas pelos custos · Precificação e comercialização hedônica Módulo III – Componentes Mercadológicos dos Preços · Criação de Valor: a fonte da vantagem dos preços · Estrutura de preços · Política de preços · A psicologia da determinação de preços · Compreendendo e usando a elasticidade · Negociando preços com os clientes · Análise da indústria e concorrência Módulo IV– Estruturação do Modelo Geral de Formação de Preços · Como calcular os investimentos necessários para os diversos produtos · Como calcular a margem necessária para os diversos produtos · Como calcular a rentabilidade desejada pelos acionistas e sua aplicação na formação dos preços · A utilização da margem de contribuição para gestão de preços de venda · Aspectos tributários e legais Módulo V – Implementação Dentro da Organização · Mesa depricing · Desenvolvendo programas de determinação de preços · Modelo de acompanhamento das decisões de preços · Análise financeira: preços para lucros · Política de preços em um mercado competitivo · Mensurando a sensitividade de preços Instrutor: Clóvis Luís Padoveze · Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. · Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. · Professor de Controladoria e Contabilidade. · Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. · Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor dos livros: · Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009; · Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; · Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; · Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; · Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; · Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; · Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; · Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; · Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; · Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; · Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; · Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009; · Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; · Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. · Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 · Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 · Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010. · Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 · Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 Carga Horária:8 horas Informações Úteis: Data: 29 de setembro de 2016. Horário: 9h às 18h Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 - Moema Investimento: R$2.750,00 (dois mil, setecentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 15 de setembro de 2016: R$ 2.5500,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br
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Auditoria Contínua – Fundamentos e Como Implantar Conheça os principais aspectos e como proceder para implantar uma auditoria contínua adequadamente São Paulo, 21 e 22 de Setembro O curso “Auditoria Contínua – Fundamentos e Como Implantar” objetiva apresentar aos participantes os principais conceitos da Auditoria Contínua, tornando-se prático na medida em que destaca também os passos necessários para que se faça uma implantação adequada da mesma. No curso a Auditoria Contínua é apresentada em todos os seus prismas, permitindo que ao longo do curso os participantes abordem e reflitam sobre condições específicas, projetando já em sala de aula como deverá ser a implantação prática da Auditoria Contínua na sua realidade. Partindo dos conceitos da Auditoria Tradicional, passando pela Auditoria Baseada em Riscos até chegar na Auditoria Contínua, o participante recebe ou recorda dos principais conceitos diretos e de suporte à prática de auditoria interna e podem consolidar em uma visão integrada, como as diversas frentes podem conviver harmonicamente, evitando conflitos e incentivando a sinergia e aumento da produtividade na execução dos trabalhos de auditoria interna. O curso é presencial e por meio de conceitos, exercícios, cases, filmes e notícias em geral oferece aos participantes: · a oportunidade de reflexão sobre o conteúdo apresentado de maneira abrangente e sistematizada; · a identificação de casos encontrados na prática empresarial e de como evitar situações de duplicidade ou lacunas ao implantar a Auditoria Contínua; · emprego de técnicas para otimizar a Auditoria Contínua e de como valorizar na organização os resultados trazidos por ela; e · discussão/debates sobre situações reais e simuladas em sala. Público-Alvo: Profissionais que atuam direta ou indiretamente como Auditores Internos, Auditores Externos, Gestores de Riscos Corporativos, Chief Risk Officers, Membros de Comitês de Auditoria e de Riscos, Diretores, Gerentes e Analistas de Controles Internos/Compliance e outros que tenham interesse na matéria. Conteúdo Programático: “Auditoria Contínua - Fundamentos e Como Implantar” · Uma Visão Geral da Auditoria Tradicional e da Auditoria Baseada em Riscos · Evolução das abordagens de Auditoria Contínua (AC) · Conceitos e definições de AC · Razões para implantá-la · Vantagens da implantação · Diferenças entre Auditoria Contínua e Monitoramento Contínuo · Premissas da AC · Metodologia de AC/Painel de Controle · Áreas Prioritárias · Regras de Negócio · Frequência · Parametrização · Follow-up · Ação e Reação · Arquitetura Suporte de TI/Ferramentas de Apoio · Como Implantar a AC Instrutor: Formado em Administração de Empresas, possui 28 anos de experiência em projetos e trabalhos ligados à Auditoria Interna, Controles Internos, Compliance, Gestão de Riscos, Governança Corporativa, Business Intelligence, Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial e Orçamentária. É Revisor Certificado de Qualidade das Áreas de Auditoria Interna, capacitado pelo IIA – The Institute of Internal Auditors, em 2009. Entre 2008/10, foi Diretor Executivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – AUDIBRA. Sócio da Santos & Faria Consultoria Empresarial, é também Docente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Informações Úteis: Data: 21 e 22 de Setembro de 2016. Horários: de 09h às 18h Local: Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365. Investimento: R$3.550,00 (três mil, quinhentos e cinquenta reais). Estão inclusos: almoço, estacionamento, coffee breaks, material e certificado. Para as inscrições pagas até o dia 05 de setembro de 2016 o valor será reduzido para R$ 3.280,00. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/auditoria-continua-fundamentos-e-como-implantar/
