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Pos doutorado


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Viçosa-MG (Minas Gerais)
Universidade Federal de Minas Gerais Extrato do Edital Regular - Mestrado e Doutorado - Seleção 2020 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação FAZ SABER que, no período de 15/06 a 14/07 de 2020 estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao MESTRADO e ao DOUTORADO. Serão oferecidas 30 vagas para o Mestrado e 15 vagas para o Doutorado para ingresso no segundo semestre letivo de 2020. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente pela internet, preenchendo formulário específico e enviando os documentos solicitados digitalizados em formato PDF no link disponível http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/pos_graduacao/ciencias_da_reabilitacao_mestrado__doutorado/exibe/81/processo_seletivo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 164,10. Versão completa do Edital está disponível na página do Programa http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/pos_graduacao/ciencias_da_reabilitacao_mestrado__doutorado/. Belo Horizonte, 09 de junho de 2020. Prof. Dr. Renan Alves Resende - Coordenador do Programa.
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pos-Graduacao em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, no uso de suas atribuições torna público a retificação no edital regular de seleção nos seguintes termos: Onde se lê: 2.1. Serão oferecidas, para ingresso no PRIMEIRO semestre de 2021 (...). Leia-se: 2.1. Serão oferecidas, para ingresso no SEGUNDO semestre de 2020 (...). Onde se lê: 3.3. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste Edital e que estiverem com a documentação completa e no prazo. Após conferência da documentação, será publicado o deferimento do pedido de inscrição no mural da Secretaria do Programa e no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido, no dia 16/05/2020. Não caberá recurso a ausência de qualquer um dos documentos elencados acima. Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário de 09h00 às 11h00 e 14h00 às 16h00, sendo a relação final nominal dos candidatos publicada no dia 20/05/2020 no mural da Secretaria do Programa e no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido. Não será dada nenhuma informação por telefone, fax ou e-mail sobre deferimento ou indeferimento das inscrições. Leia-se: 3.3. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste Edital e que estiverem com a documentação completa e no prazo. Após conferência da documentação, será publicado o deferimento do pedido de inscrição no website https://sites.arq.ufmg.br/pos/ambienteconstruido/, no dia 05/11/2020. Não caberá recurso à ausência de qualquer um dos documentos elencados acima. Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos no Formulário de Recurso-Processo Seletivo, disponível em https://sites.arq.ufmg.br/pos/ambienteconstruido/index.php/formularios/, datados e assinados pelo candidato e enviados ao email da Secretaria - macps@arq.ufmg.br - com cópia para o Setor de Comunicação - comunicacaopacps@gmail.com, até às 18h00 do dia 07/11/2020, sendo a relação final nominal dos candidatos publicada no dia 09/11/2020 no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido. Não será dada nenhuma informação por telefone sobre o deferimento ou o indeferimento das inscrições. Onde se lê: 5.1. O processo de seleção constará de três etapas para mestrado e duas para o doutorado, cada uma delas avaliada em 100 (cem) pontos. Exige-se rendimento igual ou superior a 70% (setenta por cento) nas etapas eliminatórias. Os candidatos reprovados na etapa específica não serão avaliados na etapa seguinte. Leia-se. 5.1. O processo de seleção constará de três etapas, cada uma delas avaliada em 100 (cem) pontos. Exige-se rendimento igual ou superior a 70% (setenta por cento) em cada etapa, todas eliminatórias e classificatórias. Os candidatos reprovados na etapa específica não serão avaliados na etapa seguinte. Belo Horizonte, 10 de agosto de 2020. Professora Doutora Yacy-Ara Froner Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Extrato do Edital Regular de Seleção 2019 - Doutorado. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia FAZ SABER que, a partir de 28 de janeiro de 2019, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao DOUTORADO, em regime de fluxo contínuo. Serão oferecidas 20 vagas para o Doutorado para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet, a partir das 12:00 horas do dia 18 de janeiro de 2019 (horário de Brasília), no site http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 149,11 (cento e quarenta e nove reais e onze centavos). Versão completa do Edital está disponível //www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 10 de outubro de 2018. Prof. Flávio Guimarães da Fonseca. Coordenador do Programa.
