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Orçamento Base Zero São Paulo, 22 de fevereiro de 2017 Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias Romi S/A Apresentação: Neste curso serão apresentados os conceitos básicos para o entendimento do Orçamento Base Zero (OBZ) e os ganhos financeiros que e pode trazer a sua empresa. Será ensinada uma metodologia pra implantação do OBZ, que auxiliará na definição de prioridades orçamentárias, e conseqüentemente uma redução de custos realizada de uma forma mais inteligente. Conteúdo Programático: Módulo I – Orçamento: Conceitos e Objetivos · O que é Orçamento · Orçamento e o Processo de Criação de Valor · Da Estratégia ao Orçamento · Orçamento e Contabilidade · Responsabilidade pela Condução do Processo Orçamentário · Sistemas de Informações Orçamentárias Módulo II – Conceitos e tipos de orçamentos · Abordagem Ortodoxa · Budget e Forecast · Orçamento Base Zero · Orçamento por Atividades · Gerenciamento Matricial Módulo III – Da estratégia ao Orçamento Base Zero · Leitura do Ambiente e Estruturação de Cenários · Objetivos Estratégicos · Premissas Orçamentárias · Modelo do Orçamento Base Zero Módulo IV – Orçamento Base Zero · Fundamentos · Estruturação do Modelo · Estruturação dos Procedimentos de Análise · Estruturação do Modelo de Informação · Estruturação do Modelo de Priorização · Definição do Modelo do Controle Orçamentário Módulo V – Implantação do OBZ · A Controladoria como líder do projeto · Treinamento dos Gestores · Revisão dos processos e atividades · A estrutura do “Pacote de Decisão” · A metodologia de definição das prioridades orçamentárias · A metodologia de definição das metas orçamentárias · Como inserir o OBZ no Sistema de Informação de Planejamento Orçamentário Módulo VI – A conclusão do OBZ · Interação com o Orçamento de Vendas · Interação com os Demais Orçamentos · Consolidação com as Demonstrações Financeiras · Resultado do OBZ: Análise da Rentabilidade e da geração de lucros Carga Horária: 8 horas Instrutor: Clóvis Luís Padoveze Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009; Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009; Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 Público Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas e profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria. Informações Úteis: Data: 22 de fevereiro de 2017 Horário: 9h às 18h Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP Investimento: R$2.650,00 (dois mil, seiscentos e cinquenta reais) Condição Especial para inscrições PAGAS até o dia 08 de fevereiro de 2017: R$ 2.480,00 (dois mil, quatrocentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/or%c3%a7amento-base-zero-%28obz%29/
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PRICING - Estratégias de Precificação São Paulo, 29 de setembro de 2016 Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias RomiS/A Apresentação A decisão sobre preços de venda é a decisão mais importante de uma organização no processo de criação de valor para a empresa e para os acionistas. Por ser a decisão mais importante, ela ambienta-se dentro da estratégia. Não é possível dissociar a estratégia da política de preços. Excetuando-se algumas situações especiais (preços de commoditties de recursos naturais, por exemplo), todas as empresas, sejam elas industriais, comerciais ou de serviços, tem a possibilidade de trabalhar os preços de seus produtos e serviços de várias maneiras, considerando os diversos clientes, a segmentação dos mercados, a concorrência etc., na busca do melhor resultado econômico empresarial. Os aspectos mercadológicos e da psicologia do consumidor são fundamentais no processo decisório de decidir sobre os preços de venda. Eles devem ser cuidadosamente estudados para que o valor percebido pelo consumidor seja alcançado. Os custos dos produtos e serviços são importantes apenas como parâmetros ou pisos de preços. O objetivo da precificação é aumentar a lucratividade dos produtos e a rentabilidade dos acionistas. Objetivos: O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral das diversas abordagens de precificação, considerando os conceitos mais recentes dos diversos autores e empresas. Dentro do treinamento também serão apresentados modelos para determinação dos preços, bem como a estrutura necessária para acompanhamento dos resultados dos preços obtidos, dentro do objetivo de criação de valor empresarial. Público alvo: Responsáveis nas empresas pelas decisões de preços, de comercialização e marketing, controllers e gerentes de custos e formação de preços de venda. Programa Módulo I – O Poder dos Preços de Venda · Preço e Valor · Criando valor para o Cliente · Preços de Venda, Custos e Lucros · Do valor percebido pelo consumidor para obtenção dos lucros · Preços e estratégia competitiva · O estrategista de preços Módulo II – Modelos de Decisão para Gestão de Preços de Venda · Decisões orientadas pelo mercado · Decisões orientadas pela Teoria Econômica · Decisões orientadas pelos custos · Precificação e comercialização hedônica Módulo III – Componentes Mercadológicos dos Preços · Criação de Valor: a fonte da vantagem dos preços · Estrutura de preços · Política de preços · A psicologia da determinação de preços · Compreendendo e usando a elasticidade · Negociando preços com os clientes · Análise da indústria e concorrência Módulo IV– Estruturação do Modelo Geral de Formação de Preços · Como calcular os investimentos necessários para os diversos produtos · Como calcular a margem necessária para os diversos produtos · Como calcular a rentabilidade desejada pelos acionistas e sua aplicação na formação dos preços · A utilização da margem de contribuição para gestão de preços de venda · Aspectos tributários e legais Módulo V – Implementação Dentro da Organização · Mesa depricing · Desenvolvendo programas de determinação de preços · Modelo de acompanhamento das decisões de preços · Análise financeira: preços para lucros · Política de preços em um mercado competitivo · Mensurando a sensitividade de preços Instrutor: Clóvis Luís Padoveze · Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. · Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. · Professor de Controladoria e Contabilidade. · Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. · Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor dos livros: · Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009; · Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; · Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; · Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; · Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; · Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; · Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; · Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; · Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; · Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; · Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; · Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009; · Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; · Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. · Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 · Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 · Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010. · Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 · Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 Carga Horária:8 horas Informações Úteis: Data: 29 de setembro de 2016. Horário: 9h às 18h Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 - Moema Investimento: R$2.750,00 (dois mil, setecentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 15 de setembro de 2016: R$ 2.5500,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br