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COMPRA E VENDA DE EMPRESAS Conheça os Aspectos Financeiros e Jurídicos para Venda e Compra de Empresas São Paulo, 09 de Dezembro de 2016 Para aproveitar as oportunidades que oferecem o atual cenário econômico, empresários e investidores precisam conhecer o forte e dinâmico mercado de compra e venda de empresas. Neste seminário – apresentado por dois grandes especialistas nessas operações, o economista Sérgio Ribeiro de Carvalho e o advogado Dr. Rafael Younis, você vai conhecer tudo que precisa para aproveitar esse momento de grandes oportunidades. As empresas nacionais ficaram muito atrativas para a compra por investidores estrangeiros devido à desvalorização do Real. E as empresas nacionais que estão capitalizadas também querem aproveitar o momento para comprar empresas que têm sinergia com sua estratégia. · Quando é o momento de vender a empresa ? · Como preparar a empresa para ficar mais atrativa ? · Como definir o valor e a estratégia de negociação ? · Quem e como participa do processo ? Nesse seminário exclusivo você vai obter as respostas com dois grandes especialistas. Programa · As oportunidades de compra e venda de empresas em 2016 · Por que vender, comprar ou investir em uma empresa ? · As estruturas jurídicas típicas de M&A · Estruturas alternativas ao M&A, tais como joint-ventures · Os participantes dessas operações. · As etapas das operações de M&A: passo-a-passo; formas de abordagem; cuidados; cronograma · Estruturas de pagamento e garantias: parcelas; scrow account; earn-out; opções. · Os métodos de avaliação da empresa · Avaliação de ativos intangíveis: marca; localização; carteira de clientes; etc · Due diligence · Como preparar a empresa para a venda. Dinâmica: Os dois palestrantes tratarão dos aspectos econômico- financeiros e jurídicos de cada um dos tópicos do programa, fornecendo informações e recomendações extremamente práticas. Carga horária: 8 horas Instrutores: Rafael Younis Formação acadêmica: Cursando LL.M em Direito Societário do Instituto de Ensino e Pesquisa(INSPER); Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), com extensão no curso de MBA da ESADE Business School de Barcelona, Espanha (2008); Extensão Universitária em Direito dos Negócios Internacionais pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha (2006); Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU) (2003). Sérgio de Carvalho · Desde 1990 já ministrou mais de 300 cursos e palestras em dezenas cidades do Brasil e Portugal. Por 14 anos foi professor de cursos de MBA da FGV. A cada três meses ministra palestras em SP para empresários de todo o Brasil sobre à avaliação e compra de empresas. · É autor dos livros: “Qual o Valor da sua Empresa ?” e “Planejamento e Scorecard”. · Há 25 anos é consultor de empresas, já realizou mais de 150 laudos de avaliações (Valuation), assessorado operações de Fusões e Aquisições para empresas clientes de diversos setores como agronegócio, indústria, comércio, serviços, instituições financeiras, localizadas no RJ, SP, MG, PR, SC, MS, BA, AL, PE, PB. Têm participado de negociações de compra e venda de empresas, captação de recursos (instituições financeiras e fundos), e colabora com advogados em processos judiciais de compra e venda de empresas. · De 1977 a 1992, foi executivo financeiro da Procter & Gamble e Lojas Americanas. · Mestre em Economia Empresarial pela UCAM-RJ. Economista pela PUC-RJ. MBA em Administração Financeira pelo IAG-PUC-RJ. Cursou seu segundo mestrado em Contabilidade. · Sócio da QV Business Valuation. Informações Úteis: Data: 09 de Dezembro de2016 Horário:9h às 18h Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, São Paulo, SP Investimento: R$2.550,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições PAGAS até o dia 25 de Novembro de 2016: R$ 2.380,00 (dois mil, trezentos e oitenta reais).Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/compra-e-venda-de-empresas/
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Dashboards com Excel São Paulo, 12 e 13 de dezembro de 2016 Melhore a apresentação de indicadores de desempenho (KPI) usando o Excel! Reúna uma grande quantidade de indicadores de negócios, gráficos e tabelas em uma única tela, aprimorando seu processo de tomada de decisão, ao utilizar recursos gráficos que fazem a diferença no mercado competitivo. Neste curso você irá aprender sobre painéis, indicadores gerenciais, gerenciamentos de processos, uso de gráficos especiais, simbologia e modelos que podem ser utilizados no seu ambiente de trabalho. Ao final do curso você será capaz de utilizar as principais ferramentas do Excel para a criação dos principais modelos de Dashboards utilizados no mercado. Módulo I – Introdução · O que são Dashboards · Diferentes modos de visualização de dados · Organização dos dados · Como e quando utilizar Dashboards · Principais formas de apresentação Módulo II – Revisão sobre Funções e Gráficos no Excel · Funções aninhadas · Revisão das principais funções do Excel o PROCV, PROCH, INDICE, CORRESP, MAIOR, MENOR, SOMASE, CONT.SE, SE · Nomeando intervalo de células · Aplicação das funções na construção de gráficos · Revisão sobre os principais tipos de gráficos no Excel · Como escolher o gráfico ideal · Opções de gráfico · Criando modelos de gráficos personalizados Módulo III – Construindo Dashboards · Estrutura de um arquivo Dashboard · Trabalhando com dados para Dashboards · Principais tipos de Dashboards · Construindo o gráfico Velocímetro · Construindo Mini gráficos · Construindo o gráfico Termômetro · Importação de dados de fontes externas para o Excel Módulo IV – Painéis de visualização e outros recursos · Construindo painéis de visualização · Aplicando os Dashboards criados · Utilização de imagens para ilustração · Recurso câmera · Câmeras dinâmicas · Trabalhando com validação de dados · Ocultando fórmulas e planilhas · Formas diferentes de visualização · Proteção de Planilha Carga Horária: 16h Instrutor: Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, Certificação em monitoria pelo Centro Universitário da Fundação Santo André, Certificado de Capacitação Pedagógica para Prestadores de Serviços Docentes do SENAI/SP, ministra treinamentos nas escolas SENAI de SP e em diversas multinacionais como Mercedes-Benz, Wartsila do Brasil entre outras. Microsoft Office Specialist – Access, Excel e PowerPoint, cursando especialização em Gerenciamento de Projetos. Informações Úteis: Data: 12 e 13 de dezembro de 2016 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso 2o dia - 8h30 - 17h30 – Curso Local: Mercure Moema - Av. Lavandisca, 365 Investimento: R$2.980,00 (dois mil, novecentos e oitenta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 28 de novembro de 2016: R$ 2.780,00. OS PARTICIPANTES PRECISAM TRAZER NOTEBOOK COM EXCEL 2010 OU 2013 Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/dashboards-com-excel/
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Política de Redução de Custos e Gestão do Lucro Gestão Estratégica de Custos e do Lucro São Paulo, 28 de Setembro de 2016 O atual momento econômico brasileiro de redução do nível de atividades para grande parte dos setores da economia, tem obrigado a maior parte das empresas num esforço muito grande para manter sua rentabilidade ou para não sofrer perdas significativas nos lucros. Para tanto, é necessário um conjunto ordenado de diretrizes e programas, objetivando a maior eficiência e eficácia dos custos, em conjunto com procedimentos de inovação dos produtos e serviços. Esses esforços devem estar associados à ações mercadológicas de entendimento do mercado consumidor para conseguir capturar, ao máximo, rentabilidade dos diversos segmentos de atuação da empresa. Assim, mais do que apenas reduzir custos é preciso buscar ao máximo a eficiência no uso dos recursos, tendo como referência permanentemente o mercado, pois ali é que estão os grandes ganhos. Em resumo, a política geral a ser adotada não é só de reduzir custos, mas sim, focar claramente também a gestão do lucro e rentabilidade. Uma política de redução de custos e gestão do lucro deve: · ser ampla, genérica, abrangendo todos os aspectos da empresa;ser integrada, já que uma empresa traduz-se numa sucessão de processos com objetivos finais, ou seja, um enfoque sistêmica com visão das saídas do sistema; · ser contínua, sob pena de se perder ganhos já conquistados; · ter o comprometimento dos gestores com o processo de criação de valor para os acionistas; · acompanhar todos os componentes do processo de gestão. Este treinamento tem como objetivo apresentar um amplo painel das possibilidades de otimização de custos e gestão do lucro nas empresas, de tal forma que permita as empresas implementarem uma política eficaz de redução de custos e otimização dos resultados. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO EMPRESARIAL · Inovação, crescimento e produtividade · O processo de gestão: planejamento, execução e controle · Planejamento estratégico · A empresa como um sistema aberto · Recursos, Processamento, Produtos e Serviços · O processo empresarial de criação de valor REDUÇÃO DE CUSTOS: MODELOS EXISTENTES · Gestão Estratégica de Custos (Custeamento ABC) · Redução de desperdícios · Melhoria contínua · Orçamento Base Zero (OBZ) · Gerenciamento Matricial · Custo Meta (Target Costing) ENTENDIMENTO DOS CUSTOS E DESPESAS · Aumentar ou reduzir os custos? · Custos diretos e indiretos · Custos fixos e variáveis · Custos estruturados · Custos discricionários e comprometidos ESTRUTURAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO · Como nascem os custos e despesas · As decisões estratégicas que provocam mais ou menos custos · O entendimento da cadeia operacional e produtiva · A questão da estrutura organizacional · Avaliação do custo dos recursos · A gestão do custo das atividades internas · Como olhar o conjunto do processo de gestão · Política de redução de custos em nível estratégico · Política de redução de custos em nível operacional · Política de redução de custos em nível de execução e controle ENTENDIMENTO DOS PREÇOS DE VENDA · A precificação estratégica (pricing) · Identificação do valor percebido pelo consumidor · Como simular novos preços de venda · Como usar efetivamente o custo meta (custo alvo) OLHANDO PARA O SÓCIO E ACIONISTA · Como otimizar os recursos do ativo · O que é qualidade dos ativos fixos · Como otimizar os recursos do passivo · O lucro corretamente medido como elemento fundamental · O lucro que gera caixa VISÃO GERAL DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO · Implementação da política de redução de custos e gestão do lucro · Programas e equipes de temas estratégicos · Programas e equipes de temas operacionais · Programas e equipes de temas de execução e controle Duração: 8 horas Sobre o Instrutor: Clóvis Luís Padoveze · Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. · Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. · Professor de Controladoria e Contabilidade. · Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. · Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: 1. Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012; 2. Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; 3. Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; 4. Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; 5. Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; 6. Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; 7. Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; 8. Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; 9. Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; 10. Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; 1. Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; 2. Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012; 3. Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; 4. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. 5. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 6. Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 7. Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010 8. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 9. Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 10. Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011 11. Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012 12. Contabilidade de Custos – Editora Cengage, 2013 13. Custo e Preços de Serviços – Editora Atlas, 2013 Informações Úteis: Data: 28 de Setembro de 2016.Horário:das 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema Investimento: R$2.550,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 14de Setembro de 2016: R$ 2.380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Maiores Informações sobre este curso pelo e-mail contato@propagartraining.com.br ou pelo telefone (11) 3419 9152. A Propagar Training se reserva o direito de modificar o programa sem aviso prévio. Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/politica-de-reducao-de-custos-e-gestao-do-lucro/
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Recuperação Judicial e Extrajudicial: Mecanismo de Proteção de Empresa A Recuperação Judicial e Extrajudicial Como Mecanismo de Proteção da Atividade Empresarial São Paulo, 25 de abril de 2017 Introdução: O grave e delicado cenário econômico vivenciado no Brasil tem levado empresas a adotarem as mais variadas manobras, tanto administrativas quanto judiciais, no intuito de manter e garantir a continuidade das atividades empresariais. Nesse aspecto, quando identificada uma situação de dificuldade financeira que, em curto prazo, poderá afetar a continuidade da atividade empresarial, sujeitando não apenas a sociedade, mas também seus sócios, aos efeitos decorrentes de cobranças judiciais de fornecedores, credores trabalhistas e fiscais, a implementação de estratégica de procedimento de recuperação judicial ou extrajudicial se torna como medida imprescindível a garantir a superação deste momento tão delicado. Objetivo: O curso objetiva apresentar ao empresário o instrumento jurídico da recuperação judicial e extrajudicial da empresa, abordando seu conceito, peculiaridades, efeitos e, principalmente, a importância de tal instituto como forma efetiva de garantir a recuperação da empresa e continuidade das atividades empresariais. Público-Alvo: Empresários, administradores, contadores e advogados Conteúdo Programático: · A recuperação de empresas e seus objetivos · Quem pode requerer a Recuperação Judicial · Medidas preparatórias da Recuperação Judicial · Os créditos que integram a Recuperação Judicial e a formação do quadro de credores · O procedimento da Recuperação Judicial · As diversas formas de Recuperação Judicial e a elaboração do Plano de Recuperação Judicial · A votação, aprovação e rejeição do Plano de Recuperação Judicial · A recuperação extrajudicial e o procedimento de recuperação judicial da microempresa · Os efeitos da Recuperação Judicial em relação ao sócio Palestrantes: Dr. Luiz Rogério Sawaya Batista Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especializado em Direito Comercial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especializado em Direito Societário com ênfase em M&A pelo IBMEC (atual INSPER); Especializado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor convidado em cursos de pós-graduação na Universidade Mackenzie. Professor do MBA em Gestão de Tributos da Fundação Getúlio Vargas e Professor convidado da Pós-Graduação em Direito Empresarial da Fundação Getúlio Vargas. Palestrante em diversos eventos especializados sobre Direito Tributário em curso e seminários. Bruno T H Matsumoto Advogado desde 2007, especialista em direito contratual pela Pontifícia da Universidade Católica, coordenador das áreas de contencioso cível empresarial, tributária e de recuperação de empresas de Nunes & Sawaya Advogados. É sócio de Summit Consultoria e Assessoria, empresa especializada em prestar assessoria e consultoria em recuperação judicial. É palestrante em diversos cursos em direito empresarial e societário. Informações Úteis: Data: 25 de abril de 2017 Horário: Das 09 às 13h00, com credenciamento a partir de 08h30. Local: Hotel Moema. Av. Lavandisca, 365 Investimento: R$1.490,00 (Um mil, quatrocentos e noventa reais) Condição Especial para inscrições pagas até o dia 12 de abril de 2017: R$ 1.290,00 (Um mil, duzentos e noventa reais). Estão inclusos custos de material, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/recuperacao-judicial-e-extrajudicial-mecanismo-de-protecao-de-empresa/