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2019 -Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência. O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia FAZ SABER que, no período de 15 de outubro de 2018 a 16 de novembro de 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de MESTRADO e de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2019, duas vagas para o Mestrado (uma para indígenas e uma para pessoas com de deficiência) e duas vagas para o Doutorado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet, das 00:00 horas do dia 15/10/2018 até às 23:59 horas do dia a 16/11/2018 (horário de Brasília), na página http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 149,11 (cento e quarenta e nove reais e onze centavos). Versão completa do edital está disponível em http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 11 de outubro de 2018. Prof. Flávio Guimarães da Fonseca. Coordenador do Programa.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Extrato do Edital Regular de Seleção 2019 - Mestrado e Doutorado. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção FAZ SABER que, no período de 28 de dezembro de 2018 até 21 de janeiro de 2019, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO e ao DOUTORADO. Serão oferecidas 11 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019 para o Mestrado e 12 vagas para o primeiro semestre letivo de 2019 para o Doutorado. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente através da Internet em link a ser disponibilizado na página web do PPGEP: http://pos.dep.ufmg.br. Versão completa do Edital está disponível em http://pos.dep.ufmg.br. Belo Horizonte, 27 de dezembro de 2018. Prof. Rodrigo Ribeiro - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2019 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção FAZ SABER que, no período de 28 de dezembro de 2018 a 21 de janeiro de 2019, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de MESTRADO e de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2019, duas vagas para o Mestrado (uma para indígenas e uma para pessoas com de deficiência) e duas vagas para o Doutorado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). As inscrições deverão ser feitas exclusivamente através da Internet em link a ser disponibilizado na página web do PPGEP: http://pos.dep.ufmg.br. Versão completa do Edital está disponível em http://pos.dep.ufmg.br. Belo Horizonte, 27 de dezembro de 2018. Prof. Rodrigo Ribeiro - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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Retificação do Edital Regular de Seleção 2020 DOUTORADO e MESTRADO A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições e tendo em vista decisão do Colegiado do NPGAU reunido em 18/05/2020, RETIFICA o Edital Regular de Selelção 2020 - DOUTORADO e MESTRADO, nos seguintes termos: 10. Síntese do cronograma Onde se lê: 08/01 -22/01 Inscrição para a prova de inglês CENEX/FALE/UFMG 03/03 Resultado da prova de inglês CENEX/FALE/UFMG 27/02 13/03 Solicitação de isenção da taxa de inscrição na FUMP 27/02 a 27/03 Inscrição no processo seletivo do NPGAU 06/04 Homologação das inscrições 07/04 e 08/04 Recurso contra o resultado das inscrições 14/04 Definição da escala do Exame do Projeto de Pesquisa de Tese Doutorado 17/04 Prova de Conhecimento Mestrado 22/04 Divulgação do barema do Curriculum Vitae - Doutorado 22/04 a 15/05 Exame do Projeto de Pesquisa de Tese Doutorado 04/05 Resultado da Prova de Conhecimento Mestrado 15/05 Definição da escala do Exame do Plano de Pesquisa de Dissertação Mestrado 21/05 a 05/06 Exame do Plano de Pesquisa de Dissertação Mestrado 15/06 Resultado final 29/06 a 03/07 Cadastro prévio dos candidatos aprovados e classificados 29/06 a 10/07 Entrega de documentação complementar à Secretaria do NPGAU (somente para candidatos em situação de prováveis formandos e estrangeiros) Leia-se: ¿22/052020 Divulgação do Edital Retificado 29/06 Definição da escala do Exame do Projeto de Pesquisa de Tese Doutorado 03/07 Prova de Conhecimento Mestrado 13/07 Divulgação do barema do Curriculum Vitae Doutorado 13/07 a 07/08 Exame do Projeto de Pesquisa de Tese Doutorado 20/07 Resultado da Prova de Conhecimento Mestrado 31/07 Definição da escala do Exame do Plano de Pesquisa de Dissertação Mestrado 10/08 a 04/09 Exame do Plano de Pesquisa de Dissertação Mestrado 14/09 Resultado final 28/09 a 30/09 Cadastro prévio dos candidatos aprovados e classificados 30/09 Entrega de documentação complementar à Secretaria do NPGAU (somente para candidatos em situação de prováveis formandos e estrangeiros)¿ Belo Horizonte, 22/05/2020 Profa. Ana Paula Baltazar dos Santos Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-NPGAU/EA-UFMG
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE, doravante denominado Programa) da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, torna público as retificações devido a pandemia de Sars-Cov-2 (Covid-19) justificadas pelos documentos desta Universidade: PORTARIA Nº 1819, DE 18 DE MARÇO DE 2020, do OFÍCIO CIRCULAR Nº 011/2020/PRORH/UFMG, de 20 de março de 2020, OFÍCIO CIRCULAR Nº 6/2020/GAB-REI-UFMG, de 1º de abril de 2020. Onde se lê: 5.5. Caberá recurso, no caso do processo seletivo do Doutorado, contra o resultado da etapa (i) Análise do histórico escolar e do curriculum vitae, com efeito suspensivo sem prejuízo do recurso final. O resultado da etapa (ii) Análise do Plano de Curso de Doutorado, será divulgado com o resultado final. Os recursos deverão ser dirigidos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal, por meio de procuração simples (carta por meio da qual o destinatário autoriza um terceiro), e entregues pessoalmente à Secretaria do Programa. Durante o período do recurso o candidato poderá ter acesso a sua avaliação mediante solicitação. Leia-se: 5.5. Caberá recurso, no caso do processo seletivo do Doutorado, contra o resultado da etapa (i) Análise do histórico escolar e do curriculum vitae, com efeito suspensivo sem prejuízo do recurso final. O resultado da etapa (ii) Análise do Plano de Curso de Doutorado, será divulgado com o resultado final. Os recursos deverão ser dirigidos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados por correio eletrônico da Secretaria do Programa, através do endereço ppgee@adm.eng.ufmg.br. Durante o período do recurso o candidato poderá ter acesso a sua avaliação mediante solicitação. Onde se lê: 6.7. O resultado do processo de seleção ao Curso de Doutorado será divulgado 45 (quarenta e cinco) dias após a inscrição do candidato, na Secretaria do prédio onde funciona o PPGEE e por e-mail. Leia-se: 6.7. O resultado do processo de seleção ao Curso de Doutorado será divulgado 45 (quarenta e cinco) dias após a inscrição do candidato, via página do Programa, após homologação do resultado. Onde se lê: 6.11. [...] Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal, munido de procuração simples por meio de procuração simples (carta por meio da qual o destinatário autoriza um terceiro), e entregues pessoalmente na Secretaria do Programa. Durante o período para o recurso, o candidato poderá ter acesso à sua avaliação mediante solicitação. Leia-se: 6.11. [...] Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados por correio eletrônico da Secretaria do Programa, através do endereço ppgee@adm.eng.ufmg.br. Durante o período para o recurso, o candidato poderá ter acesso à sua avaliação mediante solicitação. Belo Horizonte, 04 de junho de 2020. Prof. Luis Antonio Aguirre ¿ Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMG.