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GESTÃO ESTRATÉGICA E NOVAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Principais ferramentas e metodologias utilizadas no plano orçamentário. Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade e Controller das Indústrias Romi S/A São Paulo, 26 e 27 de janeiro de 2017 Exclusivo! O objetivo do curso é apresentar de maneira prática as principais ferramentas e metodologias utilizadas no plano orçamentário incluindo: BEYOND BUDGETING, ORÇAMENTO BASE ZERO, ORÇAMENTO MATRICIAL e ORÇAMENTO POR ATIVIDADES. Após o treinamento você estará capacitado a: · Entender e utilizar as principais ferramentas e metodologias para elaboração e acompanhamento do planejamento orçamentário. · Analisar e revisar seus próprios processos de elaboração de orçamentos. · Unir o plano orçamentário com o planejamento estratégico. · Identificar , criticar e validar os itens necessários à elaboração do plano orçamentário. Destaques do Programa · Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle. · Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada. · Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios. · Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos. · Discussão de todas as possibilidades de utilização do orçamento dentro do processo decisório da companhia. Diferenciais desse Treinamento · Treinamento apresentado pelo Professor Clóvis Padoveze. Doutor em Controladoria (FEA/USP) e Controller das Indústrias Rom S/A, acumulando como executivo mais de 20 anos de experiência. Autor de diversos livros na área de controladoria. · Apresentação de exemplos reais vivenciados pessoalmente pelo apresentador Público-Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, contabilidade, finanças e controladoria. PROGRAMA COMPLETO PARTE I - FUNDAMENTOS 1 – CONCEITOS E OBJETIVOS · O que é orçamento · Orçamento e Contabilidade · Orçamento e o processo de criação de valor · Da Estratégia ao Orçamento · Responsabilidades pela condução do processo orçamentário 2 – ABORDAGEM ORTODOXA (Tradicional ) · Cultura orçamentária · Modelos de condução do processo orçamentário · Estrutura do orçamento tradicional · Rolling Budget e Forecast · Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário PARTE II - NOVAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO 3 – BEYOND BUDGETING · O que está além do orçamento · Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table · Respostas às críticas · O que é proposto em lugar do orçamento · Exemplo 4 – ORÇAMENTO BASE ZERO · O que realmente significa · Orçamento Base Zero e Reengenharia · O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero · Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero · Exemplo 5 – ORÇAMENTO MATRICIAL · Como implantar um controle matricial · Onde vale a pena implantar este conceito · Vantagens e desvantagens · Definição das responsabilidades · Exemplo 6 – ORÇAMENTO POR ATIVIDADES · Como sair do Custo ABC para o Orçamento ABC · Quais as implicações do modelo ABC · Vantagens e desvantagens · Exemplo 7 – ORÇAMENTO E BALANCED SCORECARD · O Balanced Scorecard combina com o orçamento ? · O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias? · Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional · Exemplo PARTE III- ESTRUTURAÇÃO GERAL DE UM ORÇAMENTO 8- INFORMAÇÕES BASE · Construção de Cenários · Premissas Gerais e Específicas · Comportamento dos custos e receitas 9 – O ORÇAMENTO DE VENDAS E DE PRODUÇÃO · Métodos de previsão de vendas · Fatores limitantes · Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística · Exemplos numéricos 10 – DEMAIS ORÇAMENTOS · Orçamento de Materiais e Estoques · Orçamento de Despesas Departamentais · Orçamento de Investimentos e Financiamentos Exemplos numéricos 11 – CONCLUSÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO · Orçamento de Caixa · A dificuldade: projeção das receitas financeiras · Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis · A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário Exemplos numéricos 12 – ASPECTOS COMPLEMENTARES · Orçamento e Custo Padrão · Utilização do ferramental de simulação · Análise Econômico-Financeira do orçamento · Orçamento em entidades não-industriais Exemplos numéricos Duração: 16 horas Sobre o Instrutor:Clóvis Luís Padoveze · Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. · Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. · Professor de Controladoria e Contabilidade. · Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. · Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: 1. Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012; 2. Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; 3. Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; 4. Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; 5. Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; 6. Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; 7. Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; 8. Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; 9. Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; 10. Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; 11. Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; 12. Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012; 13. Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; 14. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. 15. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 16. Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 17. Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010 18. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 19. Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 20. Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011 21. Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012 22. Contabilidade de Custos – Editora Cengage, 2013 23. Custo e Preços de Serviços – Editora Atlas, 2013 Informações Úteis: Data: 26 e 27 de janeiro de 2017 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso 2o dia - 8h30 - 17h30 - Curso Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP. Investimento: R$3.650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 12 de janeiro de 2017: R$ 3.380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/gest%c3%a3o-estrategica-e-novas-tecnicas-de-planejamento-or%c3%a7amentario/