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GERENCIAMENTO MATRICIAL DE DESPESAS Com o Prof. Dr. Clóvis Luís Padoveze 29 de junho de 2017 Foca no planejamento antecipado para identificar os gastos que devem merecer uma atenção e tratamento especializado, indispensáveis ao funcionamento da organização, ao mesmo tempo que identifica os custos e despesas que podem ser reduzidos ou eliminados. Este modelo orçamentário caracteriza-se como um sistema de redução contínua de custos e eliminação de desperdícios, dentro de uma abordagem de planejamento. Para tanto, as organizações precisam preparar-se para a implantação deste modelo de condução do processo orçamentário para que atinja, de fato, os objetivos previstos. É necessário preparar a organização e inserir os conceitos dentro da cultura organizacional, bem como definir os procedimentos, conceitos e técnicas para a implantação do sistema de gerenciamento matricial das despesas e receitas. É fundamental o desenvolvimento de equipes engajadas com o processo, bem como da participação de funcionários com visão global dos negócios e foco nos resultados econômicos, de forma a se obter funcionários comprometidos e equipes de alto desempenho. Este treinamento apresenta os conceitos básicos de Gerenciamento Matricial de Despesas, a metodologia de implantação, a integração com as demais peças orçamentárias, bem como a integração com os demais conceitos e modelos de planejamento orçamentário, tendo como referência sempre o gerenciamento das mudanças. Público Alvo: Controllers, Diretores Administrativos e Financeiros, Gerentes de Planejamento e Orçamento, Gerentes de Contabilidade e de Custos, profissionais ligados às áreas de planejamento estratégico, planejamento operacional, planejamento orçamentário e custos. Conteúdo Programático I – ORÇAMENTO: CONCEITOS E OBJETIVOS · O que é orçamento · Orçamento e o processo de criação de valor: orçamento orientado para resultados · Da estratégia ao orçamento · Orçamento e contabilidade · Responsabilidade pela condução do processo orçamentário II – CONCEITOS E TIPOS DE ORÇAMENTO · Abordagem Ortodoxa · Budget e Forecast · Beyond Budgeting · Orçamento Base Zero · Orçamento por Atividades · Gerenciamento Matricial III – DA ESTRATÉGIA AO GERENCIAMENTO MATRICIAL · Objetivos estratégicos no Gerenciamento Matricial · Leitura do Ambiente e Estruturação de Cenários · Modelo do Orçamento Matricial · O cuidado com o gerenciamento das mudanças IV – GERENCIAMENTO MATRICIAL E CULTURA ORGANIZACIONAL · Alinhamento do Gerenciamento Matricial com a cultura organizacional · Alinhamento com os indicadores de desempenho · Estruturação do Modelo · O conceito de parametrização dos gastos · Definição dos gestores de linha V – IMPLANTAÇÃO DO GERENCIAMENTO MATRICIAL · A Controladoria como líder do projeto · Treinamento dos gestores · Revisão dos pacotes de gastos · A metodologia de definição das metas orçamentárias · Identificando entidades e níveis · Definindo pacotes · Identificação de clusters · Negociando metas e padrões · Definindo o modelo de controle orçamentário · Definindo os relatórios de acompanhamento VI – A CONCLUSÃO DO GERENCIAMENTO MATRICIAL · Interação com o Orçamento de Vendas · Interação com os Demais Orçamentos · Consolidação com as Demonstrações Financeiras Carga Horária: 8 horas Instrutor: Clóvis Luís Padoveze Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: ¬Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009; ¬Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; ¬Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; ¬Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; ¬Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; ¬Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; ¬Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; ¬Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; ¬Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; ¬Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; ¬Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; ¬Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009; ¬Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; ¬Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. ¬Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 ¬Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 ¬Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010. ¬Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 ¬Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 Informações Úteis: Data: 29 de junho de 2017 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365 Investimento: R$2750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais. Para inscrições pagas até o dia 15 de junho de 2017 o investimento será reduzido para R$2.450,00 (dois mil, quatrocentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/gerenciamento-matricial-de-despesas/
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Legal English para Estruturação e Gestão de Contratos Internacionais São Paulo, 26 e 27 de Setembro de 2016 Os contratos em Inglês são corriqueiros no mundo dos negócios, seja por força das partes ou do negócio propriamente dito. Sua correta compreensão permite uma negociação mais efetiva e sua eventual adaptação para o Direito Brasileiro. Contudo, o Inglês dos contratos possui nuâncias muito diferentes do Inglês do dia-a-dia que aprendemos nas escolas. Objetivo do Curso: Fornecer aos alunos os conhecimentos necessários para a compreensão, tradução e até a redação de Contratos em Inglês, bem como eventuais adaptações para o Direito Brasileiro. Conteúdo Programático: • Vocabulário Básico de Contratos • Condições de validade de um contrato • Legal Adverbs • Estrutura Básica de um Contrato • Cláusulas Específicas de Contrato: -Isenção/Limitação de Responsabilidade e Confidencialidade • Prática de Tradução e Versão • Problemas com a Redação e Compreensão de Contratos: Sinonímia, Legalese, etc • Contratos Específicos • Prática de Redação Contratual em Inglês Instrutor: Professor de Inglês e Inglês Jurídico. Leciona Inglês há 20 anos e Inglês Jurídico desde 2004, em instituições como o antigo Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO) e no antigo Instituto Educacional Dr. Enéas Couto (IEDEC). Atualmente, coordena e faz parte do quadro de professores do curso de Inglês Jurídico da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e da FGV Direito SP (graduação e pós-graduação). Advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuante na área da Propriedade Intelectual, com mais de 14 anos de experiência, tradutor especializado em documentos jurídicos e patentes, Intérprete consecutivo e simultâneo. Informações Úteis: Data: 26 e 27 de Setembro de 2016 Horário: 8h30– Credenciamento Treinamento 1o. dia: das 9h às 18h Treinamento 2o. dia: das 8h30 às 17h30 Local: Mercure Moema - Av. Lavandisca, 365 - Moema Investimento: 3530,00 Reais. Condição Especial para inscrições pagas até o dia 12 de setembro de 2016: 3280,00 Reais (três mil, duzentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.