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos RETIFICAÇÕES O Colegiado do PPG-SMARH RETIFICA os itens abaixo transcritos referentes ao Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/ED-AMPLA-COTA-MEST-DOUT-2020-1-SMARH.PDF e na 1ª Retificação do Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/1-retif-edital-2020-1.pdf Onde se lê: 1.2 Contatos: Tel. +55(31)3409-1882, e-mail: posgrad@desa.ufmg.br, página web do Programa: www.smarh.eng.ufmg.br, página web do Processo Seletivo: http://www.smarh.eng.ufmg.br/selecao.php. Leia-se: 1.2 Contatos: pelo e-mail: posgrad@desa.ufmg.br, página web do Programa: www.smarh.eng.ufmg.br, página web do Processo Seletivo: http://www.smarh.eng.ufmg.br/selecao.php. Onde se lê: 1.3 A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-SMARH) funciona no seguinte endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Belo Horizonte/MG. Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha. Escola de Engenharia da UFMG - Bloco 1 - 4º Andar - Sala 4619. CEP 31270-901. O horário de atendimento da Secretaria é de 2ª a 6ª feira, de 09:00 horas às 12:00 horas. Leia-se: 1.3 A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-SMARH) funciona no seguinte endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Belo Horizonte/MG. Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha. Escola de Engenharia da UFMG - Bloco 1 - 4º Andar - Sala 4619. CEP 31270-901. O atendimento presencial na Secretaria está temporariamente suspenso em decorrência da pandemia de COVID-19. Onde se lê: 2.1.1 Para o 2º semestre de 2020 serão ofertadas 12 vagas para o Doutorado, sendo 9 vagas para ampla concorrência e 3 para candidatos autodeclarados negros. O cronograma do processo seletivo do Doutorado para o segundo semestre será divulgado posteriormente no site do Programa, de acordo com a decisão do Colegiado, com antecedência mínima de 30 dias. Leia-se: 2.1.1 Para o 2º semestre de 2020 serão ofertadas 13 vagas para o Doutorado, sendo 10 vagas para ampla concorrência e 3 para candidatos autodeclarados negros. O cronograma do processo seletivo do Doutorado para o segundo semestre será divulgado posteriormente no site do Programa, de acordo com a decisão do Colegiado, com antecedência mínima de 30 dias. Onde se lê: 2.3 A autodeclaração Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível na página web do Programa e na Secretaria do Programa Leia-se: 2.3 A autodeclaração Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível na página web do Programa. Belo Horizonte, 7 de agosto de 2020. Professora Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. CONTINUA RETIFICAÇAO 2
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Universidade Federal de Minas Gerais. Extrato do Edital Regular 2018 - Doutorado - Seleção. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas FAZ SABER que, a partir do dia 16/04/2018, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Doutorado. Serão oferecidas 20 vagas para o Doutorado, em regime de fluxo contínuo. O valor da taxa de inscrição é R$149,11. Este edital está de acordo com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. A versão completa do edital está disponível na Secretaria do PPGCF, sala B2 3007 da Faculdade de Farmácia, situada na Avenida Antônio Carlos 6627, Pampulha e em www.farmacia.ufmg.br/pos/farmacia. Belo Horizonte, 24 de abril de 2018. Prof. Lucas Antônio Miranda Ferreira - Coordenador do Programa.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Edital Suplementar de Seleção - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 08 de outubro de 2018 a 20 de novembro de 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência aos cursos de MESTRADO e DOUTORADO. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2019, duas vagas para o Mestrado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência) e duas vagas para o Doutorado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). Este edital está em consonância com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Versão completa do Edital está disponível na Secretaria do Programa, localizada no Departamento de Botânica, Instituto de Ciências Biológicas, Bloco I-2, sala 316 - UFMG, na Av. Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Belo Horizonte e em http://pos.icb.ufmg.br/pgbot/. Belo Horizonte, 04 de outubro 2018. Profa. Dra. Rosy Mary dos Santos Isaias - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal ICB/UFMG.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2019 - Doutorado Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem FAZ SABER que, no período de no período de 02 a 30 de janeiro de 2019, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2019, duas vagas para o Doutorado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). As inscrições serão realizadas na Secretaria do Colegiado de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, situada na Avenida Professor Alfredo Balena, Nº 190, sala 120, de 2ª a 6ª feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 09h às 12h e de 14h às 16h. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante procuração simples. Serão também aceitas inscrições pelo serviço de Correios, unicamente via SEDEX e postadas até o dia 22 de janeiro de 2019. Versão completa do Edital está disponível em www.enf.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 09 de outubro de 2018. Profa. Kênia Lara Silva - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2019 - Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre FAZ SABER que no período de 02/04/2019 a 03/06/2019 estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no segundo semestre de 2019, duas vagas para o Doutorado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). As inscrições serão feitas na Secretaria do Programa, localizada à Av. Antônio Carlos, 6627 - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, bloco L3, sala 318 - Campus Pampulha, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados e recessos acadêmicos), no horário de 08:00 às 11:00 e de 13:00 às 16:00 horas. As inscrições poderão também ser enviadas pelo correio (via sedex), com data de postagem até 27/05/2019. Versão completa do Edital está disponível em https://www.ufmg.br/pos/ecologia. Belo Horizonte, 29 de março de 2019. Profº Adriano Paglia - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção 2019 - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre FAZ SABER que no período de 02/04/2019 a 14/11/2019, enquanto houver saldo de vagas, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao DOUTORADO. Serão oferecidas 21 vagas para o DOUTORADO, durante o ano letivo de 2019, em regime de fluxo contínuo. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições serão feitas na Secretaria do Programa, localizada à Av. Antônio Carlos, 6627 - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, bloco L3, sala 318 - Campus Pampulha, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados e recessos acadêmicos) no horário de 08:00 às 11:00 e de 13:00 às 16:00 horas. As inscrições poderão também ser enviadas pelo correio (via sedex), com data de postagem até 01/11/2019. Versão completa do Edital está disponível em https://www.ufmg.br/pos/ecologia. Belo Horizonte, 29 de março de 2019. Profº Adriano Paglia - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR RETIFICACAO DO EDITAL REGULAR DE SELECAO DE MESTRADO E DOUTORADO 2ª CHAMADA 2020 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o edital regular de seleção de MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LE: 5.2.3 Para candidatos residentes em outros países, estados ou em cidades mineiras que residem a 200 km ou mais de Belo Horizonte, a 1a. etapa poderá ser realizada por meio de Skype, com vídeo, desde que solicitado no ato da inscrição. Neste caso, o candidato deverá providenciar meio de comunicação online e informar o respectivo endereço eletrônico (Skype) no formulário de inscrição. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. O resultado desta etapa será divulgado com o resultado final. LEIA-SE: 5.2.3 Para todos os candidatos a 1ª etapa será realizada por meio de Skype, com vídeo. O candidato deverá providenciar meio de comunicação online e informar o respectivo endereço eletrônico (Skype) no formulário de inscrição ou enviar o endereço eletrônico para o e-mail da secretária. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. O resultado desta etapa será divulgado com o resultado final. ONDE SE LE: 6.1 A nota final de cada candidato será a média simples das notas relativas à primeira, segunda e terceira etapas para o MESTRADO e primeira e segunda etapas para o DOUTORADO. LEIA-SE: 6.1 A nota final de cada candidato será a média simples das notas relativas à primeira e segunda etapas para o MESTRADO e primeira e segunda etapas para o DOUTORADO. Permanecem inalterados os demais itens do edital. Belo Horizonte, 27 de abril de 2020. Professora Erika Cristina Jorge Coordenadora do Programa de Po¿s-Graduação em Biologia Celular CONTINUA RETIFICAÇAO 9
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Retificação do Edital Regular de Seleção 2020 DOUTORADO e MESTRADO A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições e tendo em vista decisão do Colegiado do NPGAU reunido em 18/05/2020, RETIFICA o Edital Regular de Selelção 2020 - DOUTORADO e MESTRADO, nos seguintes termos: Onde se lê: 8.6 - Caberá recurso parcial, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final, contra o resultado da Etapa 1 (Mestrado e Doutorado), e recurso contra o resultado final do processo de seleção. O prazo recursal é de dez dias corridos, nos termos do Regimento Geral da Universidade e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, contados a partir da data de divulgação do resultado final. Durante o prazo recursal, o candidato pode solicitar acesso a suas respectivas avaliações. Os recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues pessoalmente à Secretaria do NPGAU ¿ Rua Paraíba 697 Sala 300 Bairro Savassi Belo Horizonte/MG ¿ no horário de 8h às 12h e 13h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos. No caso de entrega por terceiro, este deverá estar munido de procuração simples¿. Leia-se:8.6 - Caberá recurso parcial, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final, contra o resultado da Etapa 1 (Mestrado e Doutorado), e recurso contra o resultado final do processo de seleção. O prazo recursal é de dez dias corridos, nos termos do Regimento Geral da Universidade e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, contados a partir da data de divulgação do resultado final. Durante o prazo recursal, o candidato pode solicitar acesso a suas respectivas avaliações. Os recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados aos endereços eletrônicos da Secretaria do NPGAU (arq-colpos@ufmg.br ou npgau.ufmg@gmail.com). Onde se lê: 9.1 - O candidato aprovado e classificado deve efetuar seu Cadastro Prévio na UFMG entre 29/06/2020 e 03/07/2020, mediante preenchimento do formulário disponível no website https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA fará o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação que lhe será enviada pela Secretaria do NPGAU até 13/07/2020. Os documentos a serem apresentados à Secretaria do NPGAU até 10/07/2020 são: Para o candidato que concluiu a graduação após a inscrição ao processo seletivo, cópia do diploma ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau até 10/07/2020 Leia-se: 9.1 - O candidato aprovado e classificado deve efetuar seu Cadastro Prévio na UFMG entre 28/09/2020 e 30/09/2020, de acordo com orientação da Secretaria do Programa. O DRCA fará o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação que lhe será enviada pela Secretaria do NPGAU até 01/10/2020. Os documentos a serem apresentados à Secretaria do NPGAU até 30/09/2020 são: Para o candidato que concluiu a graduação após a inscrição ao processo seletivo, cópia do diploma ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação de grau até 30/09/2020 Belo Horizonte, 22/05/2020 Profa. Ana Paula Baltazar dos Santos Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-NPGAU/EA-UFMG CONTINUA RETIFICAÇÃO 6
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Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: Onde se lê: 3.1 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar, pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, os seguintes documentos: f) projeto preliminar de pesquisa (para candidatos ao mestrado) e projeto completo de tese (para candidatos ao doutorado): 04 (quatro) vias impressas (uma via com folha de rosto) e 01 um arquivo eletrônico (CD com arquivo em formato pdf), contendo título, indicação da linha de pesquisa em que se insere o projeto, introdução/antecedentes científicos, objetivos, relevância e justificativa, material e métodos, referências bibliográficas, cronograma de execução e orçamento (...) h) 04 (quatro) cópias impressas e uma cópia gravada em CD, em formato pdf, do currículo no formato Lattes, disponível no endereço www.cnpq.br Leia-se: 3.1 No ato da inscrição, o candidato deverá enviar para o endereço eletrônico: cpg.ppg.casa@gmail.com, os seguintes documentos, digitalizados, em formato pdf: f) projeto preliminar de pesquisa (para candidatos ao mestrado) e projeto completo de tese (para candidatos ao doutorado) constando título, indicação da linha de pesquisa em que se insere o projeto, introdução/antecedentes científicos, objetivos, relevância e justificativa, material e métodos, referências bibliográficas, cronograma de execução e orçamento (...) h) currículo no modelo Lattes, disponível no endereço www.cnpq.br Onde se lê: 3.6 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 04 (quatro) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa, no endereço e horário especificados no item 1.1 deste Edital. Leia-se: 3.6 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o endereço eletrônico: cpg.ppg.casa@gmail.com. Onde se lê: 4.1 A relação nominal das bancas examinadoras será divulgada, na Secretaria e na página web do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função de candidatos inscritos neste concurso. Leia-se: 4.1 A relação nominal das bancas examinadoras será divulgada, na página web do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função de candidatos inscritos neste concurso. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Professora Teresa Cristina de Abreu Ferrari Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: Onde se lê: 5.6 2ª ETAPA (doutorado). Arguição oral sobre o projeto de tese, seguindo a ordem de sorteio aleatório prévio, ordem essa a ser publicada no mural do 5º andar da Faculdade de Medicina e no endereço http://www.medicina.ufmg.br/cpg/programas/saude_adulto/processo.php até o dia 06/12/2019. A arguição ocorrerá no período de 09 a 13 de dezembro de 2019, de 08:00 as 18:00 horas, na Faculdade de Medicina, em sala a ser definida e divulgada no site e mural do Centro de Pós-Graduação e poderá ser gravada. Na arguição oral serão considerados a defesa do projeto de tese (40%), o conhecimento sobre o tema (30%), a viabilidade de execução dentro da duração máxima do curso: 48 meses (30%). Serão atribuídas notas a esta etapa numa escala de 0 a 100 pontos. Exige-se para aprovação, pelo menos, 70 pontos. Leia-se: 5.6 2ª ETAPA (doutorado). Arguição oral sobre o projeto de tese, seguindo a ordem de sorteio aleatório prévio, ordem essa a ser publicada no endereço https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/, de acordo com o cronograma. As arguições serão realizadas conforme cronograma a ser divulgado pelo Colegiado na página web do Programa. Na arguição oral serão considerados a defesa do projeto de tese (40%), o conhecimento sobre o tema (30%), a viabilidade de execução dentro da duração máxima do curso: 48 meses (30%). Serão atribuídas notas a esta etapa numa escala de 0 a 100 pontos. Exige-se para aprovação, pelo menos, 70 pontos. Diante da determinação de isolamento social durante a pandemia de Covid-19, a arguição oral sobre o projeto de tese será realizada, utilizando-se plataforma de videoconferência, cujas orientações serão repassadas aos candidatos em momento oportuno. É indispensável a indicação, no ato da inscrição, do endereço eletrônico (e-mail) para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. A escala para arguição oral sobre o projeto de tese será divulgada na página web do Programa. Onde se lê: 5.8 O resultado da 2ª e 3ª etapas será divulgado junto com o resultado final do concurso, no mural da Secretaria do Centro de Pós-Graduação, 5º andar da Faculdade de Medicina, e na página web do Programa. Leia-se: 5.8 O resultado da 2ª e 3ª etapas será divulgado junto com o resultado final do concurso, na página web do Programa. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Professora Teresa Cristina de Abreu Ferrari Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto CONTINUA RETIFICAÇÃO 5
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Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020 MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2020 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: Onde se lê: 1.1 - As inscrições serão feitas no Centro de Pós-Graduação da Faculdade, na Avenida Professor Alfredo Balena, 190 ¿ 5º andar, Sala 503 - Bairro Centro - CEP 30130-100 ¿ Belo Horizonte - Minas Gerais, de segunda à sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 08:30 as 11:30 horas, onde poderão ser fornecidas informações complementares. Serão também aceitas inscrições por SEDEX, desde que postadas até o dia 28 de outubro de 2019, com toda a documentação exigida neste Edital. O endereço para a postagem é o mesmo das inscrições. 1.2 Contatos: Telefones (31) 3409-9640 e (31) 3409-9641, e-mail ppgcasa@medicina.ufmg.br, página web http://site.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/. Leia-se: 1.1 - Diante da determinação de isolamento social durante a pandemia de Covid-19, as inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail, no endereço eletrônico: cpg.ppg.casa@gmail.com, cujo assunto do e-mail deve ser: ¿Inscrição para mestrado¿, para o mestrado, e ¿Inscrição para doutorado¿, para o doutorado, no período estabelecido em cronograma a ser divulgado no site do Programa: https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/. O candidato deve preencher o formulário de inscrição e submetê-lo juntamente com os documentos solicitados no item 3.1 deste Edital, digitalizados, em formato pdf, (digitalização deve estar legível), durante o período de vigência das inscrições. Não serão aceitas inscrições por SEDEX. 1.2 Contatos: e-mail cpg.ppg.casa@gmail.com, página web https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/. Onde se lê: 2.1 MESTRADO: Serão oferecidas 15 (quinze) vagas, para ingresso no primeiro semestre de 2020 e 12 (doze) vagas para o segundo semestre de 2020. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 03 das 15 vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados negros no primeiro semestre e 03 das 12 vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados negros no segundo semestre. O cronograma do processo seletivo para o segundo semestre será divulgado posteriormente no site do Programa, de acordo com a decisão do Colegiado, com antecedência mínima de 30 dias. Leia-se: 2.1 MESTRADO: Serão oferecidas 08 (oito) vagas, para ingresso no segundo semestre de 2020. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 02 das 08 vagas serão reservadas para candidatos autodeclarados negros no segundo semestre. O cronograma do processo seletivo para o segundo semestre será divulgado posteriormente no site do Programa, de acordo com a decisão do Colegiado, com antecedência mínima de 30 dias. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Professora Teresa Cristina de Abreu Ferrari Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto CONTINUA RETIFICACÃO 2