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CONTROLADORIA ESTRATÉGICA APLICADA Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP) São Paulo, 21 e 22 de junho de 2017 Apresentação: Aprenda a pensar e agir como controller. Como estruturar uma controladoria acompanhando as estratégias de sucesso e permitindo o adequado desempenho das operações. Veja um painel completo das funções de controladoria, bem como os principais conceitos e instrumentos a serem utilizados para conseguir implantar de forma efetiva a controladoria nas entidades. Objetivos do Treinamento: Após a apresentação deste programa de treinamento, espera-se que os assuntos abordados tragam os seguintes benefícios para você e sua empresa: · Os objetivos da empresa serão definidos de maneira clara, objetiva, consistente e quantificável. · Entendimento do papel da controladoria na atividade empresarial. · Você e seus colegas terão os mesmos conceitos, procedimentos, objetivos e focos de ação em relação aos objetivos da empresa. · Colocação em evidência de questões como avaliação dos resultados e desempenho, análise de custos e apoio à estratégia, etc. · “Amarração” das ações entre o Planejamento Estratégico & Operacional. · Estimulo ao envolvimento na gestão dos negócios, pois cada um saberá como medir o valor de sua contribuição na criação de valor para os acionistas. · Formar executivos completos (dar fundamento e visão integrada das ações da controladoria). · Prepará-lo para promoções (formação de generalistas em alto nível). · Autodesenvolvimento (treiná-lo para a educação continuada, motivando-o para o constante aperfeiçoamento profissional); PROGRAMA COMPLETO MÓDULO I – VISÃO GERAL DA CONTROLADORIA · Conceito, Missão, Definição, Objetivos · Modelo condutor da Controladoria · Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller · A Controladoria na Organização · Controladoria como Ciência e o papel da Contabilidade MÓDULO II – O SISTEMA EMPRESA E O PROCESSO DE GESTÃO · A empresa como um sistema aberto · Os subsistemas do sistema empresa · Modelo de Gestão e o Processo de Gestão · A Controladoria no Processo de Gestão · Sistema de Informação da Controladoria · Sistemas Integrados de Gestão – ERP MÓDULO III – A ESTRUTURA CONTÁBIL · Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial · Demonstrações Financeiras Básicas · Demonstrações Financeiras Complementares · Demonstrações Financeiras em Outras Moedas · Consolidação das Demonstrações Financeiras · Demonstrações Financeiras para SAs e Companhias de Grande Porte · Fundamentos de Contabilidade Internacional (IFRS) MÓDULO IV – GESTÃO TRIBUTÁRIA E ATIVIDADES REGULAMENTARES · Gestão Tributária e Sistema de Informação de Gestão de Tributos · Planejamento Tributário – Fundamentos · Controle Patrimonial · Relações com os Investidores e Governança Corporativa · Obrigações Regulamentares e Controle Interno MÓDULO V – AS DECISÕES FINANCEIRAS FUNDAMENTAIS · A Decisão de Investimento · A Decisão de Financiamento · A Decisão de Dividendos · Modelo Básico para a Decisão de Investimento · Modelos de Decisão para Execução dos Eventos Econômicos MÓDULO VI – AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E DESEMPENHO · Análise Financeira ou de Balanço · Administração do Capital de Giro · Modelo de Gestão para Criação de Valor Empresarial · Análise da Geração de Lucros e de Rentabilidade · EVA – MVA – EBITDA – Múltiplos · Valor da Empresa: O Foco da Controladoria · Modelos de Avaliação da Empresa · Integração entre o Lucro Contábil e o Lucro Econômico MÓDULO VII – FUNDAMENTOS DE CUSTOS · Métodos de Custeio – Custeio Variável – Custeio por Absorção – Custeio ABC – Custeamento pela Teoria das Restrições · Formas de Custeio – Custo Real e Custo Padrão · Análise das Variações · Sistemas de Informações para Acumulação de Custos e o ERP · Custeamento por Ordem e por Processo MÓDULO VIII – ANÁLISES DE CUSTOS · O Modelo de Decisão da Margem de Contribuição · Margem de Contribuição e Fatores Limitantes · Análise de Rentabilidade de Produtos · Análise para Internação ou Não das Atividades Empresariais · Custo Meta · Inflação Interna ou Inflação da Empresa · Política de Redução de Custos MÓDULO IX – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA · Visão Geral do Modelo de Decisão de Preços · Formação de Preços a Partir do Custo · Margem de Lucro Desejada · Estruturação do Mark-up · Formação de Preços a Partir do Mercado · Simulação e Ciclo de Vida · Administração dos Preços de Venda MÓDULO X – ESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA EM UNIDADES DE NEGÓCIO · Fundamentos da Contabilidade Divisional e por Responsabilidades · Centros de Responsabilidade: Centros de Custos, Centros de Lucros e Centros de Investimento · Preços de Transferência Internos e Internacionais · A incorporação do conceito de Custo de Oportunidade · Banco Interno ou Centro de Lucro Financeiro MÓDULO XI – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO · Definições, Conceitos e Objetivos · Tipos de Orçamento, Novos Conceitos e Técnicas · Organização do Orçamento · Sistemas de Informação de Apoio ao Orçamento · Orçamento Operacional · Orçamento de Investimentos e Financiamentos · Conclusão do Processo Orçamentário · Controle e Gestão Orçamentária MÓDULO XII– A CONTROLADORIA NO APOIO À ESTRATÉGIA · Fundamentos do Planejamento Estratégico · Análise do Ambiente e Elaboração de Cenários · Estruturação de um Sistema de Informação para Acompanhamento do Negócio · Monitoramento da Estratégia: Balanced Scorecard · Antecipação da Estratégia: Gerenciamento do Risco Corporativo (Enterprise Risk Management) Público-Alvo e Pré-Requisito: Executivos de todas as áreas, atuando em empresa de qualquer setor, que procuram novos conceitos e metodologias, além de “formação integrada em controladoria”. É desejável que os participantes possuam fundamentos mínimos em contabilidade e custos. Carga Horária: 16 horas Instrutor: Clóvis Luís Padoveze Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: · Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009; · Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; · Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; · Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; · Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; · Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; · Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; · Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; · Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; · Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; · Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; · Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009; · Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; · Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. · Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 · Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 · Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010. · Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 · Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 Informações Úteis: Data: 21 e 22 de junho de 2017 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso 2o dia - 8h30 - 17h30 - Curso Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP. Investimento: R$3.650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 08 de junho de 2017: R$ 3.380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/controladoria-estrategica-aplicada/