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GESTÃO ESTRATÉGICA E NOVAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Principais ferramentas e metodologias utilizadas no plano orçamentário. Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade e Controller das Indústrias Romi S/A São Paulo, 26 e 27 de janeiro de 2017 Exclusivo! O objetivo do curso é apresentar de maneira prática as principais ferramentas e metodologias utilizadas no plano orçamentário incluindo: BEYOND BUDGETING, ORÇAMENTO BASE ZERO, ORÇAMENTO MATRICIAL e ORÇAMENTO POR ATIVIDADES. Após o treinamento você estará capacitado a: · Entender e utilizar as principais ferramentas e metodologias para elaboração e acompanhamento do planejamento orçamentário. · Analisar e revisar seus próprios processos de elaboração de orçamentos. · Unir o plano orçamentário com o planejamento estratégico. · Identificar , criticar e validar os itens necessários à elaboração do plano orçamentário. Destaques do Programa · Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle. · Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada. · Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios. · Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos. · Discussão de todas as possibilidades de utilização do orçamento dentro do processo decisório da companhia. Diferenciais desse Treinamento · Treinamento apresentado pelo Professor Clóvis Padoveze. Doutor em Controladoria (FEA/USP) e Controller das Indústrias Rom S/A, acumulando como executivo mais de 20 anos de experiência. Autor de diversos livros na área de controladoria. · Apresentação de exemplos reais vivenciados pessoalmente pelo apresentador Público-Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, contabilidade, finanças e controladoria. PROGRAMA COMPLETO PARTE I - FUNDAMENTOS 1 – CONCEITOS E OBJETIVOS · O que é orçamento · Orçamento e Contabilidade · Orçamento e o processo de criação de valor · Da Estratégia ao Orçamento · Responsabilidades pela condução do processo orçamentário 2 – ABORDAGEM ORTODOXA (Tradicional ) · Cultura orçamentária · Modelos de condução do processo orçamentário · Estrutura do orçamento tradicional · Rolling Budget e Forecast · Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário PARTE II - NOVAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO 3 – BEYOND BUDGETING · O que está além do orçamento · Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table · Respostas às críticas · O que é proposto em lugar do orçamento · Exemplo 4 – ORÇAMENTO BASE ZERO · O que realmente significa · Orçamento Base Zero e Reengenharia · O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero · Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero · Exemplo 5 – ORÇAMENTO MATRICIAL · Como implantar um controle matricial · Onde vale a pena implantar este conceito · Vantagens e desvantagens · Definição das responsabilidades · Exemplo 6 – ORÇAMENTO POR ATIVIDADES · Como sair do Custo ABC para o Orçamento ABC · Quais as implicações do modelo ABC · Vantagens e desvantagens · Exemplo 7 – ORÇAMENTO E BALANCED SCORECARD · O Balanced Scorecard combina com o orçamento ? · O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias? · Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional · Exemplo PARTE III- ESTRUTURAÇÃO GERAL DE UM ORÇAMENTO 8- INFORMAÇÕES BASE · Construção de Cenários · Premissas Gerais e Específicas · Comportamento dos custos e receitas 9 – O ORÇAMENTO DE VENDAS E DE PRODUÇÃO · Métodos de previsão de vendas · Fatores limitantes · Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística · Exemplos numéricos 10 – DEMAIS ORÇAMENTOS · Orçamento de Materiais e Estoques · Orçamento de Despesas Departamentais · Orçamento de Investimentos e Financiamentos Exemplos numéricos 11 – CONCLUSÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO · Orçamento de Caixa · A dificuldade: projeção das receitas financeiras · Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis · A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário Exemplos numéricos 12 – ASPECTOS COMPLEMENTARES · Orçamento e Custo Padrão · Utilização do ferramental de simulação · Análise Econômico-Financeira do orçamento · Orçamento em entidades não-industriais Exemplos numéricos Duração: 16 horas Sobre o Instrutor:Clóvis Luís Padoveze · Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. · Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. · Professor de Controladoria e Contabilidade. · Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. · Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: 1. Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012; 2. Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; 3. Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; 4. Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; 5. Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; 6. Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; 7. Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; 8. Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; 9. Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; 10. Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; 11. Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; 12. Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012; 13. Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; 14. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. 15. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 16. Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 17. Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010 18. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 19. Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 20. Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011 21. Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012 22. Contabilidade de Custos – Editora Cengage, 2013 23. Custo e Preços de Serviços – Editora Atlas, 2013 Informações Úteis: Data: 26 e 27 de janeiro de 2017 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso 2o dia - 8h30 - 17h30 - Curso Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP. Investimento: R$3.650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 12 de janeiro de 2017: R$ 3.380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/gest%c3%a3o-estrategica-e-novas-tecnicas-de-planejamento-or%c3%a7amentario/
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Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos Redução de Custos e Maximização de Lucro sob um Olhar Estratégico 20 e 21 de Outubro de 2016 Apresentação: Na atual conjuntura de redução obrigatória de custos, as empresas precisam entender a relação entre estratégia, eficácia mercadológica e eficiência financeira para maximizar o lucro e reduzir custos. O problema de muitas iniciativas de redução de custos é que elas são postas em pratica sem consideração cuidadosa da sua sustentabilidade, e acabam afetando o futuro da empresa. O curso tem como objetivo dar aos participantes ferramentas para integrar este aspectos e liderar um processo de redução de custos e maximização do lucro no curto e médio prazo de forma estratégica e sustentável. Público-alvo: diretores, gerentes e analistas de marketing, finanças e recursos humanos envolvidos em projetos ou iniciativas envolvendo redução de custos. Pré-requisito: curso superior, mínimo de 1 ano na empresa, 5 anos de mercado. Carga horária: 16 horas. Conteúdo Programático Módulo I: Da análise de mercado ao plano de ação. · Neste módulo vamos entender o enorme esforço administrativo e gerencial necessário para definir e executar uma boa estratégia e como podemos destruir valor de uma empresa ignorando a relação entre nossas decisões diárias e a percepção dos consumidores a médio e longo prazos. Avaliando os benefícios e restrições de aplicação dos conceitos de estratégia e oportunidade, disciplina e flexibilidade. Eles podem e devem conviver. · O que é estratégia? Que