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Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnologica e Biofarmaceutica Edital Regular de Seleção Mestrado e Doutorado 2020 Fluxo Contínuo O Coordenador do Programa de Pos-Graduação em Inovacao Tecnologica e Biofarmacêutica da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular do MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.6 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa. LEIA-SE: 3.6 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail: dout-inovacao@qui.ufmg.br. ONDE SE LÊ: 4.1 (...) A relação nominal da Banca Examinadora será divulgada, na Secretaria e na página web do Programa, até 48 horas antes do início de cada seleção junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. LEIA-SE 4.1 (...) A relação nominal da Banca Examinadora será divulgada, na página web do Programa: https://www.ufmg.br/pginovacaotecnologica/ até 48 horas antes do início de cada seleção junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. ONDE SE LÊ: 5.2 Avaliação B para o Doutorado: Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de desenvolvimento, seguida de arguição oral. Esta avaliação será presencial e realizada em datas e horários dentro dos períodos mencionados no caput deste edital e serão divulgadas com antecedência mínima de 5 dias. LEIA-SE: 5.2 Avaliação B para o Doutorado: Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de desenvolvimento, seguida de arguição oral. Esta avaliação será Online, por meio de Plataforma Virtual Google Meet, realizada em datas e horários dentro dos períodos mencionados no caput deste edital e serão divulgadas com antecedência mínima de 5 dias Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Rubén Dario Sinisterra Millán Coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica Biofarmacêutica CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica Edital Suplementar de Seleção ao Curso de Mestrado e Doutorado para ano de 2020 Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Suplementar do MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.10 Após análise da documentação apresentada, a Coordenação do decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado no site do Curso, no dia 14 de abril de 2020 LEIA-SE 3.10 Após análise da documentação apresentada, a Coordenação do decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado no site do Curso, no dia 04 de agosto de 2020 ONDE SE LÊ: 3.11 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa. LEIA-SE: 3.11 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail: dout-inovacao@qui.ufmg.br. ONDE SE LÊ: 4.1 (...) A relação nominal da Banca Examinadora será divulgada, na Secretaria e na página web do Programa, até 48 horas antes do início de cada seleção junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. LEIA-SE 4.1 (...) A relação nominal da Banca Examinadora será divulgada, na página web do Programa: https://www.ufmg.br/pginovacaotecnologica/ até 48 horas antes do início de cada seleção junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso ONDE SE LÊ: 5.2. Avaliação B para o Doutorado: Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de desenvolvimento, seguida de arguição oral. Esta avaliação será presencial e realizada em datas e horários dentro dos períodos mencionados no caput deste edital e serão divulgadas com antecedência mínima de 5 dias. LEIA-SE: 5.2. Avaliação B para o Doutorado: Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de desenvolvimento, seguida de arguição oral. Esta avaliação será Online, Plataforma Google Meet por meio de Plataforma Virtual e realizada em datas e horários dentro dos períodos mencionados no caput deste edital e serão divulgadas com antecedência mínima de 5 dias. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Rubén Dario Sinisterra Millán Coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica Biofarmacêutica CONTINUA R ETIFICAÇÃO 3
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Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO RETIFICAÇÃO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 6.2.4 -O resultado final será afixado na Secretaria da Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas e na página web do PPGACT em datas específicas, previamente informadas na página web do PPGACT. Os resultados não serão, em hipótese alguma, fornecidos por telefone, fax ou e-mail. Leia-se: 6.2.4 O resultado final publicado na página web do PPGACT em datas específicas, previamente informadas na página web do PPGACT. Onde se lê: 6.6 O prazo para recurso contra o resultado do exame de seleção ao MESTRADO ou DOUTORADO é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito, e entregues pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, na Secretaria do PPGACT, no endereço informado no item 1.1 deste Edital, observados os horários de atendimento externo da Secretaria. Leia-se: 6.6 O prazo para recurso contra o resultado do exame de seleção ao MESTRADO ou DOUTORADO é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e encaminhados para o e-mail ppgact@farmacia.ufmg.br. Belo Horizonte, 13 de julho de 2020. Prof. André Luís Branco de Barros. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 6.7.1 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante na ficha de inscrição do candidato. O resultado final do Doutorado, após análise dos recursos, será divulgado no mural da Secretaria e na página WEB do Programa, no dia 12 de novembro de 2019, após as 18 horas, e do Mestrado será divulgado no dia 25 de novembro de 2019, após as 18 horas, no mural da Secretaria e na página WEB do Programa. Recursos não fundamentados serão indeferidos. Não serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo. Leia-se: 6.7.1 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante na ficha de inscrição do(a) candidato(a). O resultado final do Mestrado, após análise dos recursos, será divulgado no dia 17 de novembro de 2020, após as 18 horas, na página WEB do Programa. Exclusão do Item: 6.9 Os (....) Onde se lê: 7.1 Em atendimento à Resolução Nº 08/2008, de 14 de outubro de 2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, os alunos de mestrado e doutorado selecionados deverão comprovar conhecimento de língua(s) estrangeira(s) até o dia 13/12/2019. Tal comprovação é requisito para a continuidade dos estudos no Mestrado e no Doutorado e deverá ser feita mediante a entrega na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geologia, no endereço indicado no item 1.1 deste Edital, observado o horário de atendimento externo da Secretaria, também informado no item 1.1 deste Edital, ou para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br, informando no campo Assunto ¿Exame de Proficiência Inglês ¿ Mestrado OU Doutorado¿, de uma das seguintes comprovações: Leia-se: 7.1 Em atendimento à Resolução Nº 08/2008, de 14 de outubro de 2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, os(as) alunos(as) de mestrado selecionados(as) deverão comprovar conhecimento de língua(s) estrangeira(s) até o dia 30/07/2021. Tal comprovação é requisito para a continuidade dos estudos no Mestrado e deverá ser feita mediante envio, até às 16 horas do dia 30/07/2021, para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br, informando no campo Assunto ¿Exame de Proficiência em língua estrangeira ¿ Mestrado 2020/2º¿, de uma das seguintes comprovações listadas abaixo. NÃO serão aceitos comprovantes que chegarem ao e-mail do Programa após a data e horário informados neste Edital. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 17