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Política de Redução de Custos e Gestão do Lucro Gestão Estratégica de Custos e do Lucro São Paulo, 28 de Setembro de 2016 O atual momento econômico brasileiro de redução do nível de atividades para grande parte dos setores da economia, tem obrigado a maior parte das empresas num esforço muito grande para manter sua rentabilidade ou para não sofrer perdas significativas nos lucros. Para tanto, é necessário um conjunto ordenado de diretrizes e programas, objetivando a maior eficiência e eficácia dos custos, em conjunto com procedimentos de inovação dos produtos e serviços. Esses esforços devem estar associados à ações mercadológicas de entendimento do mercado consumidor para conseguir capturar, ao máximo, rentabilidade dos diversos segmentos de atuação da empresa. Assim, mais do que apenas reduzir custos é preciso buscar ao máximo a eficiência no uso dos recursos, tendo como referência permanentemente o mercado, pois ali é que estão os grandes ganhos. Em resumo, a política geral a ser adotada não é só de reduzir custos, mas sim, focar claramente também a gestão do lucro e rentabilidade. Uma política de redução de custos e gestão do lucro deve: · ser ampla, genérica, abrangendo todos os aspectos da empresa;ser integrada, já que uma empresa traduz-se numa sucessão de processos com objetivos finais, ou seja, um enfoque sistêmica com visão das saídas do sistema; · ser contínua, sob pena de se perder ganhos já conquistados; · ter o comprometimento dos gestores com o processo de criação de valor para os acionistas; · acompanhar todos os componentes do processo de gestão. Este treinamento tem como objetivo apresentar um amplo painel das possibilidades de otimização de custos e gestão do lucro nas empresas, de tal forma que permita as empresas implementarem uma política eficaz de redução de custos e otimização dos resultados. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO EMPRESARIAL · Inovação, crescimento e produtividade · O processo de gestão: planejamento, execução e controle · Planejamento estratégico · A empresa como um sistema aberto · Recursos, Processamento, Produtos e Serviços · O processo empresarial de criação de valor REDUÇÃO DE CUSTOS: MODELOS EXISTENTES · Gestão Estratégica de Custos (Custeamento ABC) · Redução de desperdícios · Melhoria contínua · Orçamento Base Zero (OBZ) · Gerenciamento Matricial · Custo Meta (Target Costing) ENTENDIMENTO DOS CUSTOS E DESPESAS · Aumentar ou reduzir os custos? · Custos diretos e indiretos · Custos fixos e variáveis · Custos estruturados · Custos discricionários e comprometidos ESTRUTURAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO · Como nascem os custos e despesas · As decisões estratégicas que provocam mais ou menos custos · O entendimento da cadeia operacional e produtiva · A questão da estrutura organizacional · Avaliação do custo dos recursos · A gestão do custo das atividades internas · Como olhar o conjunto do processo de gestão · Política de redução de custos em nível estratégico · Política de redução de custos em nível operacional · Política de redução de custos em nível de execução e controle ENTENDIMENTO DOS PREÇOS DE VENDA · A precificação estratégica (pricing) · Identificação do valor percebido pelo consumidor · Como simular novos preços de venda · Como usar efetivamente o custo meta (custo alvo) OLHANDO PARA O SÓCIO E ACIONISTA · Como otimizar os recursos do ativo · O que é qualidade dos ativos fixos · Como otimizar os recursos do passivo · O lucro corretamente medido como elemento fundamental · O lucro que gera caixa VISÃO GERAL DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO · Implementação da política de redução de custos e gestão do lucro · Programas e equipes de temas estratégicos · Programas e equipes de temas operacionais · Programas e equipes de temas de execução e controle Duração: 8 horas Sobre o Instrutor: Clóvis Luís Padoveze · Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. · Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. · Professor de Controladoria e Contabilidade. · Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. · Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: 1. Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012; 2. Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; 3. Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; 4. Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; 5. Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; 6. Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; 7. Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; 8. Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; 9. Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; 10. Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; 1. Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; 2. Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012; 3. Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; 4. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. 5. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 6. Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 7. Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010 8. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 9. Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 10. Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011 11. Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012 12. Contabilidade de Custos – Editora Cengage, 2013 13. Custo e Preços de Serviços – Editora Atlas, 2013 Informações Úteis: Data: 28 de Setembro de 2016.Horário:das 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema Investimento: R$2.550,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 14de Setembro de 2016: R$ 2.380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Maiores Informações sobre este curso pelo e-mail contato@propagartraining.com.br ou pelo telefone (11) 3419 9152. A Propagar Training se reserva o direito de modificar o programa sem aviso prévio. Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/politica-de-reducao-de-custos-e-gestao-do-lucro/