elementos devem estar presentes em uma estratégia? Porque é tão importante haver uma estratégia clara e disseminada na empresa? · Como lidar com as oportunidades de mercado sem prejudicar a estratégia? Diferenças entre inovação e flexibilidade. A sala de guerra e a área de projetos especiais. O nível de aprovação. Exercite a análise de entendimento de um mercado. · Porque é tão difícil praticar estratégia no Brasil: as limitações externas e internas às empresas que precisamos conhecer e entender. · Aplicando as ferramentas básicas imutáveis para compreensão do mercado: as 5 forças de Porter. A base para uma boa estratégia é um bom entendimento do mercado, de forma a permitir debates internos construtivos sobre como ser eficaz e eficiente. Como a sua empresa deveria estar posicionada na cabeça dos clientes? E como está? · O que é posicionamento? Como e porque escolher um posicionamento? · A parte mais importante de um planejamento estratégico: definindo mercados de atuação e público-alvo. · O que os clientes realmente compram além de produtos e serviços? Há diferenças comportamentais entre B2C e B2B? Transformando a estratégia em ações práticas. · Quais as competências que a empresa precisa desenvolver e manter? Como elas se aplicam a produtos e serviços? · O que a análise concorrencial pode nos trazer de informação? SWOT como ferramenta. · Finalizando com a revisão e priorização de projetos e ações a serem executados nos próximos ciclos orçamentários. A base para entrega de eficácia de mercado e eficiência financeira. Módulo II: Produzindo eficiência financeira alinhada à estratégia. Neste modulo vamos discutir como identificar custos a serem reduzidos além dos “culpados de sempre” (administrativos, de vendas e back-office) identificando outros custos que podem ser reduzidos (como custos operacionais, prestadores de serviços, e outros) e definindo quem/como/quando para a redução de custos sustentáveis. Ferramentas para identificação e redução de custos. · Revisão de custos: a investigação dos custos e seus inter-relacionamentos através da revisão do balanço analítico · Identificação de drivers de custos e da cultura/comportamentos ligados a custos · Revisão do histórico de custos com fornecedores de produtos e serviços e identificação de “vazamentos” que possam ser evitados. · Definição do que é o "dono" de cada classe de custos e do estabelecimento de uma cultura de redução de custos. · Definição de targets quantitativos para a redução dos custos e um plano de "quem/como/quando”. Como ligar estes targets com o programa de remuneração do RH. · Revisão de algumas ferramentas usuais: Classificação ABC de custos; administração de resultados; bencmarking. Definição de métricas e indicadores · Definindo a melhor metrica para a sua empresa e seu departamento de forma integrada com os processos da empresa. Quais indicadores podem ser automatizados e quais terão que ser controlados manualmente. · Definindo a governança do processo: quem/como/quando vai ser responsável pelos indicadores e monitoramento. Periodicidade de reuniões e apresentação de resultados Fechando o processo · Governança: como envoler todos os níveis da empresa, e principalmente os níveis mais altos. · Como tornar o processo de redução de custos uma atividade de rotina na empresa. · Os aspectos humanos: identificar os efeitos do processo nas pessoas e como mitigar seus impactos é parte importante do sucesso de um programa de redução de custos. Módulo III: Muitas e diferentes cabeças pensam melhor do que uma. · Neste pequeno módulo de encerramento iremos abordar a importância da diversidade e renovação no processo mental e analítico para revisão estratégica e redução de custos nas empresas. Definição da equipe estratégica multidisciplinar para tratar o tema na empresa. · A importância do grupo multidisciplinar. · Não somos iguais. Perfis de personalidade (MBTA). Instrutores: Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia de Produção (USP) e MBA (Ivey Business School) e especializações nas Universidades de Harvard e de Stanford. Foi CFO Da Bunge, multinacional do agronegócio, e Head de Agronegócio para o Brasil da International Finance Corporation, do Banco Mundial. Vasta experiência em negócios em vários países da América Latina e África.Especializado em gestão financeira, reestruturação de processos e estruturação de financiamentos. Foco em Agronegócio, Mercado Financeiro e Infraestrutura. Informações Úteis: Data: 20 e 21 de Outubro de 2016 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP Investimento: R$2750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais. Para inscrições pagas até o dia 6 de outubro, o investimento será reduzido para R$2.450,00 (dois mil, quatrocentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/estrategias-para-maximizacao-de-lucro-e-controle-de-custos/
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PIS e COFINS - Exclusão do ICMS Base de Cálculo DA EXCLUSÃO DO ICMS/ISS DAS BASES DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS E SUAS CONSEQUÊNCIAS São Paulo, 17 de novembro de 2016 O presente programa objetiva abordar, de forma didática, as consequências práticas da decisão do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a inconstitucionalidade da inclusão do ICMS nas bases de cálculo do PIS e da COFINS. Além da possibilidade de recuperação do PIS e da COFINS pagos a maior nos últimos cinco anos, por todos os contribuintes sujeitos a essas Contribuições, o que será devidamente abordado durante o curso, sobretudo em razão da expressividade dos valores, também abordaremos os reflexos futuros dessa decisão. Também será objeto do programa o reflexo da decisão do PIS e da COFINS para os prestadores de serviço, ou seja, para os contribuintes do Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza ("ISS"). De igual maneira,os reflexos valem tanto para os recolhimentos futuros, como para os tributos que possuem como base de cálculo a receita bruta, o que se verifica, por exemplo, na Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB. A quem se destina: O programa se destina a empresárias de empresas comerciais, industriais e a prestadores de serviço, bem como aos profissionais da área jurídica, aqueles que atuam na área financeira e fiscal. Conteúdo Programático: · A Decisão do STF sobre a exclusão do ICMS nas bases do PIS e da COFINS · Efeitos Financeiros da Decisão · Como calcular o crédito tributário · ContribuintesBeneficiados pela Decisão · Efeitos Modulatórios da Decisão do STF · Aproveitamento do PIS e da COFINS pagos a maior nos últimos cinco anos · Procedimento de Compensação · Discussão Judicial pelo próprio Contribuinte · Como pagar o PIS e COFINS sobre a base de cálculo ajustada do PIS e da COFINS para os fatos geradores futuros · Efeitos da Decisão para os Prestadores de Serviços · A Receita Bruta e a CPRB Carga horária:04 horas Instrutores: Dr. Luiz Rogério Sawaya Batista Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especializado em Direito Comercial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especializado em Direito Societário com ênfase em M&A pelo IBMEC (atual INSPER); Especializado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor convidado em cursos de pós-graduação na Universidade Mackenzie. Professor do MBA em Gestão de Tributos da Fundação Getúlio Vargas e Professor convidado da Pós-Graduação em Direito Empresarial da Fundação Getúlio Vargas. Palestrante em diversos eventos especializados sobre Direito Tributário em curso e seminários. Informações Úteis: Data: 17 de novembro de 2016 Horário: das 9h às 13h Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, São Paulo, SP Investimento: R$1.390,00 (Um mil, trezentos e noventa reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 03 de novembro de 2016: R$ 1.190,00. Estão inclusos custos de material, coffee break, certificados e estacionamento.