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Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.2.1 Para se inscrever no exame de seleção, o candidato ao DOUTORADO deverá enviar para o endereço eletrônico colposfar@farmacia.ufmg.br, além dos documentos descritos no item 3.1 (letras ¿b¿ a ¿j¿), os seguintes documentos: b) histórico escolar do curso de pós-graduação, quando houver b) quatro cópias do pré-projeto de tese, (...) LEIA-SE: 3.2.1 Para se inscrever no exame de seleção, o candidato ao DOUTORADO deverá enviar para o endereço eletrônico colposfar@farmacia.ufmg.br, além dos documentos descritos no item 3.1 (letras ¿b¿ a ¿j¿), os seguintes documentos: a) histórico escolar do curso de pós-graduação, quando houver b) arquivo em pdf do pré-projeto de tese contendo título, resumo, introdução (com revisão bibliográfica sobre o tema), justificativa, objetivo, material e métodos, bibliografia e cronograma das atividades, com no máximo 5 páginas. O pré-projeto deverá apresentar originalidade evidente, contribuição relevante na área e mérito científico. O pré-projeto a ser desenvolvido deverá apresentar aderência aos objetivos do projeto do PPGCF aprovado no edital CAPES 11/2020, descritos a seguir. Objetivo geral Implementar uma plataforma multidisciplinar para avaliação pré-clínica de ativos naturais, sintéticos e semissintéticos com vistas ao desenvolvimento de agentes antivirais frente ao SARS-CoV-2. Para tanto, os seguintes objetivos específicos são apresentados: 1. Estabelecer modelos in vitro para triar substâncias em culturas de células epiteliais pulmonares e células epiteliais renais símias Vero E6 infectadas com betacoronavírus humanos e SARS-CoV-2 2. Estabelecer modelo murino de SARS induzido pelo coronavírus MHV-A59 e avaliar o fenótipo dos animais (análise histopatológica pulmonar, citocinas pró-inflamatórias, carga viral e função pulmonar) 3. Estabelecer modelo murino de SARS induzido pelo coronavírus SARS-CoV-2 em camundongos transgênicos K-18hACE2 4. Avaliar a atividade antiviral in vitro das substâncias, selecionadas a partir de dados da literatura e/ou de triagens in silico preliminares, frente a coronavírus humanos, com contingenciamento NB2 5. Avaliar a atividade antiviral in vitro das substâncias ativas, no ensaio com linhagens de coronavírus humanos, em células epiteliais pulmonares e VeroE6 infectadas com SARS-CoV-2 6. Selecionar as substâncias mais ativas em células infectadas com SARS-CoV-2 e avaliar sua atividade antiviral em camundongos C57BL/6 infectados com betacoronavírus murino MHV-A59 7. Selecionar as substâncias mais ativas in vivo frente ao betacoronavírus murino MHV-A59 e avaliá-las em modelo de SARS induzido por SARS-CoV-2 em camundongos transgênicos K-18hACE2 8. Selecionar os candidatos mais ativos em modelo de SARS induzido por SARS-CoV-2 em camundongos K-18hACE2 e desenvolver formulações farmacêuticas direcionadas para a entrega dos ativos nos pulmões 9. Desenvolver métodos bioanalíticos e realizar estudos preliminares de farmacocinética com as formulações dos candidatos selecionados. Belo Horizonte, 22 de julho de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/ em até dois dias após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado. LEIA-SE: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/, 1 (um) dia após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado.. ONDE SE LÊ: 6.1.2.2.1 Na apresentação oral do pré-projeto de tese seguida de arguição do candidato pela Comissão Examinadora. Essa etapa será realizada de forma remota, por videoconferência. É indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. As apresentações terão no mínimo 10 minutos de duração. A escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto será divulgada na página web do Programa. LEIA-SE: 6.1.2.2.1 Na apresentação oral do pré-projeto de tese seguida de arguição do candidato pela Comissão Examinadora. Essa etapa será realizada de forma remota, por videoconferência. É indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 24 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. As apresentações terão no mínimo 10 minutos de duração. A escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto será divulgada na página web do Programa. Belo Horizonte, 22 de julho de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Extrato Regular do Edital de Seleção 2018 - Doutorado. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal FAZ SABER que, a partir de 02 de abril de 2018, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao DOUTORADO em regime de fluxo contínuo. Serão oferecidas 09 (nove) vagas para ingresso no ano de 2018. Este edital está de acordo com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Versão completa do Edital está disponível na Secretaria do Programa, localizada no Departamento de Botânica, Instituto de Ciências Biológicas, Bloco I-2, sala 316 - UFMG, na Av. Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Belo Horizonte e em http://pos.icb.ufmg.br/pgbot/. Belo Horizonte, 26 de março de 2018. Profa. Dra. Rosy Mary dos Santos Isaias - Coordenadora do Programa.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção 2019 - Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem FAZ SABER que no período de 02 a 30 de janeiro de 2019 estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao DOUTORADO. Serão oferecidas 18 vagas para o Curso, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições serão realizadas na Secretaria do Colegiado de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, situada na Avenida Professor Alfredo Balena, Nº 190, sala 120, de 2ª a 6ª feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 09h às 12h e de 14h às 16h. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante procuração simples. Serão também aceitas inscrições pelo serviço de Correios, unicamente via SEDEX e postadas até o dia 22 de janeiro de 2019. Versão completa do Edital está disponível em www.enf.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 09 de outubro de 2018. Profa. Kênia Lara Silva - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção 2019 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que a partir de 10 de dezembro de 2018 estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao DOUTORADO em regime de fluxo contínuo. Serão oferecidas 12 (doze) vagas, para ingresso durante o ano de 2019. Este edital está em consonância com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Versão completa do Edital está disponível na Secretaria do Programa, localizada no Departamento de Botânica, Instituto de Ciências Biológicas, Bloco I-2, sala 316 - UFMG, na Av. Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Belo Horizonte e em http://pos.icb.ufmg.br/pgbot/. Belo Horizonte, 03 de dezembro 2018. Profa. Dra. Rosy Mary dos Santos Isaias - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal ICB/UFMG.