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GERENCIAMENTO MATRICIAL DE DESPESAS Com o Prof. Dr. Clóvis Luís Padoveze 29 de junho de 2017 Foca no planejamento antecipado para identificar os gastos que devem merecer uma atenção e tratamento especializado, indispensáveis ao funcionamento da organização, ao mesmo tempo que identifica os custos e despesas que podem ser reduzidos ou eliminados. Este modelo orçamentário caracteriza-se como um sistema de redução contínua de custos e eliminação de desperdícios, dentro de uma abordagem de planejamento. Para tanto, as organizações precisam preparar-se para a implantação deste modelo de condução do processo orçamentário para que atinja, de fato, os objetivos previstos. É necessário preparar a organização e inserir os conceitos dentro da cultura organizacional, bem como definir os procedimentos, conceitos e técnicas para a implantação do sistema de gerenciamento matricial das despesas e receitas. É fundamental o desenvolvimento de equipes engajadas com o processo, bem como da participação de funcionários com visão global dos negócios e foco nos resultados econômicos, de forma a se obter funcionários comprometidos e equipes de alto desempenho. Este treinamento apresenta os conceitos básicos de Gerenciamento Matricial de Despesas, a metodologia de implantação, a integração com as demais peças orçamentárias, bem como a integração com os demais conceitos e modelos de planejamento orçamentário, tendo como referência sempre o gerenciamento das mudanças. Público Alvo: Controllers, Diretores Administrativos e Financeiros, Gerentes de Planejamento e Orçamento, Gerentes de Contabilidade e de Custos, profissionais ligados às áreas de planejamento estratégico, planejamento operacional, planejamento orçamentário e custos. Conteúdo Programático I – ORÇAMENTO: CONCEITOS E OBJETIVOS · O que é orçamento · Orçamento e o processo de criação de valor: orçamento orientado para resultados · Da estratégia ao orçamento · Orçamento e contabilidade · Responsabilidade pela condução do processo orçamentário II – CONCEITOS E TIPOS DE ORÇAMENTO · Abordagem Ortodoxa · Budget e Forecast · Beyond Budgeting · Orçamento Base Zero · Orçamento por Atividades · Gerenciamento Matricial III – DA ESTRATÉGIA AO GERENCIAMENTO MATRICIAL · Objetivos estratégicos no Gerenciamento Matricial · Leitura do Ambiente e Estruturação de Cenários · Modelo do Orçamento Matricial · O cuidado com o gerenciamento das mudanças IV – GERENCIAMENTO MATRICIAL E CULTURA ORGANIZACIONAL · Alinhamento do Gerenciamento Matricial com a cultura organizacional · Alinhamento com os indicadores de desempenho · Estruturação do Modelo · O conceito de parametrização dos gastos · Definição dos gestores de linha V – IMPLANTAÇÃO DO GERENCIAMENTO MATRICIAL · A Controladoria como líder do projeto · Treinamento dos gestores · Revisão dos pacotes de gastos · A metodologia de definição das metas orçamentárias · Identificando entidades e níveis · Definindo pacotes · Identificação de clusters · Negociando metas e padrões · Definindo o modelo de controle orçamentário · Definindo os relatórios de acompanhamento VI – A CONCLUSÃO DO GERENCIAMENTO MATRICIAL · Interação com o Orçamento de Vendas · Interação com os Demais Orçamentos · Consolidação com as Demonstrações Financeiras Carga Horária: 8 horas Instrutor: Clóvis Luís Padoveze Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos Autor dos livros: ¬Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009; ¬Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006; ¬Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010; ¬Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011; ¬Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005; ¬Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011; ¬Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009; ¬Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006; ¬Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006; ¬Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010; ¬Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009; ¬Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009; ¬Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009; ¬Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008. ¬Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009 ¬Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009 ¬Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010. ¬Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010 ¬Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 Informações Úteis: Data: 29 de junho de 2017 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365 Investimento: R$2750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais. Para inscrições pagas até o dia 15 de junho de 2017 o investimento será reduzido para R$2.450,00 (dois mil, quatrocentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/gerenciamento-matricial-de-despesas/
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Centro de Serviços Compartilhados | CSC | Propagar Training CSC (Centro de Serviços Compartilhados) Metodologias - Fases de Implantação - Monitoramento Resultados São Paulo, 16 e 17 de fevereiro de 2017 Os chamados Shared Services Centers (Centros de Serviços Compartilhados – CSC’s) acabaram por estabelecer-se como uma solução comprovada de aumento da eficiência operacional com redução dos custos. A idéia é descobrir as atividades que se repetem em várias partes da organização (em geral de maneira não uniforme ou padronizada) e reuni-las em um único local (o “centro”) onde passarão a utilizar processos e tecnologias mais sofisticadas ou eficazes, e ganharão economias de escala. Tipicamente o Centro de Serviços reunirá as atividades de suporte do negócio (o backoffice), as funções administrativas que se espalharam pela empresa à medida que o negócio foi expandindo-se em volume ou cobertura geográfica. Quanto maior e mais diversificada uma organização, maior o potencial de centralização e transformação dos processos, mas essa não é uma solução exclusiva para grandes empresas: com o avanço das tecnologias de conectividade, e o crescimento dos serviços de terceirização em todas as áreas, é possível pensar em soluções criativas onde diferentes empresas se associam transferindo pessoas e recursos para criação de um centro de serviços comum que represente um “custo menor” para cada um dos participantes. Na prática os Centros de Serviços Compartilhados são parte da transformação maior das Cadeias de Valor de várias Indústrias, onde há uma redistribuição dos processos de negócios entre seus participantes, em busca de maior produtividade e competitividade para enfrentar o dinâmico e inovador mercado globalizado. O modelo de gestão que suporta o conceito de Centro de Serviços é multidisciplinar, ou seja, é necessário que os seus gestores e operadores sejam capacitados em disciplinas que envolvam gestão de processos, gestão e utilização de tecnologia da Informação, custeio e economia, gestão baseado em desempenho (considerando indicadores e gestão de pessoas) e gestão de relacionamento com clientes. Todas estas disciplinas sofrem grande impacto e impactam a cultura empresarial em que a mesma se encontra o que permite se corretamente aplicada em um processo de melhoria continua de seus produtos e serviços que ultrapassam as fronteiras físicas do próprio CSC e impulsionam os negócios rumo a novos patamares de desenvolvimento. Objetivo: Nosso objetivo é estimular o participante a refletir sobre