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CONTROLADORIA ESTRATÉGICA APLICADA Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP) São Paulo, 21 e 22 de junho de 2017 Apresentação: Aprenda a pensar e agir como controller. Como estruturar uma controladoria acompanhando as estratégias de sucesso e permitindo o adequado desempenho das operações. Veja um painel completo das funções de controladoria, bem como os principais conceitos e instrumentos a serem utilizados para conseguir implantar de forma efetiva a controladoria nas entidades. Objetivos do Treinamento: Após a apresentação deste programa de treinamento, espera-se que os assuntos abordados tragam os seguintes benefícios para você e sua empresa: · Os objetivos da empresa serão definidos de maneira clara, objetiva, consistente e quantificável. · Entendimento do papel da controladoria na atividade empresarial. · Você e seus colegas terão os mesmos conceitos, procedimentos, objetivos e focos de ação em relação aos objetivos da empresa. · Colocação em evidência de questões como avaliação dos resultados e desempenho, análise de custos e apoio à estratégia, etc. · “Amarração” das ações entre o Planejamento Estratégico & Operacional. · Estimulo ao envolvimento na gestão dos negócios, pois cada um saberá como medir o valor de sua contribuição na criação de valor para os acionistas. · Formar executivos completos (dar fundamento e visão integrada das ações da controladoria). · Prepará-lo para promoções (formação de generalistas em alto nível). · Autodesenvolvimento (treiná-lo para a educação continuada, motivando-o para o constante aperfeiçoamento profissional); PROGRAMA COMPLETO MÓDULO I – VISÃO GERAL DA CONTROLADORIA · Conceito, Missão, Definição, Objetivos · Modelo condutor da Controladoria · Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller · A Controladoria na Organização · Controladoria como Ciência e o papel da Contabilidade MÓDULO II – O SISTEMA EMPRESA E O PROCESSO DE GESTÃO · A empresa como um sistema aberto · Os subsistemas do sistema empresa · Modelo de Gestão e o Processo de Gestão · A Controladoria no Processo de Gestão · Sistema de Informação da Controladoria · Sistemas Integrados de Gestão – ERP MÓDULO III – A ESTRUTURA CONTÁBIL · Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial · Demonstrações Financeiras Básicas · Demonstrações Financeiras Complementares · Demonstrações Financeiras em Outras Moedas · Consolidação das Demonstrações Financeiras · Demonstrações Financeiras para SAs e Companhias de Grande Porte · Fundamentos de Contabilidade Internacional (IFRS) MÓDULO IV – GESTÃO TRIBUTÁRIA E ATIVIDADES REGULAMENTARES · Gestão Tributária e Sistema de Informação de Gestão de Tributos · Planejamento Tributário – Fundamentos · Controle Patrimonial · Relações com os Investidores e Governança Corporativa · Obrigações Regulamentares e Controle Interno MÓDULO V – AS DECISÕES FINANCEIRAS FUNDAMENTAIS · A Decisão de Investimento · A Decisão de Financiamento · A Decisão de Dividendos · Modelo Básico para a Decisão de Investimento · Modelos de Decisão para Execução dos Eventos Econômicos MÓDULO VI – AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E DESEMPENHO · Análise Financeira ou de Balanço · Administração do Capital de Giro · Modelo de Gestão para Criação de Valor Empresarial · Análise da Geração de Lucros e de Rentabilidade · EVA – MVA – EBITDA – Múltiplos · Valor da Empresa: O Foco da Controladoria · Modelos de Avaliação da Empresa · Integração entre o Lucro Contábil e o Lucro Econômico MÓDULO VII – FUNDAMENTOS DE CUSTOS · Métodos de Custeio – Custeio Variável – Custeio por Absorção – Custeio ABC – Custeamento pela Teoria das Restrições · Formas de Custeio – Custo Real e Custo Padrão · Análise das Variações · Sistemas de Informações para Acumulação de Custos e o ERP · Custeamento por Ordem e por Processo MÓDULO VIII – ANÁLISES DE CUSTOS · O Modelo de Decisão da Margem de Contribuição · Margem de Contribuição e Fatores Limitantes · Análise de Rentabilidade de Produtos · Análise para Internação ou Não das Atividades Empresariais · Custo Meta · Inflação Interna ou Inflação da Empresa · Política de Redução de Custos MÓDULO IX – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA · Visão Geral do Modelo de Decisão de Preços · Formação de Preços a Partir do Custo · Margem de Lucro Desejada · Estruturação do Mark-up · Formação de Preços a Partir do Mercado · Simulação e Ciclo de Vida · Administração dos Preços de Venda MÓDULO X – ESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA EM UNIDADES DE NEGÓCIO · Fundamentos da Contabilidade Divisional e por Responsabilidades · Centros de Responsabilidade: Centros de Custos, Centros de Lucros e Centros de Investimento · Preços de Transferência Internos e Internacionais · A incorporação do conceito de Custo de Oportunidade · Banco Interno ou Centro de Lucro Financeiro MÓDULO XI – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO · Definições, Conceitos e Objetivos · Tipos de Orçamento, Novos Conceitos e Técnicas · Organização do Orçamento · Sistemas de Informação de Apoio ao Orçamento · Orçamento Operacional · Orçamento de Investimentos e Financiamentos · Conclusão do Processo Orçamentário · Controle e Gestão Orçamentária MÓDULO XII– A CONTROLADORIA NO APOIO À ESTRATÉGIA · Fundamentos do Planejamento Estratégico · Análise do Ambiente e Elaboração de Cenários · Estruturação de um Sistema de Informação para Acompanhamento do Negócio · Monitoramento da Estratégia: Balanced Scorecard · Antecipação da Estratégia: Gerenciamento do Risco Corporativo (Enterprise Risk Management) Público-Alvo e Pré-Requisito: Executivos de todas as áreas, atuando em empresa de qualquer setor, que procuram novos conceitos e metodologias, além de “formação integrada em controladoria”. É desejável que os participantes possuam fundamentos mínimos em contabilidade e custos. Carga Horária: 16 horas Instrutor: Clóvis Luís Padoveze Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: · Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009; · Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; · Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; · Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; · Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; · Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; · Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; · Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; · Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; · Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; · Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; · Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009; · Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; · Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. · Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 · Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 · Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010. · Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 · Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 Informações Úteis: Data: 21 e 22 de junho de 2017 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso 2o dia - 8h30 - 17h30 - Curso Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP. Investimento: R$3.650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 08 de junho de 2017: R$ 3.380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/controladoria-estrategica-aplicada/