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RETIFICAÇÃO Edital Regular de Seleção 02/2020 Mestrado e Doutorado Onde se lê: 5.2 O exame de seleção de Doutorado constará de 3 (três) etapas. Caberá recurso contra os resultados da primeira e da segunda etapas, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. O resultado da 3ª etapa será divulgado juntamente com o resultado final. Os recursos, parcial e final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues, pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, no endereço e horário de atendimento externo da Secretaria do Programa, especificados no item 1.1 deste Edital. a) Primeira Etapa: Avaliação do Curriculum Vitae (100 pontos), (...). Serão considerados aprovados nesta primeira etapa os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70 pontos. O resultado desta etapa será publicado em até 10 dias úteis após a homologação da inscrição, no mural da Secretaria e no site do Centro de Pós-Graduação e somente os candidatos aprovados serão avaliados na etapa seguinte. A nota desta etapa não fará parte do cômputo da nota final. b) Segunda Etapa: Avaliação do pré-projeto de pesquisa (100 pontos), (...) O resultado desta etapa será publicado em até 15 dias uteis após a homologação da inscrição, no mural da Secretaria e no site do Centro de Pós-Graduação e somente os candidatos aprovados serão avaliados na etapa seguinte. c) Terceira Etapa: Apresentação oral do pré-projeto de pesquisa seguida de arguição (100 pontos), (...) O candidato terá o tempo máximo de 20 minutos para apresentação do pré-projeto, momento em que serão disponibilizados data-show e computador. Caso aconteça algum problema com o equipamento falta de energia elétrica, a apresentação terá continuidade (...). Leia-se: 5.2 O exame de seleção de Doutorado constará de 3 (três) etapas: Primeira Etapa - Avaliação do Curriculum Vitae Segunda Etapa - Avaliação do pré-projeto de pesquisa Terceira Etapa- Apresentação oral do pré-projeto de pesquisa seguida de arguição. A terceira etapa será realizada em formato remoto, na plataforma Google Meet conforme instruções encaminhadas aos candidatos por e-mail. Caberá recurso contra os resultados da primeira e da segunda etapas, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. O resultado da 3ª etapa será divulgado juntamente com o resultado final. Os recursos, parcial e final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados por e-mail para o PPGCE (colposed-fis@eeffto.ufmg.br). a) Primeira Etapa: Avaliação do Curriculum Vitae (100 pontos), (...). Serão considerados aprovados nesta primeira etapa os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70 pontos. O resultado desta etapa será publicado em até 10 dias úteis após a homologação da inscrição, no site do Centro PPGCE e somente os candidatos aprovados serão avaliados na etapa seguinte. A nota desta etapa não fará parte do cômputo da nota final. b) Segunda Etapa: Avaliação do pré-projeto de pesquisa (100 pontos), (...). O resultado desta etapa será publicado em até 15 dias uteis após a homologação da inscrição, no site do PPGCE e somente os candidatos aprovados serão avaliados na etapa seguinte. c) Terceira Etapa: Apresentação oral do pré-projeto de pesquisa seguida de arguição (100 pontos), (...) Todos os procedimentos serão realizados em formato remoto, na plataforma Google Meet, conforme instruções encaminhadas previamente aos candidatos por e-mail. O PPGCE não se responsabilizará por problemas nos equipamentos e conexões por parte do candidato e, na impossibilidade desta, o candidato será automaticamente eliminado na etapa.Belo Horizonte, 25 de junho de 2020. Prof. Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA EDITAL 01/2020 Primeira Chamada Edital regular para processo seletivo Mestrado e Doutorado Seleção 2020 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA AS SEGUINTES RETIFICAÇÕES AO EDITAL SUPRACITADO, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: Onde se lê: 1.4 Contatos: Tel. (31) 3409-5732 - e-mail: processoseletivopgqui@qui.ufmg.br Leia-se: 1.4 Contatos: e-mail: processoseletivopgqui@qui.ufmg.br Onde se lê: 3.6... Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário de 13:30h às 17:00h. Leia-se: 3.6... Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviado por e-mail para processoseletivopgqui@qui.ufmg.br. Onde se lê: 4.1 A Comissão de Seleção será composta de 08 (oito) professores para o Doutorado e 10 (dez) professores para o Mestrado do Departamento de Química, todos indicados pelo Colegiado. Leia-se: 4.1 A Comissão de Seleção será composta por professores para o Doutorado e Mestrado do Departamento de Química, todos indicados pelo Colegiado. Onde se lê: 4.2 A relação nominal das bancas examinadora será divulgada na Secretaria e na página web do Programa,... Leia-se: 4.2 A relação nominal das bancas examinadora será divulgada na página web do Programa,... Onde se lê: 5.2 1ª Etapa) Prova escrita de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. Será atribuída nota a esta prova em escala de 0 a 70 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50%. O candidato que não obtiver, pelo menos, 35 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. Leia-se: 5.2 1ª Etapa) Prova on-line, a distância, de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. A prova de conteúdo específico conterá 24 (vinte e quatro) questões de múltipla escolha. Será solicitada justificativa por escrito, da opção de resposta assinalada, em 8 (oito) das 24 (vinte e quatro) questões. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% dos 100 pontos distribuídos. O candidato que não obtiver pelo menos 50 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. A 1ª Etapa tem peso 7 (sete). Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Hélio Anderson Duarte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG. CONTINUA RETIFICACAO 2
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