o que vem transformando a gestão e operação de um Centro de Serviços Compartilhados em uma função estratégica. O curso foi desenvolvido para balancear conceitos, modelos e instrumentos modernos da gestão estratégica de um Centro de Serviços Compartilhados como: · Núcleo de competências de gestão como diferencial competitivo para as operações de uma empresa; · Conhecer os vários sistemas e práticas disponíveis para ajudar os líderes a transformar as suas atividades, produtos e serviços disponibilizados para a corporação; · Estimular os profissionais a alinharem suas atividades às ações estratégicas das organizações, frente aos atuais desafios da gestão operacional; · Dar subsídios aos participantes no desenvolvimento de habilidades de relacionamento, liderança e comunicação, gerando valor sustentável para funcionários, clientes, influenciadores e sociedade. O programa cria oportunidade para o crescimento pessoal através de vivências de valores, atitudes e habilidade de liderança de pessoas e de organizações e do próprio Centro de Serviços Compartilhados pela reflexão sobre seus atuais níveis de serviços. Público Alvo: O curso destina-se a profissionais, de todas as áreas, que são líderes e buscam aprofundar ou adquirir novas competências e habilidades para desempenhar suas atividades suportadas por ferramentas modernas de gestão de pessoas, buscando inovações que tragam valor para o negócio. Metodologia: O curso será dinâmico e participativo, com exemplos de casos práticos baseados nas vivencias do instrutor. Os encontros presenciais são constituídos de: seminários, avaliações e defesas presenciais referentes aos vários assuntos ligados ao curso. Conteúdo Programático Centro de Serviços Compartilhados – Abordagem Geral · Visão Geral do Treinamento · O CSC e o ambiente empresarial atual o Direcionadores do Centro de Serviços o Como o Serviços Compartilhados possibilita as organizações alcançar seus objetivos estratégicos o Definição de Serviços Compartilhados o Alguns Benefícios do CSC o Direcionadores para a Mudança · Os 4 elementos fundamentais do CSC o Elementos do centro de serviços o Modelo Organizacional o Modelo de Negócios o Modelo de Processos o Modelo Tecnológico · Projetando um Centro de Serviços Compartilhados · Abordagem para um projeto CSC o Iniciando discussões o Processo de Criação o Evolução dos centros de serviços o Processo de Seleção o Decisão sobre quais processos podem ser Compartilhados? o Escopo de Serviços – Exemplos · O Business Case - Estudo de Viabilidade Técnico-econômica · Abordagem Metodológica para CSC o Gerenciamento do Projeto o Localização e e layout de um CSC o Processos e Controles · Processos: Padronização, Flexibilidade e Controle · Redesenho de processos · Análise de gaps e aderência dos processos o Estratégia de Implantação ( por Processos, Big Bang, Piloto) · Gestão de Relacionamento com o Cliente · Gestão de Relacionamento com Cliente · Acordo de Nível de Performance (ANP) ou SLA · Como desenvolver as métricas para compor o SLA · Precificação integrada ao SLA · O Catálogo de Serviços · Gerenciamento de Desempenho · Gerenciamento de Desempenho – Tipos de Métricas · Maturidade do CSC e o SLA · Um efetivo Service Level Agreement o Precificação Remuneração e recompensa · Discussão sobre Precificação – Métodos Típicos o Gestão de Capital Humano o Change Management · Change Management: O Desafio da Mudança · Porque os projetos falham.... · Por que Liderar Mudanças ? · Processo de Resistência a mudança – Instinto de sobrevivência · 8 Passos para a Mudança · Comunicação Empresarial · Fatores de Sucesso na Gestão de Pessoas o Treinamento · Treinamento e o Desenvolvimento pessoal · Estratégia de Treinamento – Lista de treinamentos · Organização do Projeto - Papeis e responsabilidades · Aspectos : Legal, Trabalhista e Tributário · Considerações Finais o A Evolução dos Centros de Serviços Compartilhados o O futuro do CSC - Mudança cultural e foco no cliente o Porque projetos de CSC falham... o CSC – Visão de Futuro Carga Horária: 16 horas Instrutor Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Relacionamento com mais de 186 Centros de Serviços no Brasil e América Latina. MBA em Administração Geral e Estratégia pela FGV GVpec ; Especialização em Gerenciamento de Redes e Serviços de Telecomunicações – Telecommunications Research; Pós-Graduação em Administração pela Fundação Vanzolini - USP ; Graduação em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC - UNESP Principais Clientes / Projetos: Envolvimento em mais de 90 projetos corporativos em empresas líderes de seus segmentos incorporando e aportando experiências em gestão e resultados. Alguns clientes destacados: Albrás; Villares Metals; CSN; InPev; Clariant; RANDON; BOSCH; Grupo Silvio Santos; Grupo Votorantim; Grupo Imagem; Grupo Marquise; Grupo Edson Queiroz; Boeringher Ingelheim do Brasil; Marítima Seguros S/A; Porto Seguro;UNIMED Ribeirão; Medial Saúde: Banco Itaú, Banco ABN- Real, Grupo Veolia; Hospital São Camilo; Hospital Israelita Albert Einstein; Santa Casa de Porto Alegre; Hospital Sírio Libanês; VARIG E FRB-Par; CCR – Companhia De Concessões Rodoviárias; Camargo Correia; Andrade Gutierrez; Telemar; Embratel; GVT, Centro Universitário São Camilo; Universidade de São Paulo, Universidade Metodista, Instituto Marista de Ensino. Informações Úteis: Data: 16 e 17 de fevereiro de 2017 Horário: 1° dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento || 9h00 às 18h00 - Curso || 2° Dia - 8h30 - 17h30 - Curso Local: Mercure Moema. A. Lavandisca, 365, Moema, SP. Investimento: R$3.650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento. Condição Especial para inscrições pagas até dia 02 de fevereiro de 2017: R$ 3.380,00. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/centro-de-servicos-compartilhados-csc-propagar-training/
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Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos Redução de Custos e Maximização de Lucro sob um Olhar Estratégico 20 e 21 de Outubro de 2016 Apresentação: Na atual conjuntura de redução obrigatória de custos, as empresas precisam entender a relação entre estratégia, eficácia mercadológica e eficiência financeira para maximizar o lucro e reduzir custos. O problema de muitas iniciativas de redução de custos é que elas são postas em pratica sem consideração cuidadosa da sua sustentabilidade, e acabam afetando o futuro da empresa. O curso tem como objetivo dar aos participantes ferramentas para integrar este aspectos e liderar um processo de redução de custos e maximização do lucro no curto e médio prazo de forma estratégica e sustentável. Público-alvo: diretores, gerentes e analistas de marketing, finanças e recursos humanos envolvidos em projetos ou iniciativas envolvendo redução de custos. Pré-requisito: curso superior, mínimo de 1 ano na empresa, 5 anos de mercado. Carga horária: 16 horas. Conteúdo Programático Módulo I: Da análise de mercado ao plano de ação. · Neste módulo vamos entender o enorme esforço administrativo