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Comunicação Estratégica para Equipes de Alta Performance São Paulo, 27 e 28 de Outubro de 2016 Contextualização: As competências conversacionais são peças-chave para o melhor desenvolvimento de equipes, essa prática que será abordada neste workshop é reconhecida mundialmente por seus resultados efetivos em grandes corporações. Empresas e organizações em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México e Venezuela vêm investindo em formações e programas personalizados para o desenvolvimento de equipes, que utilizam a Ontologia da Linguagem. As habilidades conversacionais têm um papel fundamental no processo de coordenação de ações, na comunicação com a equipe, com os clientes internos e externos, de fornecedores, parceiros, na resolução de conflitos e na obtenção de melhores resultados e um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. São três os postulados básicos da Ontologia da Linguagem: 1. Interpretamos os seres humanos como seres linguísticos – a linguagem é acima de tudo o que nos faz o tipo particular e singular que cada um de nós somos. A linguagem é a chave para compreendermos os fenômenos humanos; 2. A linguagem é geradora: ela não somente nos permite descrever a realidade e falar sobre as coisas, como também faz com que gere realidades, que as coisas aconteçam. Linguagem é ação. 3. Os seres humanos se criam na e através da linguagem: os indivíduos nascem dotados da possibilidade de participar ativamente do desenho de sua própria existência. Essa possibilidade deriva-se exatamente da capacidade geradora da linguagem. Objetivo: Otimizar os resultados na comunicação e relações interpessoais em equipes de alta performance por meio do desenvolvimento de competências conversacionais. Temas abordados: · Como desenvolver uma equipe de alta performance; · Como agir para gerar resultados e atingir metas; · O papel das conversações nas empresas; · A arte de dar feedback; · Conversas públicas e privadas - sua relação com resultados; · Como promover mudanças transformacionais; · O escutar e seu impacto no trabalho; · Desenvolvimento de habilidades conversacionais; · Como melhorar as relações interpessoais; · Ferramentas para indagações eficazes; · De que maneira promover transformação comportamental e conversacional · O poder das declarações; · Os juízos e seu papel nas organizações; · Domínios do observador, sua importância em um mundo competitivo; · Modelo OSAR (Observação, Sistema, Ação e Resultados), do autor Rafael Echeverría; · Como estimular equipes; · O ciclo de coordenação de ações; · A importância de compartilhar inquietude; · Rotinas defensivas. Carga horária: 16 horas Instrutores: Coach Ontológico, formada no curso internacional “The Art of the Business Coaching” realizado pela Newfield Consulting, com o criador do Coaching Ontológico: Rafael Echeverría. Possui especialização em Educação Social e graduação em Turismo. Faz palestras e treinamentos inovadores, criativos e dinâmicos voltados à gestão, Coaching, competências conversacionais, desenvolvimento de pessoas, liderança, vendas e gestão de projetos. Acompanha equipes para alcançarem suas metas estratégicas. Formada pelo seminário Empretec e também aplicadora da metodologia desenvolvida pela ONU, e que no Brasil é aplicado pelo SEBRAE, o curso aponta características de comportamento empreendedor. Graduado em filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo é Coach Ontológico, formado no curso internacional “The Art of the Business Coaching” realizado pela Newfield Consulting, com o criador do Coaching Ontológico: Rafael Echeverría. Tem formação em Planejamento Estratégico Situacional pela Newfield Consulting Brasil e Moderação: desenho e facilitação de processos de discussão grupal, pela H+K – Desenvolvimento Humano e Institucional. Através da combinação das duas técnicas, realiza planejamentos estratégicos no âmbito corporativo e governamental, potencializando os resultados das oficinas de planejamento com metodologia flexível e participativa. Informações Úteis: Data: 27 e 28 de Outubro de 2016 Horário:1° dia- 8h30 às 9h00 - Credenciamento || 9h00 às 18h00 - Curso ||2° Dia- 8h30 - 17h30 - Curso Local: Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP Investimento: R$3.530,00 (três mil, quinhentos e trinta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento. Condição Especial para inscrições pagas até dia 13 de Outubro de 2016: R$3.280,00. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.
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PGRS - ELABORAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Resíduos Industriais Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos PGRS – PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – A ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO São Paulo, 26 e 27 de Janeiro de 2017 O curso promove o conhecimento dos requisitos legais que devem ser cumpridos ao se elaborar o PGRS e também traz o conhecimento necessário para que seja possível elaborar as ferramentas de gestão/evidências que propiciem o compliance do sistema de gestão de resíduos da indústria ao Artigo 21 da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. O objetivo do curso é capacitar o aluno para elaboração e implantação do documento PGRS exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Metodologia - Expositiva com exercícios em sala de aula e uso de recursos áudio visuais - Elaboração de todas as ferramentas necessárias para inserção no PGRS Púbico-alvo: - Gestores da área ambiental, de utilidades e facilities que tenham sobre sua responsabilidade a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos industriais - Consultores que pretendem elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais Conteúdo Programático: A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu decreto regulamentador: os avanços da PNRS para o setor industrial, cinco anos após sua regulamentação, a situação atual de responsabilidades do gerador quando a logística reversa e como retratar isto no PGRS, o Plano Nacional de Resíduos. - As cidades e estados que estabeleceram Termos de Referencia para Elaboração do PGRS; - O PGRS e seu conteúdo mínimo (administrativo, de gestão e de planejamento) exigido segundo artigo 21 da PNRS; - Os dados administrativos que devem constar no PGRS: · elaborando o descritivo do empreendimento e a matriz de responsabilidade. · quem deve tirar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica sobre o PGRS e em quais conselhos de classe - Os dados de gestão que devem constar no PGRS: · elaborando os controles operacionais, ferramentas e indicadores que serão utilizados no dia a dia e reportados no PGRS: · Geração de resíduos: planilhas de controle de geração, inventário de resíduos estadual e federal, o SINIR – Sistema Nacional de Resíduos Sólidos e as modificações nos inventários de resíduos · Classificação de resíduos: síntese de classificação de resíduos segundo a NBR 10.004, Resolução CONAMA 303, Instrução IBAMA 13 e Resolução ANTT 420 · Acondicionamento: especificação de acondicionadores homologados e para resíduos classe II, procedimento operacional de acondicionamento de resíduos · Logística interna: procedimento operacional de medição de fumaça preta em veículos a diesel, roteiros de coleta, controles de não conformidade na logística interna · Manuseio: uso de prensas e evidencias de cumprimento a legislação · Armazenamento de resíduos: registros de movimentação e armazenamento de resíduos, descritivos construtivos e operacionais das centrais de resíduos, check list de inspeção das centrais. · Transporte externo: check list de veículos para expedição de cargas, elaboração de documentos de transporte (procedimento operacional de emissão de MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos e Notas Fiscais para transporte de resíduos classe I), ficha de emergência, controle de licenças de transportadoras · Destinação e disposição final: planilha de controle de licenças de destinadores finais, planilha de controle de CADRI. - Os dados de planejamento que devem constar no PGRS: · Minimização de resíduos: plano de metas e report de indicadores de reciclabilidade · Planos de melhorias e ações corretivas · Planos de contingência e emergência - Como descrever as soluções compartilhadas entre empresas no mesmo site (restaurantes, obras, serviços de jardinagem, empresas de limpeza, etc...). - Os relatórios de logística reversa em atendimento ao artigo 31 da PNRS. Carga Horária:14h Instrutor: Profissional com 17 anos de experiência na gestão da Cadeia de Resíduos Industriais direcionada à Indústria. Especialidade em: Gerenciamento e Valorização de Resíduos Industriais, Green Supply Chain para Resíduos, Treinamentos, Adequação de Sistemas de Gerenciamento de Resíduos a Legislação Ambiental, Transporte de Resíduos, Auditorias em Sistemas de Gerenciamento de Resíduos e em Fornecedores, Duo Diligences. Informações Úteis: Data: 26 e 27 de janeiro de 2017 Horário: 1o. Dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 17h00 – Curso 2o. Dia - 8h30 às 16h30 Local: Hotel Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP. Investimento: R$3380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, estacionamento e certificado. As inscrições pagas até o dia 12 de Janeiro de 2017 terão o investimento reduzido para R$2990,00 Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/pgrs-elabora%c3%a7%c3%a3o-de-plano-de-gerenciamento-de-residuos-solidos-/
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