e gerencial necessário para definir e executar uma boa estratégia e como podemos destruir valor de uma empresa ignorando a relação entre nossas decisões diárias e a percepção dos consumidores a médio e longo prazos. Avaliando os benefícios e restrições de aplicação dos conceitos de estratégia e oportunidade, disciplina e flexibilidade. Eles podem e devem conviver. · O que é estratégia? Que elementos devem estar presentes em uma estratégia? Porque é tão importante haver uma estratégia clara e disseminada na empresa? · Como lidar com as oportunidades de mercado sem prejudicar a estratégia? Diferenças entre inovação e flexibilidade. A sala de guerra e a área de projetos especiais. O nível de aprovação. Exercite a análise de entendimento de um mercado. · Porque é tão difícil praticar estratégia no Brasil: as limitações externas e internas às empresas que precisamos conhecer e entender. · Aplicando as ferramentas básicas imutáveis para compreensão do mercado: as 5 forças de Porter. A base para uma boa estratégia é um bom entendimento do mercado, de forma a permitir debates internos construtivos sobre como ser eficaz e eficiente. Como a sua empresa deveria estar posicionada na cabeça dos clientes? E como está? · O que é posicionamento? Como e porque escolher um posicionamento? · A parte mais importante de um planejamento estratégico: definindo mercados de atuação e público-alvo. · O que os clientes realmente compram além de produtos e serviços? Há diferenças comportamentais entre B2C e B2B? Transformando a estratégia em ações práticas. · Quais as competências que a empresa precisa desenvolver e manter? Como elas se aplicam a produtos e serviços? · O que a análise concorrencial pode nos trazer de informação? SWOT como ferramenta. · Finalizando com a revisão e priorização de projetos e ações a serem executados nos próximos ciclos orçamentários. A base para entrega de eficácia de mercado e eficiência financeira. Módulo II: Produzindo eficiência financeira alinhada à estratégia. Neste modulo vamos discutir como identificar custos a serem reduzidos além dos “culpados de sempre” (administrativos, de vendas e back-office) identificando outros custos que podem ser reduzidos (como custos operacionais, prestadores de serviços, e outros) e definindo quem/como/quando para a redução de custos sustentáveis. Ferramentas para identificação e redução de custos. · Revisão de custos: a investigação dos custos e seus inter-relacionamentos através da revisão do balanço analítico · Identificação de drivers de custos e da cultura/comportamentos ligados a custos · Revisão do histórico de custos com fornecedores de produtos e serviços e identificação de “vazamentos” que possam ser evitados. · Definição do que é o "dono" de cada classe de custos e do estabelecimento de uma cultura de redução de custos. · Definição de targets quantitativos para a redução dos custos e um plano de "quem/como/quando”. Como ligar estes targets com o programa de remuneração do RH. · Revisão de algumas ferramentas usuais: Classificação ABC de custos; administração de resultados; bencmarking. Definição de métricas e indicadores · Definindo a melhor metrica para a sua empresa e seu departamento de forma integrada com os processos da empresa. Quais indicadores podem ser automatizados e quais terão que ser controlados manualmente. · Definindo a governança do processo: quem/como/quando vai ser responsável pelos indicadores e monitoramento. Periodicidade de reuniões e apresentação de resultados Fechando o processo · Governança: como envoler todos os níveis da empresa, e principalmente os níveis mais altos. · Como tornar o processo de redução de custos uma atividade de rotina na empresa. · Os aspectos humanos: identificar os efeitos do processo nas pessoas e como mitigar seus impactos é parte importante do sucesso de um programa de redução de custos. Módulo III: Muitas e diferentes cabeças pensam melhor do que uma. · Neste pequeno módulo de encerramento iremos abordar a importância da diversidade e renovação no processo mental e analítico para revisão estratégica e redução de custos nas empresas. Definição da equipe estratégica multidisciplinar para tratar o tema na empresa. · A importância do grupo multidisciplinar. · Não somos iguais. Perfis de personalidade (MBTA). Instrutores: Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia de Produção (USP) e MBA (Ivey Business School) e especializações nas Universidades de Harvard e de Stanford. Foi CFO Da Bunge, multinacional do agronegócio, e Head de Agronegócio para o Brasil da International Finance Corporation, do Banco Mundial. Vasta experiência em negócios em vários países da América Latina e África.Especializado em gestão financeira, reestruturação de processos e estruturação de financiamentos. Foco em Agronegócio, Mercado Financeiro e Infraestrutura. Informações Úteis: Data: 20 e 21 de Outubro de 2016 Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP Investimento: R$2750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais. Para inscrições pagas até o dia 6 de outubro, o investimento será reduzido para R$2.450,00 (dois mil, quatrocentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/estrategias-para-maximizacao-de-lucro-e-controle-de-custos/
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Gestão Integrada de Custos e Orçamento Aperfeiçoando o Sistema de Custos e Integrando-o Gestão Orçamentária Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle. São Paulo, 25 e 26 de abril de 2017 Instrutor Clóvis Luís Padoveze Consultor de Controladoria, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP e Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor de 18 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”. Destaques do Programa · Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle. · Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios. · Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada. · Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos. · Integração do Orçamento com Contabilidade e Gestão de Custos · Métodos e Formas de Custeamento · Custeamento por Absorção x Custeamento Variável x Custeamento ABC (Activity Based Costing) · A utilização do modelo da margem de contribuição e fatores limitantes · Custo Padrão e Análise das Variações · Gestão e Formação de Preços de Venda; Formação de Preços pelo Custos e Formação de Preços pelo Mercado · Análises de Custos · Estruturação Geral de Uma Política de Redução de Custos Público-Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria. PROGRAMA Parte I - Orçamento · 1 – Conceitos e Objetivos · O que é orçamento · Orçamento e Contabilidade · Da Estratégia ao Orçamento · Responsabilidades pela condução do processo orçamentário 2 – Abordagem Ortodoxa (Tradicional ) · Cultura orçamentária · Modelos de condução do processo orçamentário · Estrutura do orçamento tradicional · Rolling Budget e Forecast · Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário 3 – Beyond Budgeting · que está além do orçamento · Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table · O que é proposto em lugar do orçamento 4 – Orçamento Base Zero · O que realmente significa · O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero · Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero · Exemplo 5 – Orçamento Matricial · Como implantar um controle matricial · Vantagens e desvantagens · Definição das responsabilidades · Exemplo 6 – Orçamento, Estratégia e Balanced Scorecard · O Balanced Scorecard combina com o orçamento ? · O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias? · Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional · Exemplo 7 – Estruturação Geral De Um Orçamento · Construção de Cenários · Premissas Gerais e Específicas · Comportamento dos custos e receitas 8 – O Orçamento de Vendas e de Produção · Métodos de previsão de vendas · Fatores limitantes · Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística · Exemplos numéricos 9 – Demais Orçamentos · Orçamento de Materiais e Estoques · Orçamento de Despesas Departamentais · Orçamento de Investimentos e Financiamentos · Exemplos numéricos 10 – Conclusão do Processo Orçamentário · Orçamento de Caixa · A dificuldade: projeção das receitas financeiras · Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis · A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário · Utilização do ferramental de simulação · Exemplos numéricos Parte II – Custos 1 – Conceitos e Estrutura do Sistema de Custos · Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios. · Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação. · Custos para fins contábeis e fins gerenciais · Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação · Exemplo 2 – Métodos de Custeio · Custeio por Absorção e Custeio Direto · Custeio Variável e Custeio ABC · Custeio Integral e RKW · O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais · Exemplos numéricos 3 – Custos para Fins Contábeis · Fundamentos legais: custo integrado e coordenado · O sistema de custos e o ERP · Contabilização · Exemplos 4 – Sistema de Informação · Acumulação por Processo · Acumulação por Ordem 5 – Custo Padrão · O que é e para que serve: validade atual · Custo padrão e novas tecnologias de fabricação · Análise das variações: a real necessidade · Exemplos numéricos 6 – Gestão de Preços de Venda · Formação de preços de venda a partir do custo unitário · Formação estratégica de preços · Custo meta: o que é e como calcular · Utilização de simulação para formar preços de venda · Exemplos numéricos 7 – Análises de Custos: Principais Modelos · Conceitos necessários · Comprar versus fabricar; Internação de atividades. · Inflação da empresa: o que é, para que serve. 8 – Política de Redução de Custos · O que é e como conduzir · Modelos existentes e modelo proposto · Gestão dos recursos 9 – Como Fazer Check-List para Identificar os Pontos Fracos do Sistema De Custos Da Sua Empresa · Questionário de perguntas · Identificação dos pontos fracos · Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo Carga Horária: 16 horas Informações Úteis: Data: 25 e 26 de abril de 2017 Horário: 1° dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento || 9h00 às 18h00 - Curso || 2° Dia - 8h30 - 17h30 - Curso Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 - Moema Investimento: R$3650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento. Condição Especial para inscrições pagas até dia 11 de abril de 2017: R$ 3.380,00 Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/gest%c3%a3o-integrada-de-custos-e-or%c3%a7amento/
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Projeção de Cenário para o Setor Elétrico diante da MP 735/2016 O que imprescindível para a retomada do setor elétrico? Riscos das alterações regulatórias propostas na MP 735 Consequências da MP 735 para atrair investimentos no setor 9 de dezembro de 2016 9h00 Com foco na recuperação do setor elétrico, este bloco introdutório traz à discussão algumas teses que, embora não estejam listadas na MP 735, são extremamente relevantes: · Questionamentos acerca da inclusão de taxa de distribuição e fornecimento na base de cálculo do ICMS; · Incidência do ICMS sobre demanda contratada e não sobre o efetivamente consumido; · Inconstitucionalidade das alíquotas seletivas majoradas de ICMS sobre energia elétrica. Thiago Medaglia, Sócio FELSBERG ADVOGADOS 10h15 Coffee break 10h35 Pontos de vista em relação às propostas da MP 735 e sua influência na recuperação do setor elétrico brasileiro. Neste painel, especialistas do setor apresentarão seu ponto de vista a respeito de oportunidades e impactos da MP 735 na geração de negócios, assim como o que se espera das alterações propostas. Erik Eduardo Rego, Diretor EXCELÊNCIA ENERGÉTICA Professor- ESCOLA POLITÉCNICA – USP Daniel Engel, Sócio FELSBERG ADVOGADOS 11h45 Análises referentes aos incentivos às termelétricas movidas a carvão, geração de novos investimentos e atendimento às normas ambientais. · Programa de Modernização do Parque Térmico Brasileiro e os incentivos para termelétricas a carvão; · Como a MP 735 pode atrair negócios, erar investimentos e empregos; · Esforços efetivos das mineradoras para atingir as exigências ambientais e operar em um nível devidamente dentro das normas. Fernando Zancan, Presidente ABCM – Associação Brasileira do Carvão Mineral 12h35 Almoço 14h00 Efeitos dos incentivos para privatizações de distribuidoras. · Como a privatização das distribuidoras poderá influenciar o mercado e quais os riscos envolvidos; · Potenciais investidores; · Manutenção de, no mínimo, 90% dos colaboradores. Palestrante a confirmar 15h00 Como a MP 735 e outras pautas significativas podem impactar os consumidores e influenciar a entrada de agentes no setor. · Indenização às transmissoras, os reflexos da incorporação desse custo na conta do consumidor e na competitividade da indústria; · Esforços para expansão da oferta para o mercado livre e os desdobramentos dessa ampliação; · A proposta de MP referente ao pagamento e tarifa cheia por parte de autoprodutores e autoimportadores de gás natural: como isso afetará novos negócios e a entrada de agentes? Camila Schoti, Gerente de Energia ABRACE – Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres 16h10 Coffee break 16h30 Mesa redonda: sob o ponto de vista regulatório, o que, de fato, é fundamental para acelerar a retomada, a produtividade e investimentos no setor elétrico? Mário Menel, Presidente ABIAPE – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia 18h00 Encerramento do seminário Informações Úteis: Data: 9 de Dezembro de 2016 Horário: 8h30 às 9h00 - Credenciamento 9h00 às 18h00 - Curso Local: Hotel Times Square. Av. Jamaris, 100, Moema, SP Investimento: R$2550,00. Para as inscrições pagas até 25 de Novembro terão o investimento reduzido para R$2380,00 Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos. Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/projecao-de-cenario-para-o-setor-eletrico-diante-da-mp-735-2016/
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